As pautas de discussão e a constância das reuniões são destaque das Câmaras Setoriais de Cooperativas e Exportadores de Café. Os encontros são frequentes e um ponto sempre apreciado é a prestação de serviço do Climatempo, que traz avaliações, prognósticos e informações exclusivas para as áreas produtoras de café.
Segundo o coordenador das Câmaras, Ronald Pires de Moraes, esse serviço é fundamental para os produtores, que conseguem ter essa visão periódica do cenário climatológico à frente, colaborando com a tomada de decisões em relação ao plantio e à colheita.
Além disso, o grupo traz com frequência para as reuniões ordinárias diversos convidados que não estão ligados diretamente às Câmaras, mas que contribuem com conteúdos informativos de qualidade e de interesse, entre eles, legislação portuária, projetos futuros do Porto de Santos, como o Tecon Santos 10, custos extras de armazenagem, entre outros.
Seminário - O Seminário Internacional do Café, o maior evento realizado pela Associação Comercial de Santos (ACS), é o ponto alto para o segmento e conta com relevante participação da Câmara dos Exportadores de Café. Em 2026, o Seminário vai comemorar 25 anos, consolidando Santos como a cidade-sede e prospectando ampliar a participação de países estrangeiros.
Cursos – Os cursos de classificação de café da ACS, que são referência nacional e internacional, também contam com o grande apoio da Câmara de Exportadores para a sua realização. Centenas de alunos puderam se capacitar nas 83 turmas formadas até o momento. No segundo semestre de 2025, a ACS lançou um novo modelo do curso em consonância com a Coffee Value Acessement (CVA)/Q-Grader Evoluído, voltado aos profissionais de prova, visando atualização no novo formato do formulário de avaliação sensorial da Specialty Coffee Association (SCA).