Fonte: Departamento de Comunicação da ACS
As Comissões Locais de Facilitação de Comércio (Colfacs), que têm como objetivo promover a discussão entre usuários e entes públicos de propostas de aprimoramento dos procedimentos relativos à exportação, à importação e ao trânsito de mercadorias sobre facilitação do comércio, foram tema de reunião da Câmara Setorial de Navegação da Associação Comercial de Santos.
Membros da Câmara relataram a desativação da Comissão na região, enquanto no Rio de Janeiro, ela permanece ativa. Ainda segundo os representantes, a desativação ocorreu a partir de junho, em razão do decreto 9.759, assinado pelo presidente Jair Bolsonaro, que extinguiu centenas de conselhos federais no Brasil.
Para o capitão Alberto José Pinheiro de Carvalho, que representou o coordenador da Câmara, Mauro Sammarco, embora a desativação do Colfac tenha ocorrido por um decreto presidencial, é importante que os órgãos da região se mantenham unidos para discutir as questões das facilitações do comércio exterior. “Esse assunto foi abordado na reunião e vamos acompanhar de perto para incentivar essa ativação”.
Questões como a ligação entre as margens do Porto de Santos, a dragagem e a saída do diretor de Desenvolvimento de Negócios e Regulação da Codesp, Danilo Veras, também foram temas abordados durante o encontro.
A próxima reunião da Câmara ocorrerá somente em 2020 em razão do recesso de final de ano.