A Associação Comercial de Santos (ACS) vai apoiar os esforços para a reforma da sede do 2.º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (2.º Baep), da Polícia Militar (PM), na Cidade. O apoio foi feito em visita do comandante regional da PM, coronel Ricardo Ferreira de Jesus, e do chefe da Divisão Administrativa do Comando de Policiamento do Interior 6 (CPI-6), capitão PM Cesar Augusto Sampaio Terra, ao presidente da Associação Comercial de Santos, Roberto Clemente Santini, na tarde desta segunda-feira, 13 de julho de 2015.
Roberto Clemente Santini recebeu os visitantes na Sala da Presidência da ACS, na Rua XV de Novembro, 137 - 2.º andar, no Centro Histórico.
O 2.º suplente da Diretoria Executiva da Associação Comercial de Santos, Martin Aron, e o diretor executivo da ACS, Marcio Calves, também receberam os visitantes.
A sede do 2.º Baep ficará em prédio que precisa passar por reformas e está localizado na Avenida Ana Costa, no Bairro do Gonzaga, ao lado de uma instalação do Corpo de Bombeiros e atrás do 7.º Distrito Policial. A decisão sobre o local foi anunciada pelo governador Geraldo Alckmin em 4 de julho de 2015, quando fez visita oficial a Santos.
O coronel Ricardo Ferreira de Jesus lembrou que o 2.º Baep foi instalado em Santos em 17 de julho de 2014 - está prestes a completar um ano de atividades. No momento, o Baep ocupa área do 6.º Batalhão de Polícia Militar do Interior (6.º BPMI), na Ponta da Praia. O 2.º Baep tem como comandante o tenente-coronel Olímpio Ferreira Magalhães.
A localização da nova sede do 2.º Baep - um grupo de eleite da Polícia Militar - é considerada estratégica pelo coronel Ricardo Ferreira de Jesus, por estar perto de três helipontos.
"A nova sede do Baep vai agregar valor à segurança pública em Santos e na região", confia o coronel Ricardo Ferreira de Jesus. "O apoio da Associação Comercial de Santos é muito importante e, com certeza, dará credibilidade ao projeto".
O presidente da ACS antecipou que a entidade talvez possa contribuir com as tintas para a pintura do prédio. O assunto será encaminhado aos associados da Associação Comercial de Santos e, mais especificamente, à Câmara Setorial de Incorporação e Construção Civil da ACS, que reúne construtoras.
O coronel Ricardo de Jesus disse que, na semana passada, fez visita ao presidente da Progresso e Desenvolvimento de Santos (Prodesan), Odair Gonzalez, para ver a possibilidade de esta colaborar no asfaltamento da parte interna do 2.º Baep. A Prodesan, empresa vinculada à Prefeitura, tem usina de asfalto.
Ele também manteve encontro com representantes da Macuco Incorporadora e Construtora, no sentido de esta fazer gestões junto à Associação dos Empresários da Construção Civil da Baixada Santista (Assecob), para a impermeabilização do prédio.
Uma força-tarefa para recuperar o prédio conseguiu a religação da água da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). A CPFL Energia também ofereceu apoio à iniciativa, com a religação da energia elétrica.
O Baep pretende também manter contato com o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) para que o setor industrial contribua nos trabalhos de reforma da sede do Batalhão de Ações Especiais de Polícia.
Os integrantes do 2.º Baep correm contra o tempo, porque querem ver se a nova sede fica pronta em dois meses, a contar de 4 de julho - portanto, a data desejada para a conclusão das reformas é 4 de setembro.
"Queremos contar com a participação da iniciativa privada e da sociedade civil, o que garante celeridade", afirmou o coronel Ricardo Ferreira de Jesus.