March 27, 2015

Homenagem ao classificador de café Saul Eliezer marca formatura de curso da Associação Comercial de Santos

Homenagem ao classificador de café Saul Eliezer marca formatura de curso da Associação Comercial de Santos

A solenidade de formatura do 58.º Curso de Classificação e Degustação de Café da Associação Comercial de Santos (ACS) foi marcada por homenagem a Saul Eliezer Neto, considerado um dos melhores profissionais de classificação e degustação de café do Brasil. A cerimônia ocorreu entre o final da tarde e início da noite de quinta-feira, 26 de março de 2015, no Auditório da ACS, na Rua XV de Novembro, 137 - 1.º andar, no Centro Histórico.

A formatura foi aberta com um minuto de silêncio em homenagem a Saul Eliezer, que faleceu em 21 de fevereiro de 2015, aos 95 anos.

O 1.º vice-presidente da Associação Comercial de Santos, John Wolthers, representando o presidente, Roberto Clemente Santini, lembrou que Saul Eliezer era bastante respeitado, não apenas na cidade, mas em todo o Brasil. "Ele foi o melhor classificador de café e era também uma pessoa extremamente ética. Foi uma referência mundial", afirmou Wolthers.

"Ele dedicou 80 anos da sua vida ao café", recordou o 1.º vice-presidente da ACS. "Nós, que trabalhamos com café, tínhamos o Saul Eliezer como um ícone. Aliás, continuará a ser um ícone".

A 58.ª turma do Curso de Café da Associação Comercial de Santos, com 13 alunos, teve aulas de 2 a 26 de março, ministradas pelo professor Nilton Ribeiro, classificador de café que durante mais de 50 anos atuou a serviço da Stockler Comercial e Exportadora, com o apoio do classificador Onivaldo Ruas, o Geleia, da ACS.

Após o minuto de silêncio, Wolthers passou a palavra ao vice-coordenador da Câmara Setorial de Exportadores de Café da Associação Comercial de Santos, Moacir Delfim Leite Soares, que mostrou confiança no empenho da turma. "Nós temos certeza de que vocês agora estão aptos a enfrentar uma nova etapa neste exigente e peculiar mercado cafeeiro. Há muito tempo estou nesse setor e continuo aprendendo todos os dias. A humildade é uma exigência permanente, assim como o constante aprimoramento".

O professor Nilton Ribeiro falou em seguida, enfatizando a importância do curso. "Aos alunos aqui presentes, digo que, da melhor maneira possível, procurei transmitir informações, conhecer e respeitar o nosso ouro verde, o café, e seus caminhos. Espero tê-los como amigos para sempre, e aceitem, pois, mais uma vez, o meu muito obrigado, desejando-lhes que o aprendizado, neste curto espaço de tempo, possa servir como uma alavanca na concretização de seus sonhos".

O formando Thadeu Figueira Ribeiro, orador do 58.º Curso de Classificação e Degustação de Café, afirmou que teve "a oportunidade e privilégio de conhecer pessoas que trabalham com café direta ou indiretamente, fazer novas amizades, obter novos conhecimentos e absorver muito dos ensinamentos passados por todas as pessoas que fizeram parte deste curso". 

John Wolthers, ao falar, fez questão de homenagear Saul Eliezer. Wolthers lembrou uma passagem que ocorreu em 1984 e foi por ele testemunhada, no Rio de Janeiro. Naquele ano, Wolthers trouxe uma delegação de empresários torrefadores da café da Dinamarca. Um dos locais de encontro foi o antigo Instituto Brasileiro do Café (IBC), que definia a política do produto na época. "Saul Eliezer estava lá e nos recebeu com um caloroso abraço, com um cafezinho e também com a peculiar simpatia que o caracterizava. Todos os empresários viam no Saul uma pessoa de extrema confiança".

O 1.º vice-presidente da Associação Comercial de Santos pediu a Moacir Soares para entregar uma placa ao filho de Saul, Luiz Fernando Eliezer, e ao sobrinho, Renato Eliezer.

Eis os dizeres da placa: "Saul Eliezer Neto. Homenagem póstuma a Saul Eliezer Neto pelos relevantes serviços prestados à Associação Comercial de Santos e à Comunidade Cafeeira do Brasil. A história se faz por meio de fatos e ações! Santos, 26 de março de 2015. Roberto Clemente Santini, Presidente. John Wolthers. Vice-presidente. Associação Comercial de Santos".

