March 31, 2015

Detran quer mais participação dos municípios para melhorar serviços, afirma presidente do órgão em encontro na Associação Comercial de Santos

Detran quer mais participação dos municípios para melhorar serviços, afirma presidente do órgão em encontro na Associação Comercial de Santos

O presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de São Paulo, Daniel Annenberg, afirmou que o órgão pretende estimular mais a participação dos municípios para melhorar os serviços.

A declaração foi feita no Encontro Regional Detran-SP e Prefeituras da Baixada Santista e Litoral, realizado na tarde desta terça-feira, 31 de março de 2015, no Auditório da Associação Comercial de Santos (ACS), na Rua XV de Novembro, 137 - 1.º andar, no Centro Histórico.

"O novo Detran", afirmou Annenberg, "quer e precisa do apoio dos parceiros locais para que, juntos, possam conduzir programas e ações que melhorem a qualidade de vida da população e promovam a educação para a cidadania".

O encontro contou com a presença do prefeito de São Vicente, Luis Claudio Bili, e da prefeita de Itariri, Rejane Maria Silva, além de representantes de Santos, Guarujá, Bertioga e Praia Grande, entre outros municípios.

O presidente da Companhia de Engenharia de Tráfego de Santos (CET Santos), Antonio Carlos Silva Gonçalves, o superintentente regional do Detran na Baixada Santista, Rogério Crantschaninov, e o vereador Murilo Barletta, da Câmara Municipal de Santos, também participaram.

Annenberg disse que o novo Detran quer estar presente em todos os municípios do Estado de São Paulo, com proposta de mudança cultural dos funcionários, munícipes, parceiros e usuários. "O cidadão passa a contar com uma unidade de atendimento do Detran moderna no município", explicou. "O modelo de gestão é focado nas necessidades do cidadão. E todos ganham: cidadãos, prefeitura, Detran e seus parceiros".

A operacionalização de cada parceria será acompanhada pelos superintendentes regionais e diretores representantes da presidência do Detran, para tratar assuntos como as características da edificação, a localização no município, as contrapartidas entre a prefeitura e o Detran e outros detalhes, de acordo com a realidade local.

No que diz respeito às parcerias, o Detran instala e mantém a unidade, define projetos de arquitetura e engenharia e de comunicação de dados e voz, promove obras de adaptação no imóvel, providencia mobiliário, cuida da água, energia elétrica e telefonia, dos equipamentos de informática, capacita funcionários, fornece materiais de consumo, uniformes e crachás, equipe de direção da unidade e servidores e se responsabiliza pelo transporte de pessoal e de carga.

Quanto à prefeitura, cede o local para a unidade do Detran, fornece a infraestrutura para provas práticas, o quadro técnico complementar, responde pela limpeza e conservação e pela segurança patrimonial.

O presidente do órgão informou que as parcerias entre o Detran e o município podem envolver a implantação e modernização das unidades de atendimento, regulamentação da profissão de motofrete e mototáxi, o Programa Segurança Viária, o serviço de pátio e guincho e local para provas práticas.

POUPATEMPO

O presidente do Detran lembrou que o órgão adota o padrão Poupatempo de atendimento, com prestação de serviço público com rapidez, eficiência e qualidade.

A proposta abrange também a modernização e informatização dos processos, o oferecimento de serviços pela internet e o cumprimento do Artigo 5.º da Constituição Federal - o atendimento sem privilégios.

O padrão Poupatempo do novo Detran, segundo o presidente, inclui ainda: transparência, ética, desburocratização e simplificação de procedimentos, qualidade na prestação de informações e orientações, ambientes dignos, comunicação visual facilitadora e mobilário adequado para os cidadãos e funcionários, bem como pessoal capacitado e uniformizado, além de monitoramento da qualidade por meio de indicadores e pesquisas de satisfação.

A proposta do novo relacionamento do Detran com a sociedade requer, de acordo com Daniel Annenberg, cultura da transparência, diálogo com sindicatos, associações e empresários, capacitação dos parceiros, como autoescolas, médicos, psicólogos e outros, intensificação de ações educativas e, em especial, envolve o papel do Detran na melhoria da qualidade de vida.

Para facilitar o contato, o Detran criou novos canais de relacionamento com o cidadão. Um deles é o Disque Detran, central telefônica para esclarecer dúvidas sobre procedimentos, prazos e taxas para solicitar os serviços de trânsito. Na Capital e nos municípios com o DDD 11, o telefone é o 3322-3333 e, nas demais cidades do Estado de São Paulo, o número é 0300-101-3333. O atendimento, de segunda a sexta-feira, é das 7 às 19 horas. Aos sábados, das 7 às 13 horas.

O site http://www.detran.sp.gov.br/ oferece serviços online, como 2.ª via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), agendamento, comunicação de venda e consulta de pontos da CNH.

As redes sociais também integram a rede de relacionamento, com perfis no Facebook, Twitter, YouTube e até aplicativo para celular, de simulado para prova teórica do Detran de São Paulo.

A Escola Pública de Trânsito (EPT) foi outro avanço conquistado pelo Detran, com a proposta de realizar cursos de formação, capacitação, reciclagem e especialização e eventos de educação e segurança no trânsito, entre outras atividades.

DETRAN

O Detran de São Paulo tem 20 superintendências regionais, para atender o Estado. Das unidades do Detran, 86 funcionam no padrão Poupatempo e 14 Seções de Trânsito atuam já modernizadas.

O programa de novas construções e instalações readequadas com a parceria das prefeituras e do Poupatempo abrange 51 unidades de padrão Poupatempo em implantação e 18 Seções de Trânsito em fase de implementação.

Share

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.