November 29, 2012

Presidente da Associação Comercial de Santos propõe código de ética para classificadores de café

Presidente da Associação Comercial de Santos propõe código de ética para classificadores de café

O presidente da Associação Comercial de Santos (ACS), Michael Timm, propôs a elaboração de um código de ética para os classificadores de café. A proposta foi apresentada na solenidade de formatura do 52.º Curso de Classificação e Degustação de Café da ACS, realizada no final da tarde desta quinta-feira, 29 de novembro de 2012, no Auditório da entidade, na Rua XV de Novembro, 137 - 1.º andar, no Centro Histórico.

Para justificar o código de ética, Timm lembrou que recentemente visitou universidades nos Estados Unidos. "Em uma delas, há um código de honra. Os estudantes têm que jurar que não vão roubar, não vão enganar, nem vão mentir. O aluno pode deixar um notebook sobre uma mesa e retornar duas horas depois que o equipamento estará lá. Em outra universidade, de maior porte, não se pode deixar nada durante 30 segundos. Por isso proponho o código de ética para os classificadores de café".

Timm alertou ainda que a Associação Comercial de Santos já deve ter formado perto de 1.000 classificadores desde 1989, considerando a realização de 52 cursos.

O coordenador da Câmara Setorial de Exportadores de Café da Associação Comercial de Santos, John Wolthers, que falou a seguir, concorda com a proposta de Timm. "Adorei tudo o que ele falou sobre ética. A honestidade é a base da nossa tradição cafeeira".

Cerimônia

A solenidade de formatura dos 13 alunos - 10 brasileiros e 3 japoneses - do 52.º Curso de Classificação e Degustação de Café contou, na mesa dos trabalhos, com o presidente Michael Timm, o coordenador da Câmara Setorial de Exportadores de Café, o professor Nilton Ribeiro, o presidente do Conselho de Câmaras Setoriais da ACS, Eduardo Carvalhaes Junior, o 1.º secretário da Associação Comercial de Santos, Ronaldo Taboada, o diretor executivo, Marcio Calves, o vice-coordenador da Câmara Setorial de Exportadores de Café, Wilson de Carvalho, e com Onivaldo Ruas (Geléia), classificador da ACS.

Após os discursos de Timm e Wolthers, o professor Nilton Ribeiro agradeceu a todos os que contribuíram para o sucesso do curso.

Os oradores da turma foram a aluna Regiane Moura e o aluno Jefferson Lessa. Eles recitaram uma poesia, Café, O Poema do Café, de Tales Buonarotti, e abordaram, no discurso, os encantos, o mistério e a magia do grão e da bebida.

Depois, cada aluno recebeu das mãos do padrinho o certificado e a carteira de classificador.

Após a entrega, os formandos se agruparam em frente à mesa para a fotografia oficial da turma.

Encerrada a cerimônia, a Associação Comercial de Santos ofereceu um coquetel na Sala de Classificação e Prova de Café, no 3.º andar.

Foram diplomados no 52.º Curso de Classificação e Degustação de Café, 13 alunos:

- Bruna D'Antonio dos Santos / Escritório Carvalhaes Corretores de Café
 
- Clovis Silva / BM&F Bovespa
 
- Diego dos Santos Vasques Pereira / Noble Brasil
 
- Flávio Abreu Vilela
 
- Guilherme Cabral de Ávila Ramalho / Noble Brasil
 
- Ivan Lourenço Gomes
 
- Jefferson Davis de Andrade Lessa
 
- Kosaku Maeda / Sojitz Corporation
 
- Maria Carolina Lazzarini / Senac - Penha
 
- Regiane Rolemberg Moura / Stockler Comercial e Exportadora
 
- Renan de Araújo Gonçalves / Comexim
 
- Takayoshi Kato / UCC Ueshima Coffee do Brasil
 
- Yusuke Terazono

Curso de Café

O Curso de Classificação e Degustação de Café da Associação Comercial de Santos tem o objetivo de formar profissionais capazes de identificar as características do produto, atender às exigências do mercado e criar oportunidades de negócios.

O 52.º curso foi iniciado em 5 de novembro, com aulas de segunda a sexta-feira, das 8 às 10 horas. O instrutor foi o professor Nilton Ribeiro.

As aulas foram ministradas na Sala de Classificação e Prova de Café, no 3.º andar, com supervisão do presidente da Associação Comercial de Santos e do coordenador da Câmara Setorial de Exportadores de Café.

A proposta do curso é oferecer duas horas diárias de teoria e prática sobre a história do café, produção, armazenagem, aspectos econômicos nacionais e internacionais, legislação, tecnologia, fiscalização, identificação de grãos, prova da bebida e desenvolvimento de blends - mistura de grãos de várias espécies e qualidades. A prova da bebida é realizada diariamente, para possibilitar que os alunos degustem cafés dos mais variados tipos.

O programa incluiu ainda visitas a uma fazenda de café no Interior de São Paulo, a um terminal de embarque do produto no Porto de Santos e um passeio pelo estuário.

Também foram ministradas duas palestras, uma apresentada por Soren Knudsen, sobre sustentabilidade no café, e outra por John Wolthers, sobre as bolsas de mercadorias.

Os alunos com frequência mínima de 80% e bom desempenho nas aulas recebem o certificado e a carteira de classificador, além de uma colher de prova de café.

O curso tem cinco edições por ano – em março, maio, julho, setembro e novembro. A edição de julho conta tradicionalmente com a presença de japoneses.

