April 01, 2024

Integrantes do Movimento ODS Santos recebem capacitação

Pode um simples salão de beleza ter ações ligadas aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU? Sim. Prova disso é o estabelecimento de Moana Carolina, 35, no Gonzaga que, desde 2015, busca práticas sustentáveis.

Moana foi uma das signatárias do Movimento ODS Santos 2030 que participaram da capacitação da iniciativa, na tarde desta quinta-feira (28), na Associação Comercial de Santos (ACS), no Centro Histórico de Santos. Moana conta que em seu setor é baixíssima a adesão de empreendedores ao Movimento ODS Santos, muito pela ideia de que a iniciativa é restrita ou direcionada a grandes empresas. "Mas é uma ideia falsa. No meu salão trato de temas que vão desde o gerenciamento de resíduos a um consumo mais consciente. Procuro acompanhar a cadeia produtiva dos produtos que usamos e passo isso para as clientes".

Durante a capacitação aos signatários, a coordenadora do Comitê de Sustentabilidade da ACS, Andrea Ribeiro propôs aos participantes um olhar diferente de como eles poderiam enxergar seus negócios de forma mais sustentável. "Isso vale tanto para uma empresa multinacional como para uma loja de brigadeiros com apenas um funcionário". Ao falar sobre as urgências de sustentabilidade que o planeta passa, Andrea Ribeiro citou quatro grandes problemas: crescimento populacional, mudanças climáticas, degradação dos ecossistemas e comportamento humano (educação). "A questão é não criticar o desenvolvimento, mas pensar como se desenvolver, quebrando paradigmas".

Chefe do Departamento de ODS da Prefeitura de Santos, Fábio Tatsubô deu exemplos de como podem ser feitas ações transversais para se atingir metas estabelecidas nos ODS. E, ao dar como exemplo o item 16 do ODS, que trata de paz, justiça e instituições eficazes, Tatsubô citou o caso do estudante Luann Oshiro que foi assassinado, aos 18 anos, ao ter um celular roubado na Avenida Francisco Glicério, em 2015. "Se não houvesse quem comprasse mercadoria roubada, a um custo muito inferior, ele poderia estar vivo. O que é barato para alguns, é muito caro para outros".

CONFIRA AS FOTOS DO ENCONTRO

Share

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.