July 16, 2013

Cafés certificados serão 25% do mercado mundial em 2015, afirma especialista em curso da Associação Comercial de Santos

Cafés certificados serão 25% do mercado mundial em 2015, afirma especialista em curso da Associação Comercial de Santos

 

Soren Knudsen, especialista em soluções sustentáveis, afirmou que, em 2015, cerca de 25% dos cafés do mercado mundial serão certificados. Ele fez a declaração em aula do 54.º Curso de Classificação e Degustação de Café da Associação Comercial de Santos (ACS), na manhã desta terça-feira, 16 de julho de 2013, na Sala de Classificação e Prova de Cafés da entidade, na Rua XV de Novembro, 137 - 3.º andar, no Centro Histórico.

Ele citou o estudo "Trends in the Trade of Certified Coffees" (Tendências no Comércio de Cafés Certificados, na tradução do inglês), que antecipa que o mercado internacional de cafés certificados, que representou 8% em 2009, chegará ao patamar entre 20% e 25% em 2015.

Knudsen apresentou a palestra "Sustentabilidade, Rastreabilidade e Processos de Certificação" à turma de 16 alunos japoneses, um espanhol e um brasileiro, participantes do 54.º Curso de Café da Associação Comercial de Santos.

O curso começou em 1.º de julho e tem previsão de encerramento em 25 de julho, com aulas de segunda a sexta-feira, das 8 às 10 horas, orientadas pelos professores Davi Antonio Pinto Teixeira e Nilton Ribeiro, classificadores e degustadores de café com ampla experiência. A tradução do japonês para o português e vice-versa é feita pela tradutora Sayoko Nakai.

O programa do curso incluiu visita a uma fazenda de café (Fazenda Santana, em Santo Antônio do Jardim, no Interior de São Paulo) e terá visitas a uma torrefadora, a da Mitsui Alimentos, na Capital, e à Dínamo, que tem armazéns em Santos com estrutura para beneficiamento do produto.

Soren Knudsen definiu sustentabilidade como "suprir as necessidades da geração presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprir as suas", citando conceito do Relatório Brundtland, de 1987.

As premissas básicas que fundamentam a sustentabilidade são a necessidade de otimizar o capital financeiro, o capital humano e social e o capital ambiental.

Quanto à rastreabilidade, o especialista conceituou como "manter os registros necessários para identificar e informar os dados relativos à origem e ao destino de um produto".

A certificação promove a avaliação de um processo, por intermédio de critérios que visam verificar o cumprimento de requisitos por meio de indicadores rastreáveis. As principais certificações ou verificações no mercado do café são a Ifoam Basic Standard (café orgânico), Fair Trade, Rainforest Alliance, UTZ Certified e 4C - Código Comum da Comunidade Cafeeira, além da Starbucks Cafe Practices e da Nespresso.

Em um mundo onde a sustentabilidade é cada vez mais um conceito a ser praticado, é preciso considerar tendências, de acordo com Soren Knudsen, como a proteção às florestas, as mudanças climáticas, a proteção à vida selvagem, a extrema pobreza e a gestão empresarial.

Os desafios, conforme o especialista, são o crescimento exponencial de demanda e o crescimento geométrico de oferta. "Embora a demanda cresça, a oferta pode apresentar um nivelamento, pois os produtores mais aptos a se certificarem já estão no mercado", alerta Soren Knudsen.

O especialista adianta algumas percepções sobre o mercado internacional de café e a questão da sustentabilidade. "A tendência é a consolidação de grandes cadeias particulares de fornecimento, guiadas pela multinacionais, cada qual com o seu selo de preferência. Outra tendência é de cafés com certificações múltiplas, oferecidos ao mercado. A quantidade é tão importante quanto a qualidade".

Soren Knudsen também comenta que o estreitamento das relações comerciais pela cadeia assegura fidelidade e entrega.