Luiz Fernando Eliezer disse que a homenagem tocou muito ele. "Sinto um orgulho muito grande pelo reconhecimento. Fiquei emocionado com as palavras. A profissão de classificador é muito bonita, a gente sempre aprende uma coisa nova a cada dia".

Confira reportagem sobre Saul Eliezer Neto, publicada em A Tribuna de 13 de janeiro de 2013 e reproduzida no site da Associação Comercial de Santos

Wolthers, em seguida, pediu a Moacir Soares para entregar homenagem ao formando Caian Matheus de Souza, que tem um dom especial para degustação de café. "A atuação dele foi bastante elogiada e foi o primeiro troféu oferecido a um aluno pela Associação Comercial de Santos, com todo o merecimento".

A entrega dos certificados de conclusão do 58.º Curso de Classificação e Degustação de Café foi a etapa seguinte. Cada formando recebeu o diploma das mãos do padrinho ou madrinha.

Após receberem os certificados, todos posaram para a foto oficial.

Encerrada a solenidade, a Associação Comercial de Santos ofereceu um coquetel no Salão de Reuniões do 2.º andar.

Eis a lista de alunos do 58.º Curso de Classificação e Degustação de Café da Associação Comercial de Santos:

Caian Matheus de Souza

Carlos Alberto Souza Santos - ACS Café

Emília Rosa Balsemão Pires - Balcoffee Trading

Felipe Augusto Lima de Oliveira - Noble do Brasil

Felipe Vinter Moura - Balcoffee Trading

Hallyson Gonçalves Ramos Nascimento - Museu do Café

José Paulo de Aguiar Júnior - Fazendas Glória

Marcelo Sidney Miranda - Noble do Brasil

Paulo Eduardo Dominguez Júnior – Master Blenders

Rodrigo Conceição Bezerra - Stockler

Thadeu Figueira Ribeiro

Wagner Maia Marinho - Museu do Café

Wiclafys Duarte Martins

CURSO DE CAFÉ

O Curso de Classificação e Degustação de Café da Associação Comercial de Santos teve início em 1989, com o objetivo de capacitar os alunos a identificar as características do produto, atender às exigências do mercado e criar oportunidades de negócios. Desde então, mais de 800 alunos já foram habilitados.

Além de despertar o interesse de profissionais do mercado cafeeiro do Brasil, o curso da ACS é reconhecido também pelos principais países consumidores. No mês de julho de cada ano, japoneses que atuam em empresas relacionadas à indústria do café vêm a Santos especialmente para o curso da Associação Comercial. Profissionais de outras nações complementam as turmas de julho.

O curso é supervisionado pelo presidente da Associação Comercial de Santos, Roberto Clemente Santini, e pela coordenadora da Câmara Setorial de Exportadores de Café da ACS, Evelyse Lopes.

São duas horas diárias durante quatro semanas de aprendizagem teórica e prática sobre a história do café, produção, armazenagem, aspectos econômicos nacionais e internacionais, legislação, tecnologia, fiscalização, identificação de grãos, prova de bebida e desenvolvimento de blends (misturas) de cafés.

As aulas teóricas são ministradas na Sala de Classificação e Degustação de Café da Associação Comercial de Santos, no 3.º andar. Palestras ministradas por especialistas - em sustentabilidade e no mercado cafeeiro - complementam as aulas.

Também na Sala de Classificação e Degustação de Café ocorrem as atividades práticas - de classificação dos grãos verdes e de degustação, realizadas diariamente, até o final do curso. Os alunos observam as características dos grãos e provam os cafés, sentindo o aroma e o sabor da bebida.

O programa do curso inclui ainda visita a uma fazenda de café e a um terminal de exportação e beneficiamento de café, este da Dínamo Inter-Agrícola, o único no Porto de Santos.

Para participar do curso é necessário ter 18 anos de idade, cópia do diploma ou certificado de conclusão do Ensino Médio ou equivalente, atestado de sanidade bucal emitido por profissional habilitado e cópia da carteira de identidade (RG) ou passaporte.

Ao final, os alunos com frequência mínima de 80% e com bom desempenho nas aulas recebem certificado e carteira de classificador, além de uma colher de prova de café.

O curso tem edições em março, maio, julho, setembro e novembro.

