“Inteligência Artificial”. Esse foi o assunto de destaque que norteou toda a programação do III Seminário Internacional Universidade- Empresa, evento realizado entre os dias 18 e 20 de outubro na sede da Associação Comercial de Santos, por meio de sua Câmara de Instituições de Ensino.
Com o tema “Educação de Qualidade no Desenvolvimento Sustentável - Perspectivas em Inteligência Artificial" – estudantes, empresários e professores se reuniram na cerimônia de abertura realizada na última quinta-feira (19/10).
A grande inovação desta edição foi a integração das Câmaras Setoriais de Tecnologia e Saúde na construção de uma programação abrangente, que contou com palestrantes de renome, que lideraram diversas abordagens e mesas de discussão.
Durante a cerimônia de abertura, Mauro Sammarco, o anfitrião do evento, destacou a importância de unir o mercado, a academia e os jovens para discutir o futuro. Ele ressaltou que o Seminário já se tornou uma tradição e é uma parte integral do calendário da Associação. Além disso, enfatizou o papel ativo da Câmara de Ensino, que desempenha um papel vital na organização do evento. “O Seminário oferece uma excelente oportunidade para debater os desafios do mercado, especialmente relacionados à importante ferramenta que é a Inteligência Artificial, que já faz parte de nossa realidade. Nosso objetivo é estar sempre provendo os grandes debates”, enfatiza Mauro.
"Que eu jamais me deixe cegar pelo brilho da tecnologia e trabalhe para o bem do ser humano, de nossa nação e da condição humana". Foi com essa citação de Santos Dumont, emocionada, que a Profa. Dra. Silvia Teixeira Penteado, coordenadora da Câmara de Instituições de Ensino da ACS, deu as boas-vindas a todos os convidados e fez questão de parabenizar os profissionais da Tecnologia da Informação. "Hoje celebramos o Dia do Profissional de TI, e gostaria de lembrar de Santos Dumont, pois no século passado, em 19/10/1901, com a bandeira brasileira, ele deu a primeira volta em torno da famosa Torre Eiffel em Paris. Com essas palavras, podemos iniciar o Seminário", declarou Silvia.
A Profa. Dra. Regina Celia Spadari, coordenadora da Comissão Organizadora do evento, também enfatizou o crescimento do evento e sua importância na promoção da relação entre a universidade e as empresas. "Esta é a terceira edição, e em 2021, não tínhamos ideia da dimensão que tomaria. Temos muito orgulho de ver como o evento está crescendo, se consolidando e alcançando seus objetivos, que incluem fomentar a relação entre a universidade e as empresas. Nossa cidade possui inúmeras universidades e muitos jovens que podem ser integrados a esse mercado de trabalho", declarou Regina.
Após a abertura, a programação começou com uma mesa de diálogo sobre as "Possibilidades e Armadilhas do Uso da Inteligência Artificial nos Negócios", com o Dr. Luis Guedes, Pós-Doc em Inteligência Artificial e Professor da FIA (Fundação Instituto de Administração) e o Prof. Paulo Vicente Alves, da Fundação Dom Cabral, moderada por Luiz Simões, coordenador da Câmara de Tecnologia da ACS.
Na sequência o CEO da Faber Castell, Marcelo Tabacchi, conduziu a palestra o "Imperativo do Crescimento", enfatizando a importância de princípios e valores corporativos para o desenvolvimento empresarial. “Esse evento é importante para despertar a curiosidade e a vontade de sempre aprender, a vontade de estar sempre atualizado e aberto a novos princípios, novos valores, novas culturas e novos entendimentos técnicos” complementa Marcelo.
Para encerrar a programação da parte da manhã a mesa de diálogo sobre os "Desafios da Universidade Corporativa", contou com a participação de Fabio Reis, diretor de Inovação do Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior (SEMESP) e Cláudio Luna Scalize, diretor de RH da Brasil Terminal Portuário - BTP.
Presente no evento e atenta a todos os detalhes, a aprendiz Pamela Silva dos Santos, de 19 anos, expressou seu entusiasmo em relação ao evento. Ela disse: "É uma experiência única que estamos tendo aqui hoje, que representa não apenas um passo, mas também uma visão e uma oportunidade de estarmos mais próximos das empresas e universidades, considerando a tecnologia tão presente em nossa atualidade."
No período da tarde, a mesa de diálogo com o tema "Competências Profissionais Genéricas: Desenvolvimento na Universidade em sintonia com as Demandas das Empresas", contou com a participação da Profª Dra. Nancy de Oliveira Monteiro, da UNIFESP, Fernanda Ribeiro de Araújo, psicóloga e doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo, Carlos Eduardo da Silva Fontoura, doutor em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo, e Beatriz Lopes Bermudez, licenciada em Direito e Administração pela Universidade da Coruña (Espanha), doutora em Análise Econômica e Estratégia Empresarial por três universidades na Galícia, Espanha (Universidade da Coruña, Santiago e Vigo).
O primeiro dia do III Seminário Universidade-Empresa deixou claro que a inteligência artificial não é mais uma mera tendência passageira, mas sim uma realidade que irá moldar o futuro de toda a sociedade.
Palestra Especial para professores e gestores de Instituições de Ensino
Na quarta-feira, 18/10, professores e gestores de Instituições de Ensino contaram com uma programação exclusiva na Universidade Santa Cecília com o Prof. Rogério Justino, diretor do Instituto Federal Goiano.
Para abrir a programação do III Seminário Universidade-Empresa os membros da Câmara de Ensino da ACS tiveram a oportunidade de participar de uma palestra com o tema “Inteligência Artificial e o Papel do Professor”.
Na oportunidade Prof. Justino também fez uma apresentação para os alunos da Instituição.