April 03, 2013

Secretaria de Desenvolvimento Urbano decide temas para 5.ª Conferência Municipal da Cidade em reunião na ACS

Secretaria de Desenvolvimento Urbano decide temas para 5.ª Conferência Municipal da Cidade em reunião na ACS

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) de Santos decidiu os grupos de debate e os temas da  5.ª Conferência Municipal da Cidade em encontro realizado na tarde desta quarta-feira, 3 de abril de 2013, no Salão de Reuniões da Associação Comercial de Santos (ACS), na Rua XV de Novembro, 137 - 2.º andar, no Centro Histórico.

A 5.ª Conferência Municipal da Cidade está marcada para 18 de maio de 2013, das 8 horas às 17h30, na Universidade Santa Cecília (Unisanta). O lema do evento será: "Conselho Estadual das Cidades: Já!" e o tema, "Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana já!", que seguem as propostas da 5.ª Conferência Nacional das Cidades, que ocorrerá da 20 a 24 de novembro deste ano.

A condução da reunião ficou a cargo de Daniel Augusto Machado, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano de Santos (Sedurb). O diretor executivo da Associação Comercial de Santos, Marcio Calves, também participou dos debates, pois a ACS é uma das entidades integrantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano, que é presidido pelo secretário municipal de Desenvolvimento Urbano.

No encontro, foram delimitados os quatro grupos de debate e os temas a serem discutidos na 5.ª Conferência Municipal da Cidade. O primeiro grupo falará sobre a “Criação e implementação de Conselhos das Cidades, planos, fundos e seus conselhos gestores nos níveis federal, estadual, municipal e no Distrito Federal”.O segundo abordará a “Aplicação do Estatuto da Cidade e dos Planos Diretores e a efetivação da função social da propriedade do solo urbano”. As falas sobre  “integração da política urbana no território: política fundiária, mobilidade e acessibilidade urbana, habitação e saneamento” ficarão sob responsabilidade do Grupo 3. O quarto e último grupo será responsável por debater a “Relação entre os programas governamentais – como PAC, Minha Casa, Minha Vida – e a política de desenvolvimento urbano.

A ata da reunião anterior foi lida, para aprovação dos pontos concordantes e apresentação de propostas para a próxima reunião, programada para e 17 de abril de 2013, às 15 horas, também na Associação Comercial de Santos.

A comissão preparatória tem 24 membros, representantes do Poder Público e da sociedade - das secretarias municipais e de entidades como associações de bairros, de empresas e sindicatos.

A convocação para a 5.ª Conferência Municipal da Cidade foi feita por intermédio do Decreto 6.339, de 19 de fevereiro de 2013, assinado pelo prefeito e publicado no Diário Oficial de Santos do dia seguinte.

Outro item essencial foi o levantamento de temas locais para quatro grupos de discussões a serem apresentadas na conferência municipal. O arquiteto José Marques Carriço, da Sedurb, propôs quatro linhas de debates: estruturação do Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano (SNDU), controle social, regulação (legislação urbanística) e questões locais.

Antes da conferência nacional, as propostas debatidas na conferência municipal serão discutidas na 5.ª Conferência Estadual das Cidades, programada para 1.º de julho de 2013.

O objetivo primordial das conferências é criar o Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano, que terá como finalidade desenvolver políticas urbanas, de modo a universalizar o direito às cidades, em especial no que diz respeito ao acesso à moradia digna, aos serviços de saneamento ambiental, ao acesso aos serviços de saúde e à mobilidade urbana.

 

 

 

Share

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.