August 13, 2013

Gerente Geral da UO-BS convida reitores de universidades a visitar plataforma da Petrobras

Gerente Geral da UO-BS convida reitores de universidades a visitar plataforma da Petrobras

O gerente geral da Unidade de Operações da Bacia de Santos (UO-BS), Osvaldo Kawakami, convidou reitores de universidades santistas, integrantes da Câmara Setorial de Instituições de Ensino a visitarem uma plataforma da Petrobras para conhecer melhor quais são as demandas da empresa. O convite foi feito durante a reunião da Câmara no auditório do 1º andar da  Associação Comercial de Santos (ACS), nesta terça-feira, 13 de agosto de 2013.

A apresentação de Kawakami aos presentes foi realizada pelo coordenador da Câmara Setorial, profº Dr. diretor da Unip e diretor 1º suplente da ACS, Edison Monteiro. “É um enorme prazer poder tê-lo aqui, e apresentá-los aos integrantes da câmara, além de discutir uma participação maior das universidades no Pré-Sal”.

Entre os presentes estiveram representantes da Universidade Santa Cecília, Universidade Católica de Santos, Unip, Unifesp, Unimonte, UniBR, Prefeitura Municipal de Santos, Senac, Fundação Parque Tecnológico, AGEM – BS, Unilus e Câmara Federal.

Para Osvaldo Kawakami, é importante que os responsáveis pelas universidades conheçam os desafios e para isso, os convidou a visitar uma plataforma de operações. “As universidades são muito importantes para nos ajudar a resolver problemas que exigem conhecimento, como medição, automação, projetos de engenharia, por exemplo.”

O gerente também destacou que antes de tudo é preciso “conhecer para ensinar”. Segundo ele, alguns testes que já podem ser feitos em universidades servem também para treinar aqueles que futuramente possam ser empregados pela Petrobras. “Nós sabemos que a concorrência nos concursos é grande, mas não é impossível, temos funcionários de diversas regiões do País”.

A intenção de Kawakami é também realizar um workshop envolvendo as universidades e a Petrobras, para que cada uma possa mostrar suas expertises e, a partir de então, montar grupos de trabalho focados em cada área.

A longevidade do Pré-Sal também foi destaque na fala do gerente. “O Petróleo está aí, é uma realidade. Mesmo que se fale em carros elétricos, continuaremos usando ele como combustível, o gás de cozinha é um exemplo. O crescimento também é grande, para os próximos anos está prevista a instalação de mais 25 plataformas”.

A visita da presidente da Petrobras, Graça Foster, em Santos também foi citada por Kawakami. “Durante a visita do governador Geraldo Alckmin e do prefeito Paulo Alexandre Barbosa, a presidente disse que viria a Santos em aproximadamente 60 dias. Ela se comprometeu a iniciar o projeto do Cenpeg no próximo ano”.

 

Share

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.