September 12, 2012

“Desastres naturais só nos atingem quando nos esquecemos deles”, afirma diretor estadual da Defesa Civil

“Desastres naturais só nos atingem quando nos esquecemos deles”, afirma diretor estadual da Defesa Civil

O diretor estadual da Defesa Civil, major Walter Nyakas Junior, afirmou que “desastres naturais só nos atingem quando nos esquecemos deles”, enfatizando a necessidade de planejamento, principalmente para evitar vítimas. Ele falou sobre o assunto na abertura do Seminário Regional de Defesa Civil, na manhã desta quarta-feira, 12 de setembro de 2012, no Auditório da Associação Comercial de Santos (ACS), na Rua XV de Novembro, 137 – 1.º andar, no Centro Histórico.

O seminário, que envolve nove municípios da Baixada Santista, transcorrerá até esta quinta-feira, 13 de setembro, com palestras sobre assuntos relacionados à Defesa Civil.

O diretor executivo da Associação Comercial de Santos, Marcio Calves, e o coronel Cláudio Marques Trovão, secretário de Segurança de Santos, foram agraciados com a Medalha da Defesa Civil, instituída pelo Decreto Estadual 26.856, de 6 de março de 1987, devido aos relevantes serviços prestados às ações de Defesa Civil.

Em nome da Diretoria Executiva da Associação Comercial de Santos, Marcio Calves deu as boas-vindas aos presentes, que lotaram o Auditório. “Para mim, foi uma grande surpresa”, agradeceu a medalha, dizendo que todos os diretores da ACS se sentem honrados com a homenagem.

Calves continuou, alertando que o Brasil tem problemas em três setores. O primeiro, de infraestrutura. O segundo, de qualificação, principalmente em vista do pré-sal. E o terceiro é a falta de planejamento. “Agora as coisas começam a ser planejadas. E é com planejamento que existe preparo para os eventuais acidentes naturais”.

A abertura do seminário contou com a presença de autoridades civis e militares e de representantes de entidades de Defesa Civil. Trata-se do 112.º evento do gênero no Estado de São Paulo e o 14.º deste ano, envolvendo as 15 regiões administrativas do território paulista.

A mesa de abertura contou com o major Walter Nyakas Junior, diretor estadual de Defesa Civil, representando o coordenador estadual de Defesa Civil, coronel PM Benedito Roberto Meira, também secretário-chefe da Casa Militar do Governo do Estado; coronel PM Marco Aurélio Alves Pinto, do Corpo de Bombeiros do Interior; tenente-coronel PM Cláudio Marques Trovão, secretário de Segurança de Santos, representando o prefeito João Paulo Tavares Papa; e Regina Elsa Araújo, coordenadora da Defesa Civil da Baixada Santista; e Marcio Calves, diretor executivo da ACS.

A solenidade de abertura começou após a execução do Hino Nacional e do Hino do Município de Santos. Após formada a mesa, foi apresentado o mascote da Defesa Civil do Estado, o bandeirante Borba Gato, carinhosamente chamado de Borbinha.

PROGRAMAÇÃO

Seminário Regional de Defesa Civil Redec - I/2

Quarta-feira, 12 de setembro de 2012

9h15 às 10h - Recepção e café

10h às 11h15 - Cerimônia de abertura - Cedec

11h15 às 12h - Palestra 1: O Papel do Agente de Defesa Civil nos Incidentes Tecnoloógicos com Ênfase nas Ocorrências com Substâncias Perigosas - César Eduardo Padovan Valente e Iris Regina Fernandes Poffo, da Cetesb

12h às 13h15 - Almoço

13h15 às 14h - Palestra 2: Meteorologia - Previsão para o Próximo Período de Operação do PPDC (Dezembro 2012 a Março 2013) - Agostinho Tadashi Ogura, do Ministério da Ciência e Tecnologia

14h às 15h30 - Palestra 3: Plano Nacional de Gestão de Riscos Naturais e as Ações Estaduais e Municipais

15h30 às 15h45 - Intervalo

15h45 às 16h30 - Palestra 4: Estratégia Internacional para Redução de Riscos - Cap. Katibe, do Cedec

Quinta-feira, 13 de setembro de 2012

9h30 às 10h15 - Palestra 5: A Importância dos Nudecs na Prevenção e Combate a Princípios de Incêndios nas Comunidades - Cap. Tenório, do 6.º GB

10h15 às 11h - Palestra 6: A Defesa Civil nas Escolas - Engenheiro Luiz Marcos M. Albino, do Comdec

11h às 11h15 - Intervalo

11h15 às 12h - Palestra 7: Estratégias de Gerenciamento de Risco / Conceituação de Risco e Classificação de Eventos Naturais Adversos - Jair Santoro, IG

12h às 13h30 - Almoço

13h30 às 14h15 - Palestra 8: A Importância do Mapeamento de Riscos Locais para o Gerenciamento e Estabelecimento de seus Índices - Cassandra Maroni Nunes, Geóloga

14h15 às 15h - Palestra 9: Mapeamento de Risco com a Utilização de Cartas Topográficas, Imagem de Satélites e Fotos de Campo - Jair Santoro, IG

15h às 15h15 - Intervalo

15h15 às 16h15 - Palestra 10: Elaboração de Mapa Local com a Seleção de Áreas Alvo (Exercício)

16h15 às 16h30 - Encerramento

 

Share

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.