February 23, 2017

Ex-presidente da ACS, Rubens da Silva, morre aos 92 anos

Ex-presidente da ACS, Rubens da Silva, morre aos 92 anos

Fonte: Assessoria de imprensa ACS 

O ex-presidente da Associação Comercial de Santos (ACS), na gestão de 1989 a 1992, Rubens da Silva, faleceu na manhã desta quinta-feira (23), em Santos. Ele será velado hoje, a partir das 17 horas, na Memorial Necrópole Ecumênica.

Rubens sempre foi muito atuante na ACS, mesmo após deixar a diretoria da Casa. Uma de suas últimas visitas à Instituição correu em 2015, durante cerimônia de posse de seu neto Guilherme Fonseca e Silva, eleito coordenador da Associação Comercial de Santos Jovem - ACS Jovem - em 6 de agosto daquele ano.

Na ocasião, ele ressaltou a importância de o Brasil abrigar cada vez mais jovens de qualidade. “Até pouco tempo atrás a juventude brasileira estava desorientada. É surpreendente ver a qualidade dos jovens agora".

Sua atuação na ACS começou nos anos 70, como diretor. Chegou à presidência da Casa em 1989 e, após o término de seu mandato, em 1992, foi eleito presidente do Conselho deliberativo da Associação, em 2005.

Nascido no bairro do Macuco, em Santos, ainda muito jovem Rubens estudou contabilidade, conhecimento que utilizou para criar, em 1969, a Nautilus Agência Marítima, que tornou-se a principal agência do Brasil na época. A empresa era administrada por ele e seus filhos Thales, Thame e Tennyson.

Como grande empreendedor que era, nos anos 80 construiu o primeiro terminal retroportuário da Margem Esquerda do Porto de Santos, prevendo o crescimento de Guarujá, cidade apenas turística até então.

Ao longo de sua carreira, foi membro do Conselho de Administração da Codesp (autoridade portuária), o Consad, além de acionista minoritário do Porto de Santos. Foi criador da Soamar, a Sociedade dos Amigos da Marinha, razão pela qual foi homenageado recentemente, durante evento na instituição.

Rubens da Silva foi ainda presidente da Fundação Lusíada e conselheiro da primeira faculdade de medicina de Santos, na própria Unilus. Também atuou como conselheiro da Universidade Católica de Santos - Unisantos.

Sua atuação não ficou restrita ao setor portuário e às universidades. Ele exerceu importantes papéis nas áreas da saúde, como conselheiro da Santa Casa de Misericórdia de Santos, e da cultura, como conselheiro da Pinacoteca, período em que o presidente da instituição era Roberto Mario Santini.

Nas redes sociais, o neto Guilherme, ainda membro da ACS Jovem, deixou uma mensagem após o falecimento do avô. Confira um trecho:

"Descanse em paz meu avô Rubens da Silva. Meu avô, mas também o de muitos santistas. Ele foi pai de muitos jovens. Com um coração enorme, conquistou muito em 92 anos de vida. Muito mais que bens materiais, homenagens e honras, ele conquistou muitos e muitos amigos. O meu avô sempre foi um homem de palavra, de caráter e focado no trabalho. Devido ao seu grande esforço, ele pôde proporcionar a mim e minha família os melhores colégios, faculdades e experiências. Obrigado por tudo o que você fez por mim e por todo o apoio que me deu. Você foi e sempre será o cara”.

O presidente da Associação Comercial de Santos, Roberto Clemente Santini, lamentou a morte de Rubens da Silva. “Sua trajetória, tanto pessoal quanto profissional, está registrada na história de Santos. Sem dúvida, uma grande perda para todos. Importante destacar sua atuação como presidente da Associação Comercial de Santos, principalmente por sua natural liderança”.

O velório de Rubens da Silva começa nesta quinta-feira (23), às 17 horas, na Memorial Necrópole Ecumênica, que fica à Av. Dr. Nilo Peçanha, 50, Marapé, em Santos. O sepultamento será nesta sexta-feira (24), às 11 horas.

Share

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.