Adilson Carvalho de Lima, representante do Sindminérios, era vice-presidente do órgão e assumiu a presidência nesta quinta-feira (21)
O objetivo do novo presidente do Conselho Municipal de Emprego, Trabalho e Renda de Santos (Co-Emprego), Adilson Carvalho de Lima (representante do Sindminérios), é “proporcionar qualificação, por meio de cursos profissionalizantes, para recolocação dos desempregados da região”. A eleição para a gestão 2016 do Conselho ocorreu nesta quinta-feira (21), na Associação Comercial de Santos (ACS).
“O cenário econômico, nacional e regional, não é favorável. Durante o meu mandato, nosso desafio será trazer dinâmicas para recolocação dessas pessoas que estão perdendo seus empregos, como os funcionários da Usiminas, por exemplo, por meio de cursos profissionalizantes”.
Adilson ocupava, no ano passado, a vaga de vice-presidente do órgão e assumiu a presidência no lugar do diretor-executivo da ACS, Marcio Calves, que atuou como presidente durante o ano de 2015 e permanecerá no Co-emprego como conselheiro na bancada dos empregadores.
Segundo o novo presidente, a ideia é conseguir parcerias com instituições profissionalizantes e sindicatos, que possam oferecer as aulas. “Várias sindicatos já possuem esses cursos. Tentaremos parcerias com os governos do estado e federal, para que um determinado grupo consiga participar gratuitamente. E, também, tentaremos as parcerias, para que os valores sejam reduzidos”.
A nova vice-presidente do Co-emprego é a chefe do Departamento de Empreendedorismo e Emprego da Prefeitura de Santos, Niedja de Andrade Silva Fortes dos Santos, e o segundo vice-presidente será Rubens José Reis Moscatelli (Sindicato dos Condomínios Prediais do Litoral Santista).
Bancada dos Empregadores
Novos sindicatos foram convidados a fazer parte do Conselho na bancada dos empregadores. Entre eles, o Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista, representado por Fernando Martins da Fonseca; o Sindicato dos Condomínios Prediais do Litoral Santista, cujo representante é Rubens José Reis Moscatelli; e o Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de Santos e Região, representado por Flavia Cortella.
Para Adilson, os novos integrantes poderão contribuir bastante com o desenvolvimento do setor de trabalho e emprego da região. “Como representantes dos empregadores, poderão sinalizar quais as deficiências profissionais que eles têm encontrado para que os representantes dos trabalhadores apresentem facilidades e parcerias”.