No Dia Mundial do Meio Ambiente, 05 de junho, a ACS, em parceria com o Instituto Recicla Mundo e com o Parque Tecnológico de Santos, promoveu o I Simpósio ESG – Projetos de Sucesso na Baixada Santista, reunindo grandes nomes da região para discutir as ações que estão sendo realizadas para o desenvolvimento sustentável da região.
Durante o evento, o diretor executivo da ACS, Adalto Correia, reforçou a importância da discussão e como a gestão da Associação está cada vez mais comprometida em mobilizar, articular e criar conexão entres empresas e instituições e demais setores da sociedade na busca de soluções para as metas da Agenda 2030, da ONU.
Além disso, Adalto, ao comentar as ações internas da entidade, que podem servir de modelo para associadas e outras empresas da região, apresentou a ferramenta desenvolvida pela ACS em parceria com a ModalGR e o Grupo Tribuna, utilizada para monitorar os impactos ambientais gerados no XXIV Seminário Internacional do Café. Com as ações de sustentabilidade em andamento, a expectativa é compensar mais de 400 toneladas de emissões de CO² em até um ano, antecipando a previsão anterior de até dois anos para a compensação total do impacto do evento.
Adalto também anunciou a versão 2.0 da plataforma, que será disponibilizada gratuitamente pela ACS a todos os parceiros, associados ou não, para monitorar seus impactos em eventos. “Nós queremos que este aplicativo esteja acessível para qualquer empresa. Ele já está preparado para eventos, e vamos auxiliar na customização para que todos consigam contabilizar de fato o impacto e também dar soluções para neutralização”, afirma o executivo.
O evento seguiu com a participação de diversos convidados engajados com a sustentabilidade em seus negócios, que apresentaram diversas ações realizadas por suas organizações.
O painel Porto Empresa, por exemplo, trouxe importantes discussões sobre a atuação de grandes instituições no movimento ODS, mediado por um dos jovens embaixadores do clima. Foi uma excelente oportunidade de conexão entre o projeto de capacitação conduzido em parceria com a ACS e os renomados convidados.
No período da tarde, os painéis focaram em demonstrar a realidade dos Movimentos e Manifestos atuantes na região, abordando diversos aspectos importantes sobre a mobilização social para o desenvolvimento sustentável.
O terceiro painel contou com a participação exclusiva de mulheres, que compartilharam práticas adotadas em suas instituições e discutiram o futuro na diminuição da desigualdade social e a luta contra a violência contra as mulheres.
A iniciativa reforça o empenho da ACS em incentivar cada vez mais as demais organizações a se mobilizarem nessas discussões e iniciativas.