Integrantes da diretoria da Associação Comercial de Santos (ACS) participaram nesta sexta-feira (6) da cerimônia de premiação dos concursos realizados durante a 1ª Semana de Tecnologia de Santos, ocorrida em outubro. A ACS, inclusive, ofereceu aos campeões da categoria Desafio Start Up Cidadã três notebooks.
O evento foi realizado no Teatro Guarani, no Centro, e estiveram presentes o secretário do Conselho Fiscal da ACS, Pedro Veras dos Anjos, o secretário da diretoria da ACS, Alexandre Ehrenberger, e o diretor Edison Monteiro. Participaram também o prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, a secretaria de Educação, Vanuzia Souza Santos, o secretário de Desenvolvimento, Omar Silva Júnior, e o diretor técnico da Fundação Parque Tecnológico de Santos, Marcus Vinicius Samarco.
Duas atividades foram premiadas: o Neorama, que é composto pela Olimpíada de Matemática, concorrida por alunos do Nível Fundamental; pelo Jogo do Empreendedorismo, com participantes do Ensino Médio; e por uma disputa entre os Trabalhos de Conclusão de Curso dos alunos de Nível Superior; além do Desafio Start Up Cidadã, uma competição de programação, na qual os alunos desenvolvem soluções para aplicativos que envolvem dados da administração pública.
Os campeões dessa última categoria, que receberam das mãos do diretor Pedro Veras três notebooks da ACS (sendo um deles por meio da Câmara de TI da ACS), são responsáveis pelo Projeto Zona Azul, que visa automatizar a cobrança das vagas da Zona Azul da Cidade. Os premiados foram Gabriel da Fonseca Silva, Danillo Santos de Jesus, Claudio Bruno de Oliveira Mello, Fabio Alves de Souza e Tales Luis de S. M. Barbosa.
Segundo Veras, a participação da ACS é estimular o jovem a desenvolver novos e importantes projetos. “A ACS tem como dever institucional mostrar os futuros empresários que virão. Estamos aqui para apoiar o crescimento da cidade, principalmente na geração de grandes pessoas e de um capital intelectual. Os equipamentos que entregamos são simbólicos, uma espécie de boas vindas, para que o jovem traga novos projetos".
O professor doutor Edison Monteiro ratificou que a participação da ACS nesse projeto é fundamental, uma vez que os empresários, de alguma maneira, sentirão diretamente o reflexo desses resultados. “São esses empresários que vão contratar os melhores participantes lá na frente. Por isso, ACS tem que apoiar e incentivar principalmente o estudante de Nível Superior, porque é ele que será absorvido pelo mercado”.
Alexandre Ehrenberger lembrou que a Feira de Ciência e Tecnologia (Fecit), um dos importantes eventos da Semana Municipal de Tecnologia, marca as atividades formais do Parque Tecnológico e que a ACS fez parte desse embrião há sete anos.
"As empresas se organizaram politicamente na Câmara de Tecnologia da Informação (TI) da Associação para criar o Parque. Estamos apoiando como sempre e acompanhando esse desenvolvimento, ajudando dentro da nossa competência”.
As competições
A chefe do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação de Santos, Cláudia Haddad, explicou o objetivo de cada um dos concursos.
"Com o Neorama pretendemos disseminar a ciência e tecnologia, desde o Nível Fundamental até o Superior, e no Start Up queremos fomentar o empreendedorismo imediato para ser comercializados na sequência”.
O secretário de Desenvolvimento de Santos destacou a importância da participação de alunos não só de Santos, mas também de outras cidades da região. "O Parque Tecnológico é um programa regional e é com muita satisfação que recebemos alunos de outras cidades”.
Fecit
A Fecit ocorreu nos dias 20 e 21 de outubro no Terminal de Passageiros Giusfredo Santini (Concais). O evento faz parte de uma ação de interação entre as empresas, instituições acadêmicas e o poder público, dentro da Semana Municipal de Ciência e da Tecnologia.
Mais de 40 trabalhos desenvolvidos pelos alunos foram apresentados ao público. Ficaram expostos softwares aplicados, que têm nas plataformas digitais móveis seus veículos principais, caracterizando, assim, a modalidade do Desafio: Startup Cidadã e a prática do Demo Scratch, com a aprendizagem da lógica de programação para os alunos do Ensino Fundamental.
Simultaneamente à exposição, ocorreram os concursos, envolvendo a rede pública de Ensino Fundamental, Médio e alunos das universidades, além do desafio para jovens empreendedores.