A Associação Comercial de Santos promoveu um encontro histórico na tarde de terça-feira (27/11), abordando um tema de extrema relevância: "A construção de saúde do futuro por meio da educação e da inovação dos processos da Telessaúde". O evento foi uma oportunidade para explorar e debater os avanços da Telessaúde em Santos, após a publicação do decreto nº 10.235 em 01 de novembro de 2023, pelo prefeito Rogério Santos.
O decreto, considerado inédito no país, regulamenta as ações e serviços de Telessaúde Integrada com base na Lei 4.204/23. Isso permitirá que profissionais de saúde realizem diversas modalidades de teleatendimento, como monitoramento de pacientes, análise de exames, emissão de laudos, triagens, interconsultas, discussão de casos e atendimento multidisciplinar, de maneira remota e com o respaldo de uma plataforma tecnológica estruturada.
O encontro, liderado pelo Professor Doutor Chao Lung Wen, Chefe da Disciplina de Telemedicina da Faculdade de Medicina da USP e Presidente da Associação Brasileira de Telemedicina e Telessaúde, uniu as Câmaras de Saúde e Instituições de Ensino da entidade. O professor é também responsável pelo Programa Santos Jovem Doutor, que desde 2015 promove conhecimentos em prevenção e promoção da saúde nas escolas municipais.
Durante duas horas de conversa, o foco principal foi esclarecer diversos pontos, destacando os benefícios da Telessaúde nas policlínicas e seu impacto na formação dos jovens.O Dr. Chao Lung Wen ressaltou a importância da educação na Telemedicina, destacando que a colaboração entre setor público e privado é crucial, mas a formação adequada é indispensável. “Não tem como desenvolver algo bom se não educarmos, não formarmos as pessoas, e aí sim, as universidades de Santos e as escolas precisam fazer um trabalho importante. Em Santos, temos a oportunidade de fazer um replanejamento do sistema de saúde apoiado em tecnologia. O país precisa olhar para a cidade como modelo”.
O Secretário de Saúde, Adriano Catapreta, enfatizou o comprometimento do poder público com a iniciativa e o engajamento do prefeito Rogério Santos, indicando a instalação efetiva da Telessaúde no município. “Na verdade, as pessoas falam o tempo todo em telemedicina. Não é só a telemedicina. Na Telessaúde nós teremos médicos, nutricionistas, enfermeiros, assistente socia, todos fazendo a Telessaúde”.
Responsável pela Câmara de Saúde da ACS, o Dr. Luiz Roberto Colombo Barboza, celebrou a iniciativa como um marco para beneficiar o Sistema Único de Saúde (SUS) não só em Santos, mas potencialmente em todo o Brasil. “O pontapé será dado em Santos através da lei municipal, mas sem dúvida, vai expandir para todo o Brasil”.
Silvia Teixeira, que coordena a Câmara das Instituições de Ensino da ACS, destacou a humanização dos atendimentos proporcionada pela Telessaúde, ressaltando a importância de democratizar o acesso à saúde na região. “De uma forma muito positiva, Santos está sendo pioneira, tanto no atendimento às escolas da rede pública quanto numa estação de Telessaúde. Vamos utilizar a formação dos nossos profissionais nas universidades, dos médicos já existentes na UPA e também de todo o aparato dos demais profissionais e fazer com que a tecnologia possa atingir muitos através de um serviço qualificado”.
O evento contou com a presença de autoridades, médicos, profissionais da saúde e educação, mas, sobretudo, dos jovens, evidenciando a preocupação com o futuro e a relevância da inovação tecnológica na promoção da saúde.
Um grande passo na integração da Telessaúde em Santos, que inspira a expansão dessa iniciativa para todo o país.