August 14, 2015

Associação Comercial de Santos vai se engajar em projeto de desenvolvimento sustentável

Associação Comercial de Santos vai se engajar em projeto de desenvolvimento sustentável

O presidente da Associação Comercial de Santos (ACS), Roberto Clemente Santini, declarou que a entidade vai apoiar, na Cidade, o Projeto Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável, promovido pela Comunitas. A afirmação foi feita em evento realizado na manhã desta sexta-feira, 14 de agosto de 2015, no Auditório da ACS, na Rua XV de Novembro, 137 - 1.º andar, no Centro Histórico de Santos. Antes das apresentações, foi oferecido um café na Sala de Reuniões da ACS, também no 1.º andar.

O convite para a Associação Comercial de Santos se integrar ao projeto foi feito pela presidente da Comunitas, Regina Célia Esteves de Siqueira. A Comunitas é uma organização da sociedade civil brasileira, criada em 2000, com a missão de contribuir para o aprimoramento dos investimentos sociais corporativos e, assim, estimular a participação da iniciativa privada no crescimento do País. Roberto Clemente Santini afirmou que "a Associação Comercial vai ter todo o interesse em participar, pode contar com a gente".

No evento, estavam autoridades municipais, entre elas o prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, e empresários, como José Roberto Marinho, vice-presidente do Grupo Globo e presidente da Fundação Roberto Marinho, e Rubens Ometto, presidente do Conselho de Administração da Cosan.

"Somos gratos", disse Roberto Clemente Santini", por escolherem Santos para a realização de um encontro como esse, que tem como essência estimular a participação da iniciativa privada no desenvolvimento do País".

O presidente da ACS confia na expansão da iniciativa. "Sem dúvida, somente com ações conjuntas será possível promover o desenvolvimento sustentável do Brasil. Temos certeza de que esse movimento gradativamente vai ser irradiado por todo o País." José Roberto Marinho escolheu Parati e Rubens Ometto apadrinhou Santos desde 2013, lembrou Roberto Santini. "Que essa iniciativa se torne uma referência nacional".

Santini também mostrou confiança na participação do empresariado. "Com certeza, a partir de hoje, Santos e seus empresários vão se engajar ainda mais nesse movimento".

Ele lembrou que a Associação Comercial de Santos já recebeu, ao longo da história de 145 anos de atividades, personalidades como o imperador Dom Pedro II, presidentes da República e outras autoridades. "E a Associação Comercial de Santos sempre foi o centro de discussões e iniciativas como a de hoje".

MARINGÁ

José Roberto Marinho citou que apoiadores do projeto da Comunitas fizeram visita a Maringá, no Paraná, que não faz parte do programa, mas promoveu atividades que se enquadram nas propostas do Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável. A Associação Comercial local teve papel importante para alavancar as iniciativas. "Maringá é hoje a segunda cidade que mais cresce no Paraná, depois de Curitiba", declarou.

O vice-presidente do Grupo Globo recordou que Maringá, por volta de 1994, estava em decadência. Para superar os desafios, a comunidade resolveu se articular para não depender da monocultura do café, diversificando as atividades agrícolas. E também promoveu diversificação da economia da cidade, com ênfase na área de tecnologia. "Hoje Maringá tem índices de qualidade de vida invejáveis e recebeu prêmios".

Para mostrar a importância do apoio dos empresários, José Roberto Marinho citou que, de cada R$ 1 investido em um município, dentro do Projeto Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável, o retorno é de R$ 40. "Trata-se de um novo modelo de governança que integra diferentes setores da sociedade em um colegiado", declarou.

Rubens Ometto lembrou que, nesta sexta-feira, era a segunda vez que vinha à Cidade. A primeira foi para participar do 13.º Santos Export - Fórum Internacional para a Expansão do Porto de Santos, realizado na segunda e terça-feira, dias 10 e 11 de agosto.

Ometto conclamou os empresários locais a darem um passo além do que já foi feito. Ele afirmou que o modelo de trabalho da Comunitas, com o objetivo de melhorar a gestão pública da Administração Municipal tem dado certo em Santos, com o apoio do prefeito Paulo Alexandre Barbosa e dos secretários municipais.