Mais informações podem ser obtidas na Associação Comercial de Santos, pelo telefone (13) 3212-8200, ramal 220, e-mail: acs@acs.org.br

DISCURSO DE JOHN WOLTHERS, 1.º VICE-PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE SANTOS

Infelizmente, em fevereiro, perdemos o senhor Saul Eliezer, cuja vida foi toda pautada pela sua dedicação ética e moral para a família e para o café.

Foram mais de 80 anos dedicados ao café, sendo reconhecido no Brasil e no exterior por seu fantástico conhecimento do grão e sua comercialização.

Conheci-o no Rio de Janeiro, em 1984, quando cheguei com uma delegação da Escandinávia, e nos recebeu muito bem pela Tristão.

Peço ao Moca para entregar nossa homenagem póstuma ao Saul Eliezer, uma placa, nas mãos do filho, Luiz Fernando Eliezer, e do sobrinho, Renato Eliezer.

Outra homenagem que queremos prestar é ao Caian Matheus de Souza, que teve atuação destacada durante o curso e cujo dom para a degustação e classificação de café foi muito elogiado pelos professores e colegas.

Peço também ao Moacir para entregar nossa singela homenagem ao Caian.

Aos formandos, meus sinceros votos de congratulações pela conclusão do curso e muitas felicidades e sucesso na vida profissional futura de todos.

DISCURSO DE MOACIR DELFIM LEITE SOARES, VICE-COORDENADOR DA CÂMARA SETORIAL DE EXPORTADORES DE CAFÉ DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE SANTOS

Senhor presidente, Roberto Clemente Santini.

Senhores diretores e amigos.

Caros formandos.

Sem dúvida, hoje é um dia muito especial.

Vocês são a 58.ª turma do Curso de Degustação e Classificação de Café e, com certeza, iniciam hoje uma nova etapa de vida profissional.

De pronto, vale destacar a experiência e vivência dos nossos professores, Nilton Ribeiro e Onivaldo Ruas, o Geleia.

Ao longo dos últimos anos, ambos foram responsáveis pela qualificação de vários profissionais e, principalmente, pela construção da grande credibilidade que mantém o curso da Associação Comercial de Santos como um dos melhores do mundo.

Um especial agradecimento também ao Soren Knudsen, ao Nicolaus Fallmeier e à Dínamo Inter-Agrícola.

Nós temos certeza de que vocês agora estão aptos a enfrentar uma nova etapa neste exigente e peculiar mercado cafeeiro.

Há muito tempo estou nesse setor - e continuo aprendendo, todos os dias.

A humildade é uma exigência permanente, assim como o constante aprimoramento.

Como vice-coordenador da Câmara Setorial de Exportadores de Café da Associação Comercial de Santos, desejo, aos formandos, sorte e sucesso.

A partir de agora, vocês serão, também, representantes da Associação Comercial de Santos, uma entidade que, ao longo dos seus quase 145 anos, construiu uma história em nossa cidade, reconhecida por todo o Brasil.

Muito obrigado.

DISCURSO DE NILTON RIBEIRO, PROFESSOR DO CURSO DE CLASSIFICAÇÃO E DEGUSTAÇÃO DE CAFÉ DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE SANTOS

Boa noite a todos.

Em primeiro lugar, quero agradecer a presença de todos.

Senhores e senhoras, padrinhos e madrinhas, convidados e, principalmente, queridos amigos e alunos.

Chegamos neste final do 58.º Curso de Classificação e Degustação de Café da Associação Comercial de Santos, sem dúvida uma turma muito especial, e, com muita alegria, quero agradecer pela paciência, empenho e solidariedade para minha pessoa durante as aulas.

Agradeço à Emília, que não está presente nesta cerimônia, pois precisou viajar para Niterói logo após o almoço de hoje.

Agradeço ao querido Caian, que, com muito esforço, esteve sempre nos alegrando com sua presença.

Agradeço ao Carlos, Felipe Augusto, Felipe Vinter, Hallyson, José Paulo, Marcelo, Paulo Rodrigo, Thadeu, Wagner e ao Du.

Estivemos juntos em Jacutinga, em Minas Gerais, na divisa com o Estado de São Paulo, para que todos pudessem conhecer uma lavoura de café e seus cuidados.

Antes da chegada à fazenda, fizemos um almoço no pesqueiro Tilápia Dourada, com uma comida caseira muito gostosa.