Mais informações podem ser obtidas na Associação Comercial de Santos, pelo telefone (13) 3212-8200, ramal 220, e-mail: acs@acs.org.br

DISCURSO DO PROFESSOR NILTON RIBEIRO

Agradeço a presença das autoridades, padrinhos e convidados, neste momento tão importante para estes alunos, que aqui hoje estão concluindo o 52.º Curso de Classificação e Degustação de Café da Associação Comercial de Santos, para mim marcado por momentos felizes.

Curso com turma tão alegre, em que alguns chegaram, procedentes do outro lado do mundo, e outros de cidades distantes de Santos.

Tudo com o objetivo de saber um pouco mais sobre o nosso ouro verde, que é o café.

Estivemos na companhia Dínamo, de armazéns gerais, onde assistimos ao processo de melhoramento de qualidade e à descarga do café procedente do Interior, além da estufagem em contêineres rumo ao Exterior.

Estivemos também na Fazenda São Benedito, em Espírito Santo do Pinhal, de propriedade do sr. Claudio Ribeiro. Lá, pudemos ver uma lavoura muito bem cuidada e bonita, com todas as aparelhagens para o bom manejo dos cafezais. Somos gratos pela magnífica recepção oferecida aos alunos, nos recebendo com um gostoso lanche, à tarde.

Somos gratos ao amigo Soren Knudsen, pela brilhante palestra sobre sustentabilidade, rastreabilidade e processos de certificação.

E também somos gratos ao coordenador da Câmara Setorial de Exportadores de Café da Associação Comercial de Santos, John Olav Wolthers, pela palestra importantíssima sobre as bolsas de Nova York e Londres, BM&F Bovespa, fórmulas de cálculos e diferenciais.

Agradecemos ainda à Hamburg Sud, que nos proporcionou um passeio de barco pelo estuário do Porto de Santos, na manhã de hoje.

Edson Tellaroli e Humberto Barrada, da Hamburg Sud, nos informaram sobre os terminais portuários, sobre os contêineres já colocados a bordo dos navios, para viagens ao Exterior.

Todos gostaram do passeio.

Agradeço muito à equipe que nos apoiou, ao Geléia, ao Pedro, à Karina e aos demais funcionários, todos tão dedicados, da Associação Comercial de Santos, que foram importantes para o sucesso deste curso.

Neste momento, quero dizer aos alunos aqui presentes que procurei, da melhor forma possível, em tão curto espaço de tempo, oferecer as noções básicas de classificação e degustação de café e mostrar os caminhos, desde a colheita até a chegada do grão no Exterior.

Espero tê-los sempre como amigos e que aceitem meu agradecimento, pela pontualidade, atenção e carinho.

Desejo que este curso possa ter ajudado na concretização de seus sonhos e objetivos.

Meu muito obrigado a todos.

DISCURSO DOS ORADORES, ALUNA REGIANE MOURA E ALUNO JEFFERSON LESSA

CAFÉ, O POEMA DO CAFÉ
Café de meia, de cafeteira
Tomo até de mamadeira
Café em grão, de verão
Secando ao sol na fazenda do Barão
Café em pó, com pão e só
Cedinho na casa da vovó
Café expresso, de padaria
Com gosto de correria
Se o café (coitado) soubesse para onde irira,
Sequer ele nasceria.
Mas se não fosse a coragem do café,
Eu não estaria de pé! (Escrevendo poesia)
Tales Buonarotti

É, chegou o fim, que na verdade é um novo começo. E temos de agradecer.

Um agradecimento especial a ele, que muitos já conheciam e que outros estavam ansiosos para conhecer.

Sim, foi uma honra conviver bem de perto com ele!

Calma, ainda não é o Geléia. Nem o Pedro ou o sr. Nilton.

Tudo começou quando entramos pela porta da Associação Comercial para aquela primeira aula, no dia 5 de novembro.

Fomos envolvidos por um sentimento misterioso...

Foi algo mágico, foi como passar por um portal... um portal que nos levou a ele.

Isso mesmo! O maravilhoso mundo do café e tudo e todos que dele fazem parte.

Um universo que muitos não tinham noção de sua imensidão, enquanto alguns já eram parte dele.

O curso da Associação Comercial de Santos, mais a Rua XV e toda a cidade de Santos nos possibilitaram uma verdadeira imersão neste admirável mundo do café.

Nossa colega Carolina chamou a atenção, tudo aqui no Centro Histórico tem um cheirinho delicioso de café.

É verdade, Carolina!

E é esse cheiro agradável que nos leva a uma viagem pelo passado, presente e futuro.

O café faz isso, sim.

São diversos aromas e sabores, para todos os gostos.

Há, até mesmo, quem goste de uma boa xícara de riado.

Mas fermentando, torrão e ardido não dá!

Conilon.

Isso, Flávio!

Outros preferem um bom blend com conilon.

Hummmmm...

Quantas sensações, quantos sonhos, inspirações e troca de ideias que o café nos proporciona!

Claro que este mergulho no mundo surpreendente do café só foi possível com a ajuda de Deus e muitas pessoas dedicadas.

Pessoas que já fazem parte deste universo.

Estas são as verdadeiras estrelas.

Agradecemos ao professor Nilton por seu conhecimento, ao sr. Geléia por seu companheirismo, ao Pedro, à Karina e às senhoras que preparam nosso cafezinho.

A recepção que nos foi concedida pelo Maurício, em Pinhal, aos amigos dos armazéns Dínamo e a nosso palestrante Soren e também ao John.

E, claro, um agradecimento a cada um de nós, alunos, cada um com suas dificuldades, não deixando de cumprir o compromisso assumido.

Tivemos expectativas, paixão... e, claro... muita descontração!

Tudo neste imenso universo: o café!

 

 

Share

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.