October 23, 2013

Para coordenador do Concurso Estadual de Qualidade do Café de São Paulo, transparência é fundamental

Para coordenador do Concurso Estadual de Qualidade do Café de São Paulo, transparência é fundamental

O coordenador do 12º Concurso Estadual de Qualidade do Café de São Paulo – Prêmio Aldir Alves Teixeira e presidente do Conselho de Câmaras Setoriais da Associação Comercial de Santos (ACS), Eduardo Carvalhaes Junior, afirmou, durante a realização das primeiras provas, que a transparência é fundamental para o resultado do concurso.

Segundo ele, as amostras vindas de 12 concursos regionais são descaracterizadas pela auditoria e somente os responsáveis têm acesso à informação de cada produtor e amostra. “Os auditores retiram os rótulos com os nomes dos produtores e substituem por números. Os dados ficam guardados em um computador que nenhum dos jurados ou organizadores têm acesso”. As sessões de provas são auditadas por uma entidade independente, a Apply Auditoria. 

As provas de degustação dos cafés finalistas ocorrem nesta quarta e quinta-feira, dias 23 e 24 de outubro de 2013 na Sala de Classificação e Prova de Café da Associação Comercial de Santos, à Rua XV de Novembro, 137 – 3º andar, no Centro Histórico.

De acordo com Carvalhaes, são 81 lotes de café, finalistas de concursos regionais promovidos por 12 entidades do Estado de São Paulo, entre cooperativas, associações e sindicatos rurais. “Apesar de Minas Gerais ser o maior produtor de café do Brasil, São Paulo é o que tem mais concursos regionais. Este ano, duas regiões abdicaram de suas participações por conta do clima que prejudicou a safra”.

As provas são realizadas em três categorias: Café Arábica preparado por via seca (café natural); Café Arábica preparado por via úmida (café cereja descascado e/ou despolpado); Micro lote, preparado em qualquer forma, proveniente de propriedade com até 15 hectares de área total, considerando todas as culturas existentes no local, condição que deverá ser atestada pelo coordenador do concurso regional participante. A Comissão Julgadora está avaliando, sensorialmente, características como: corpo, sabor, doçura, amargor e sabor residual. Amostras com nota inferior a 7,5 pontos, em uma escala de 0 a 10, serão desclassificados.

O concurso foi instituído pela Câmara Setorial de Café de São Paulo, em conjunto com a Coordenadoria de Agronegócios (Codeagro), da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de São Paulo. Do concurso, resultará a 11ª Edição Especial dos Melhores Cafés de São Paulo, que será lançada ao final do ano.

O objetivo dos eventos é incentivas a produção de café de alta qualidade no Estado de São Paulo, divulgar o conceito “Café de São Paulo” e o café como bebida e como hábito, promovendo o produto entre os consumidores.

A divulgação dos resultados das provas realizadas na Associação Comercial de Santos está prevista para 28 de outubro. De 29 de outubro a 6 de novembro de 2013, ocorrerá o leilão dos melhores cafés. Os interessados poderão enviar lances para o e-mail: camarasetorial@sindicafesp.com.br

A cerimônia de premiação dos produtores e empresas campeãs de cada categoria está prevista para 12 de novembro de 2013, às 16 horas, quando serão divulgados os vencedores, no Museu do Café, em Santos. Na ocasião, serão anunciados os 10 produtores finalistas e as empresas compradoras, que participarão da 11ª Edição Especial dos Melhores Cafés de São Paulo, com lançamento programado para 17 de dezembro de 2013.

Share

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.