No que diz respeito às certificações, "Cafe Practices, Nespresso e 4C apresentam as melhores oportunidades por volume com qualidade específica". A 4C oferece a melhor oportunidade de volume de café principal e a Rainforest apresenta a melhor oportunidade para cafés de qualidade com ágio. "O Brasil é o único país que oferece essas condições", afirmou Soren Knudsen.

Mais informações sobre sustentabilidade no site: www.sorenknudsen.com.br 

Desde 1989

O Curso de Classificação e Degustação de Café da Associação Comercial de Santos teve início em 1989 e, além de atrair alunos de todo o Brasil, é reconhecido também pelos principais países consumidores. Tanto que no mês de julho de cada ano vêm profissionais do Japão para participar.

As aulas teóricas e práticas de classificação e degustação são realizadas na Sala de Classificação e Prova de Café da Associação Comercial de Santos, na Rua XV de Novembro, 137 - 3.º andar, no Centro Histórico.

O curso oferece a oportunidade de acompanhar todo o processo do grão - desde a produção até a estufagem para exportação.

Os alunos passam por aprendizagem teórica e prática sobre a história do café, produção, armazenagem, aspectos econômicos nacionais e internacionais, legislação, tecnologia, fiscalização, identificação de grãos, prova de bebida e desenvolvimento de blends.

Especialistas sobre o mercado do café e sobre sustentabilidade no agronegócio cafeeiro são convidados para fazer explanações aos alunos.

O programa inclui ainda visitas a uma fazenda de café, a um armazém de beneficiamento no porto e a uma indústria de torrefação.

Ao final, os alunos aprovados recebem, além do certificado, a carteira de classificador de café emitida pela Associação Comercial de Santos e uma colher de prova.

As taxas de matrícula são as seguintes: R$ 800,00 para alunos que comprovem vínculo empregatício com empresas associadas da Associação Comercial de Santos; e R$ 1.500,00 para não associados e estrangeiros.

A Associação Comercial de Santos promove o Curso de Classificação e Degustação de Café nos meses de março, maio, julho, setembro e novembro de cada ano.

As próximas edições do curso serão de 2 a 26 de setembro e de 4 a 28 de novembro.

Se não for formada turma em uma edição, os interessados podem fazer reserva para a seguinte.

As inscrições devem ser feitas diretamente na Secretaria da Associação Comercial de Santos, no 2.º andar, com Karina Simões.

O interessado terá a matrícula confirmada apenas após o pagamento - que deve ser feito até o dia 20 do mês anterior ao da realização do curso - e assinatura do termo de compromisso.

O participante deve ter idade mínima de 18 anos e apresentar: cópia do diploma ou certificado de conclusão do Ensino Médio ou equivalente, atestado de sanidade bucal emitido por profissional habilitado, cópia da carteira de identidade ou, no caso de estrangeiros, cópia do passaporte, além de duas fotos 3x4.

A documentação deve ser entregue na sede da Associação Comercial de Santos antes do início de cada curso.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (13) 3212-8200, ramal 220.

Alunos do 54.º Curso de Café da ACS

Eis os alunos inscritos para o 54.º Curso de Classificação e Degustação de Café da Associação Comercial de Santos:

Companhia Iguaçu de Café Solúvel:
Yasunori Ojima
Satoshi Tokita
Tomohito Yoneda

MC Coffee do Brasil:
Takeshi Kajihi
Takashi Warikata
Ryosuke Kataoka

Kasho Santos:
Kenji Kawaguchi
Kazutane Nagano
Kei Akaho
Minoru Wakai
Shingo Matsumoto
Sodo Hiraoka

Mitsui Alimentos:
Taihei Jikuya

UCC Ueshima Coffee do Brasil:
Yasuaki Kimura
Tsuneo Yamada
Kayo Ito

Union Trading:
Adrian Iglesias Fontecha

Armajaro Agri-Commodities do Brasil:
André Luiz de Siqueira






























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