Na última quarta-feira, 29 de maio, a ACS realizou uma capacitação especial ministrada pelo Marcelo Adriano da ONG Sem Fronteiras direcionada aos seus colaboradores. O principal objetivo do encontro foi a adoção de novas práticas de conscientização sobre a coleta seletiva, uma pauta de extrema relevância para nossa atual gestão.
Essa iniciativa integra o programa de desenvolvimento sustentável adotado pela ACS em conjunto com seu departamento de sustentabilidade e o Movimento ODS Santos 2030. A meta é incentivar cada vez mais as pessoas a fazerem a destinação correta de cada tipo de resíduo, contribuindo assim para a preservação do meio ambiente.
Durante a capacitação, os colaboradores foram expostos a uma abordagem sobre o ciclo dos materiais após a coleta e a importância de se tornarem multiplicadores dessa conscientização. Após as instruções, todos os participantes colocaram em prática o que aprenderam, identificando e equipando cada lixeira nos setores do prédio administrativo com adesivos informativos sobre os resíduos adequados para cada cesto.
Adriano enfatizou a importância de mudar o pensamento e como pequenos hábitos podem transformar o mundo. Ele destacou um exemplo recente no Rio Grande do Sul, ressaltando que a situação poderia ter tido um impacto menor se práticas como a coleta seletiva fossem mais difundidas e adotadas. Ele também compartilhou sua trajetória, mencionando que no passado era raro discutir a separação dos resíduos, mas agora há uma mudança significativa na mentalidade das pessoas, que precisam cada vez mais ter consciência do impacto de suas ações no planeta e nas próximas gerações.
Todas as práticas implementadas na ACS serão monitoradas pelo setor de sustentabilidade e fiscalizadas pelos próprios colaboradores, que assumiram um grande compromisso em realizar a separação correta dos resíduos tanto dentro como fora da Associação.
Durante o encontro o gerente executivo da ACS, Eduardo Lopes, assinou o contrato de coleta seletiva de resíduos recicláveis com a ONG Sem Fronteiras, que cuidará da separação e destinação correta de todos nossos resíduos gerados pela Associação.
Essa iniciativa representa mais um passo da ACS em direção a uma cultura organizacional mais sustentável e consciente do impacto ambiental de suas atividades.