Fonte: Departamento de Comunicação da ACS
O segundo candidato à Prefeitura de Santos a participar do ciclo de palestras que a Associação dos Empresários da Construção Civil da Baixada Santista (Assecob), o Grupo Tribuna e a Associação Comercial de Santos (ACS) promovem com os candidatos à Prefeitura de Santos foi Bayard Freitas Umbuzeiro Filho, do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB).
Em sua apresentação, Bayard destacou que a Cidade precisa atrair o empresariado. "Quem produz emprego é a iniciativa privada. A empresa pública está cheia de emprego. Não é possível alocar mais gente. A única maneira de você produzir riqueza e gerar emprego é trazer capital da inciativa privada. Por isso, tenho um projeto para a Ponta da Praia, o waterfront".
De acordo com o candidato, o projeto é uma estação de passageiros que permitirá a atracação de navios simultaneamente, a exemplo de regiões onde o turismo de passageiro é forte. No local, também haverá um parque de exposições e um parque de turismo receptivo. " A inciativa é privada. Nós já lançamos essa ideia pela Transbrasa e demos entrada na Secretaria dos Portos. Agora falta mostrar à Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), que é a agência reguladora. Temos todo um trâmite burocrático a seguir".
Um outro projeto apresentado pelo candidato foi a instalação de uma escola militar no armazém do Valongo. "Entre 1 e 8, temos armazéns deteriorados há muitos anos. A ideia é, junto ao Governo Federal, implantar uma escola militar da Marinha com tempo integral. Temos como exemplo a cidade de Palmas, em Tocantins, que foi considerado o local com a melhor educação do País".
Sobre o ensino fundamental, Bayard disse que a educação oferecida atualmente é boa. Mas, acredita que Santos deve absorver os 7 mil alunos que estão no Estado. "Quero ser padrinho na questão da educação. Por isso, quero 100% dos alunos públicos no Município".
Com relação à questão Porto-Cidade, Bayard disse que o prefeito eleito tem que se aproximar, como autoridade municipal, da autoridade portuária, que é a Santos Port Authority (SPA). "Essa relação porto-cidade tem que ser muito afinada. Até hoje, em 40 anos trabalhando nessa atividade, nunca testemunhei essa aproximação. Nosso lema é cuidar de gente. E, cuidar de gente envolve uma série de iniciativas, entre elas uma relação Porto-Cidade".
No quesito saúde, o candidato se comprometeu a criar uma secretaria voltada ao Idoso e ter profissionais especialistas voltados a este público. E disse também que pretende rever o modelo das Organizações Sociais (OSs) gerenciarem as unidades de saúde do Município. “Um paciente atendido pelo modelo OS sai muito caro. A ideia é reduzir essa despesa por paciente pelo menos pela metade. Temos que reduzir os custos e melhorar o atendimento para que ela seja de excelência”.
O candidato apresentou 14 pontos, que segundo ele, são propositais para lembrar o seu número nas urnas. Entre os destaques, estava o plano contra as enchentes, onde quer revisar o contrato com a Sabesp para recuperar a perda de R$ 1 bilhão. "A intenção é investir esta verba em obras de drenagem e ampliar universo de serviços concedidos".
> Confira a apresentação do candidato