Publicado em:
A Tribuna on-line / 10/8/2012
O governador Geraldo Alckmin (PSDB) confirmou sua presença na 10ª edição do Santos Export - Fórum Internacional para a Expansão do Porto de Santos, que acontecerá nas próximas segunda e terça-feiras, no Casa Grande Hotel, em Guarujá.
O seminário é uma iniciativa do Sistema A Tribuna de Comunicação e uma realização da Una Marketing de Eventos. Nele, os principais problemas do complexo santista serão debatidos com empresários e autoridades do setor.
Alckmin participará da solenidade de abertura, que será às 18 horas de segunda-feira. Além dele, estarão presentes o ministro dos Portos, José Leônidas Cristino, o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Tiago Pereira Lima, o superintendente adjunto da Receita Federal em São Paulo, Marcos Fernando Prado de Siqueira, o inspetor-chefe da Alfândega do Porto de Santos, Cleiton Alves dos Santos, e o deputado federal Vicente Cândido.
A presença do governador tem grande significado, principalmente pelos debates sobre a necessidade de investimentos que acontecerão no segundo dia do seminário. Os acessos rodoviários ao Porto de Santos, sob a supervisão do Estado, são alguns dos gargalos a serem eliminados para o incremento à movimentação de cargas.
A questão passou a ser mais crucial para o complexo santista após a conclusão da dragagem de aprofundamento do canal de navegação. A entrada em operação de dois novos terminais também preocupa empresários do setor.
As instalações da Brasil Terminal Portuário (BTP) e da Embraport devem entrar em operação já no primeiro trimestre do ano que vem. Elas vão permitir ao Porto dobrar sua capacidade de movimentação de cargas, consequentemente aumentando o fluxo de veículos com destino à região.
Mesmo com as autoridades do setor tentando inverter a matriz de transporte, o rodoviário ainda permanece como o mais utilizado para o acesso ao Porto. No ano passado, ele foi a alternativa encontrada para o transporte de 69% das cargas. O ferroviário respondeu por 24%.
Outra questão que também depende do Governo do Estado é a ligação seca entre Santos e Guarujá. A alternativa que vem sendo estudada é a construção de um túnel. Ele será construído na região de Outeirinhos, em Santos, e em Vicente de Carvalho, em Guarujá.
Marco regulatório
Os desafios do Porto de Santos serão discutidos na primeira mesa redonda da tarde de terça-feira. Haverá um debate sobre as estratégias do Governo Federal para a área portuária e o novo marco regulatório do setor, que será definido dentro do Plano Nacional de Logística Integrada (PNLI).
O consultor portuário Fabrizio Pierdomênico participará do painel. Ele já exerceu os cargos de diretor comercial da Codesp e subsecretário de Desenvolvimento Portuário da Secretaria de Portos (SEP). Ao seu lado, estarão o diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Pedro Brito, e o diretor-presidente do Movimento Brasil Competitivo, Erik Camarano.
A discussão dos desafios do Porto também envolverá executivos do setor. O diretor-presidente da Libra Terminais, Wagner Biasoli, o gerente-geral do Grupo Localfrio, Luiz Ortiz, o diretor institucional da Rodrimar, Ricardo Mesquita, e o presidente do Terminal de Contêineres da Margem Direita (Tecondi), Luís Opice, serão debatedores no painel, além do diretor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Portuário de Guarujá, Carlos Alfio Blaschi, e do 1º vice-presidente da Associação Comercial de Santos, Vicente do Valle.