Publicado em:
Band.com/ 23/8/2012
Cigarro e bebida alcoólica têm cerca de 80% de impostos embutidos
Em 2012, os santistas já pagaram cerca de R$ 1,9 bilhão em impostos. Os dados são do impostômetro, da ACSP (Associação Comercial de São Paulo), cujo caminhão percorreu as ruas de Santos para mostrar os valores dos altos tributos pagos pelo cidadão. “O impostômetro é um marco na luta pela reforma tributária. É um alerta diário, marcando a posição dos empresários, do comércio e do setor produtivo da sociedade brasileira”, afirma o presidente da ACS (Associação Comercial de Santos), Michael Robert August Timm.
Para se ter uma ideia para onde vai esse dinheiro, especialistas em tributos da ACSP explicam que arrecadação municipal conta com impostos como IPTU, ISS, ITDI e as transferências constitucionais, ou seja, aquelas que são feitas da União para os municípios. Os impostos estaduais são ICMS, IPVA, IPCMD e taxas.
Dentre as reivindicações da Associação, uma delas é aprovação do projeto de lei 1.472/07, que determina que as notas fiscais informem o consumidor sobre o percentual de imposto embutido em cada produto, fazendo com que a transação seja transparente. É possível se manifestar no www.horadeagir.com.br.
Produtos
Cigarro e bebidas alcoólicas estão no topo dos produtos com maior número de tributos, com 80,42% e 81,52%, este último número refere-se à vodca.
Confira a reprodução da notícia