September 24, 2014

Diretor da Globo enfatiza a força da televisão como meio de comunicação em palestra na Associação Comercial de Santos

Diretor da Globo enfatiza a força da televisão como meio de comunicação em palestra na Associação Comercial de Santos

O diretor da Central Globo de Comercialização, Marcelo Assumpção, enfatizou a força da televisão como meio de comunicação para ampliar vendas e para reforçar uma marca. Ele abordou o assunto na palestra "Investimento e Comunicação: Um Bom Negócio", realizada na manhã desta quarta-feira, no Auditório da Associação Comercial de Santos (ACS), na Rua XV de Novembro, 137 - 1.º andar, no Centro Histórico.

O Auditório da ACS ficou lotado de profissionais de agências de publicidade, comunicação e marketing.

Representando a Associação Comercial de Santos, estavam o presidente, Roberto Clemente Santini, o 2.º suplente da Diretoria Executiva, Martin Aron, o titular do Conselho Fiscal, Pedro Veras, e o diretor executivo, Marcio Calves.

Antes da apresentação, foi oferecido um café da manhã, no Salão de Reuniões do 2.º andar da Associação Comercial de Santos.

MERCADO PUBLICITÁRIO

Assumpção lembrou, no início da exposição, que, quando criança, costumava vir muito a Santos com o pai - e disse que sempre gostava bastante da cidade, amor que mantém até os dias de hoje, aos 65 anos de idade.

Também recordou que - embora torcedor do Palmeiras - admirava na cidade o Santos Futebol Clube (Santos FC), em especial a linha de ataque, formada por Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe (Tite).

O diretor da Globo citou número de investimentos publicitários no mundo para mostrar a importância do mercado de TV. Os Estados Unidos são líderes em investimentos publicitários, com US$ 160,8 bilhões em 2012. O Brasil ficou em 6.º lugar, com US$ 19,2 bilhões - o Reino Unido, em 5.º lugar, com US$ 19,5 bilhões.

No Brasil, no mesmo ano de 2012, os investimentos publicitários em televisão foram de US$ 9,9 bilhões, o que colocou o País no 4.º lugar, no ranking do setor. Naturalmente, os Estados Unidos lideraram, com US$ 62,1 bilhões, seguidos do Japão, com US$ 22,2 bilhões. A China ficou em 3.º, com US$ 15,3 bilhões, e a Alemanha em 5.º lugar, com US$ 5,6 bilhões.

Segundo a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, pesquisa realizada no Brasil mostrou que 97% dos entrevistados afirmaram ver TV, um hábito que une praticamente todos os brasileiros, independente de gênero, idade, renda, nível educacional ou localização geográfica. "A televisão é mais do que a televisão em si: ela é uma força sociocultural de comunicação e de negócios vital, fundamental para os anunciantes", conforme David Eastman e Janet Fitzpatrick (revista About, junho de 2014). Depois, vêm o rádio com 61%, a internet com 47%, o jornal com 25% e a revista com 15%.

Ainda de acordo com a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, pesquisa sobre este meio de comunicação apontou que a TV também é o veículo com maior assiduidade da população: 65% assistem TV diariamente. A internet tem 26% de assiduidade, o rádio 21%, os jornais 6% e a revista 1%.

Outro dado relevante para mostrar a importância da televisão no cotidiano da população é que, de 2011 a 2013, o brasileiro passou em média mais de 3 horas por dia assistindo TV.

REDE GLOBO NO MUNDO

Assumpção, em seguida, abordou a Rede Globo no mundo. Ele lembrou que a Globo é uma das maiores redes de televisão do planeta. "É sinônimo de profissionalismo, talento e capacitação técnica", afirmou. Está disponível em 97 países nos cinco continentes - América, Europa, Ásia, África e Oceania e tem produções vendidas para 127 nações.

A Globo e as afiliadas totalizam 122 emissoras - 5 da própria Globo e 117 afiliadas, com presença em 4.940 municípios e alcance de mais de 195 milhões de telespectadores potenciais.

POR QUE ANUNCIAR NA TV GLOBO

O diretor da Globo de Comercialização citou que há várias razões para anunciar na TV Globo: relevância na audiência, garantia de exibição, ferramentas e sistemas (Ibope e Monitor) para execução das tarefas, qualidade tecnológica, qualidade no conteúdo da programação e programação local.

Além disso, a Rede Globo tem um amplo portfólio de produtos e formatos comerciais, desenhados para atender as mais diferentes necessidades de comunicação dos clientes: comerciais de 15, 30, 45 e 60 segundos - até o máximo de 3 minutos, patrocínio de programas de linha (vinhetas de abertura e encerramento, inserção de vídeo), campanhas de vídeo, datas promocionais, patrocínio de eventos regionais e nacionais, merchandising, licenciamento e promoções.

A Globo mantém parceria com 6 mil agências, que atendem 50 mil clientes, veicula 17 milhões de comerciais por ano e conta com  mais de 1.500 profissionais envolvidos na tarefa.

Na missão de educar, informar e entreter, a Globo dispõe de 90 programas de 12 gêneros e oferece 27 formatos comerciais.

Os produtos culturais, informativos e de entretenimento da Globo buscam a promoção do engajamento da sociedade em torno das grandes causas públicas. Somente em 2013, foram inseridas 490 cenas socioeducativas na programação da emissora.

Com a missão de educar, foram criados vários programas: Ação em 1996, Amigos da Escola em 1999, Criança Esperança em 1986, Globo Ciência em 1984, Globo Ecologia em 1990, Globo Universidade em 2008, além de contar com Telecurso, Novo Telecurso e Pequenas Empresas Grandes Negócios.

CASES

Assumpção abordou quatro cases de sucesso, que mostram a força da televisão como meio de comunicação.

Na área de higiene pessoal e beleza, o caso da Procter & Gamble, que não anunciava na Rede Globo.

Entre os chocolates, a Brasil Chocolates e a Kopenhagen - marcas que pertencem ao mesmo grupo.

Na atividade de carne, a Friboi, que se tornou a marca número 1 no setor, posição conquistada graças à força da Globo, que acreditou no anunciante, há dez anos.

A Friboi foi premiada com o Top of Mind (Folha de S. Paulo) em 2013, como marca mais lembrada do País, pelos consumidores, na categoria de alimentação/carne.

De acordo com Manir Fadel, da Lew Lara, o sucesso da campanha chegou ao ponto de venda: "Açougues estão pedindo material de ponto de venda para estampar as lojas".

Por fim, no setor de comércio de móveis e eletrodomésticos, o Magazine Luiza, que se tornou grande anunciante.

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