Na Fazenda Vargem Grande, em Jacutinga, fomos recebidos pelos proprietários, senhores Aderval Contini, o Vale, e Claudinei Contini, o Dinho, produtores de café de alta qualidade, premiados diversas vezes em concursos de qualidade.

O Dinho acompanhou os alunos durante toda a visita, mostrando as fases do processamento do café, desde os frutos no cafeeiro, passando pelas máquinas de lavagem, secagem em terreiros e secadores a gás, tulhas.

Assim, tivemos a oportunidade de conhecer todos os equipamentos da fazenda.

Após a fazenda, fomos conhecer o novo escritório da Stockler em Espírito Santo do Pinhal, juntamente com o senhor José Pinto Neto, gerente da unidade e responsável pelo agendamento, além de nos acompanhar durante a visita.

Visitamos também a Dínamo Inter-Agrícola - a Dínamo Armazéns Gerais Ltda. -, em Santos, e agradecemos muito ao fiel Alexandre Rodrigues, o mais antigo fiel de armazém de café do Brasil, e ao subfiel, Alex Jairo Pinto.

Ambos mostraram aos alunos todos os maquinários utilizados na melhoria dos diversos cafés a serem exportados, tais como ventilação, catação eletrônica, ensaques, rebenefícios e estufagem de um contêiner de sacos de café.

Visitamos também o Museu do Café de Santos, acompanhados pelo Hallyson e Wagner, que lá trabalham.

Agradecemos novamente ao senhor Soren Knudsen pela excelente aula sobre sustentabilidade e certificação de café.

E também ao senhor Nicolaus Fallmeier pela aula sobre o funcionamento de uma firma exportadora, sobre trader, classificação, formas de cálculos sobre a Bolsa de Nova York e outras bolsas e seus diferenciais, conhecimentos que foram de tremenda utilidade para os alunos.

Novamente, o nosso muito obrigado aos nossos amigos.

Agradececemos aos funcionários desta casa, senhor Onivaldo, o Geleia, ao Pedro, à Karina, Noemi, Raimundo, Akio, Alba, Ewerton, ao pessoal da copa e aos demais que nos ajudaram, e muito, para a realização deste curso.

Aos alunos aqui presentes, digo que, da melhor maneira possível, procurei transmitir informações, conhecer e respeitar o nosso ouro verde, o café, e seus caminhos.

Espero tê-los sempre como amigos para sempre, e aceitem, pois, mais uma vez o meu muito obrigado, desejando-lhes que o aprendizado, neste curto espaço de tempo, possa servir como uma alavanca na concretização de seus sonhos.

Obrigado a todos.

DISCURSO DO ORADOR DA TURMA, THADEU FIGUEIRA RIBEIRO

Boa noite a todos.

Agradeço a presença de todos os membros da Associação Comercial de Santos, familiares, amigos e convidados.

Gostaria de agradecer aos alunos da 58.ª turma do Curso de Classificação e Degustação de Café pela oportunidade de representá-los neste momento.

Durante este mês de março tivemos a oportunidade e privilégio de conhecer pessoas que trabalham com café direta ou indiretamente, fazer novas amizades, obter novos conhecimentos e absorver muito dos ensinamentos passados por todas as pessoas que fizeram parte deste curso.

Em nome dos formandos, agradecemos especialmente aqueles que fizeram parte do dia-a-dia deste curso, professor Nilton Ribeiro, sr. Onivaldo Ruas, o Geleia, e sr. Pedro Pascoal. Muito obrigado por toda atenção, dedicação, paciência e ensinamentos.

Também agradecemos a participação daqueles que nos trouxeram conhecimentos específicos em suas áreas de atuação, dedicando seu tempo com palestras de grande importância.

Muito obrigado ao sr. Soren Knudsen, ao vice-presidente da ACS, sr. John Wolthers, e ao sr. Niko, da Stockler.

Agradecemos ao proprietário da Dínamo Armazéns Gerais e aos seus funcionários por nos receber em vossa instalação e também agradecemos à Família Contini, proprietária da Fazenda Vargem Grande, do Sul de Minas, que tivemos o privilégio de estar visitando durante o curso.

Finalmente, tão importante quanto todo o aprendizado, são as novas amizades que fizemos ao longo deste mês, e também gostaria de expor minha admiração e respeito pelo aluno Caian, que demonstrou a todos que temos dificuldades, sim, mas com vontade e determinação podemos alcançar nossos objetivos.

Muito obrigado a todos e parabéns aos formandos. 




Share

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.