PREFEITURA

O prefeito Paulo Alexandre Barbosa confirmou que "o projeto da Comunitas certamente vai contribuir para melhorar os indicadores para que se possa avançar cada vez mais em muitos setores da Cidade". Ele também confia na multiplicação dessa iniciativa. "Tenho certeza de que vai inspirar outros empresários a participarem e também servir a muitas prefeituras".

Paulo Alexandre Barbosa recordou que, desde que assumiu a Prefeitura, em janeiro de 2013, a Administração Municipal adota propostas para melhorar a gestão pública, citando o programa Eficiência Total, que posteriormente passou a se chamar Eficiência Coletiva, com metas a serem alcançadas pelos funcionários públicos do Município.

O programa de metas abrangeu inicialmente sete secretarias municipais. Hoje Santos é a única cidade do Brasil a manter contrato de gestão com todos os 12 mil funcionários de todas as secretarias.

O prefeito lembrou que a Comunitas promoveu, nesta sexta-feira, na Cidade, o Seminário de Fundamentos de Liderança Pública, do Centro de Liderança Pública (CLP), integrante do Projeto Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável, envolvendo 300 funcionários públicos municipais, com foco em liderança.

No que diz respeito à gestão do Município, Paulo Alexandre Barbosa citou a proposta Santos Ano 500, com a preocupação de planejar os destinos da Cidade para as próximas décadas. Santos chegará ao quinto centenário em 2046 e o objetivo do programa Santos Ano 500 é elaborar um planejamento estratégico que não dependa de um governo municipal: trata-se de uma iniciativa que continuará, prefeito após prefeito, para planejar os rumos santistas nos próximos 30 anos.

COMPROMISSO

O 1.º diretor financeiro da Associação Comercial de Santos, André Marques Canoilas, apresentou uma proposta de a sociedade organizada elaborar o planejamento estratégico e cobrar dos prefeitos que assinem um termo de compromisso com o documento resultante das discussões da comunidade.

O 1.º suplente da Diretoria Executiva da Associação Comercial de Santos, Edison Monteiro, enfatizou que a entidade está organizada em Câmaras Setoriais temáticas, reunindo empresas de ensino, tecnologia da informação, atividades portuárias e cafeeiras, entre outras, o que facilita o engajamento dos empresários em iniciativas como a do Projeto Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável.

A presidente da Comunitas, Regina Esteves, confirmou a importância da participação de dois vetores para o sucesso do projeto. "Um vetor é a parte interna, no âmbito da prefeitura. O outro é o engajamento da sociedade". Para ela, é importante dispor de "uma governança aberta, com a participação de todos os setores da sociedade, do primeiro até o último ano de governo".

Ricardo Ribas, da PricewaterhouseCoopers (PwC), disse que, embora o grupo seja internacionalmente conhecido como de consultoria empresarial, tem forte atuação no setor público. Ele disse que a empresa mantém nove centros de pesquisa em todo o mundo e está implementando um no Brasil, em vista da importância do País. E informou que no site da companhia - http://www.pwc.com.br/ - estão disponíveis dois livros e duas brochuras do setor público. André Marinho, também da PwC, expôs detalhes da metodologia prevista para Santos.

Além de autoridades e empresários de Santos, também participaram secretários municipais de Curitiba e autoridades de outros municípios do Estado de São Paulo.

A Associação Comercial de Santos também esteve representada pelo 2.º diretor financeiro, Vicente do Valle, pelo diretor executivo, Marcio Calves, e por integrantes do Conselho Fiscal - Pedro Veras, Gustavo Pierotti e José Américo Trindade.

CAFÉ E CAMISA DO SANTOS

No encerramento do evento, a Associação Comercial de Santos ofereceu um pacote de café especial, da região paulista da Mogiana, ao vice-presidente da Globo, ao presidente do Conselho de Administração da Cosan, à presidente da Comunitas e ao prefeito de Santos.

O presidente do Santos Futebol Clube, Modesto Roma Junior, ofereceu uma camiseta do time de futebol, autografada pelo Rei Pelé, a José Roberto Marinho. Rubens Ometto, declarado torcedor santista, recebeu também uma camiseta, assim como a presidente da Comunitas, Regina Esteves.

O site da Comunitas pode ser conferido em: http://www.comunitas.org.br e o do projeto, em http://www.programajuntos.org.br













 

Share

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.