January 22, 2026

Porto de Santos celebra qualificação profissional gratuita de 115 jovens da Baixada Santista

O Teatro Guarany, no Centro Histórico, foi palco na noite desta quarta-feira (dia 21) da formatura do Projeto Social Tripulantes do Cenep, iniciativa que qualificou gratuitamente jovens e adultos da Baixada Santista para atuação em navios de cruzeiros, hotéis, bares e restaurantes, no Brasil e no exterior.

115 alunos concluíram o ciclo formativo e receberam seus certificados em uma cerimônia que contou com a presença de representantes da Autoridade Portuária de Santos (APS), da Centro de Excelência Portuária de Santos (Fundação Cenep), da Prefeitura de Santos e da indústria dos cruzeiros.

O projeto, realizado pela Fundação Cenep em parceria com a APS, a Deck4 Foundation e a Prefeitura Municipal de Santos, com apoio da Associação Comercial de Santos (ACS), foi concebido para transformar realidades por meio da educação profissional gratuita, promovendo inclusão, empregabilidade e desenvolvimento humano em territórios historicamente vulnerabilizados.

Segundo Anderson Pomini, presidente da Autoridade Portuária de Santos, o Porto tem um papel social que vai além da movimentação de cargas. “O Porto de Santos não é feito apenas de guindastes, navios e contêineres. Ele é feito de gente. De milhares de profissionais que todos os dias garantem que esse gigante funcione com excelência. Por isso, investir nas pessoas é tão urgente quanto investir em infraestrutura. Esse projeto mostrou que é possível integrar o Porto às cidades e criar pontes reais entre a atividade portuária e as oportunidades que ela pode gerar.”

Relevância - Responsável por cerca de 28% do PIB da balança comercial brasileira, o Porto de Santos devolve à sociedade parte de sua relevância por meio de ações concretas como o Tripulantes do Cenep. Para André Bonini, presidente da Fundação Cenep, o impacto do projeto vai muito além da formação técnica: “Acreditamos profundamente não só na qualificação da gestão, mas principalmente, no poder da educação para transformar pessoas, comunidades e a nação. O Tripulantes do Cenep foi um desses impulsionadores. Agradecemos à APS por confiar à Fundação e à Deck4 Foundation a condução dessa iniciativa que hoje se materializa na formatura desses 115 alunos.”

Um dos casos de destaque é o da aluna Thalita Rosário Rosa, de 23 anos, moradora do bairro Jardim Glória, em Praia Grande, que, ainda durante o período de formação, conquistou a aprovação para atuar como tripulante em um navio de uma empresa americana. O resultado comprova que o Tripulantes do Cenep, mesmo antes de sua conclusão oficial, já demonstra de forma concreta sua eficiência e sua capacidade real de transformar destinos.

CONFIRA AS FOTOS DO EVENTO

Share

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.