Publicado em:
A Tribuna On-line / 22/8/2012
O estudo final de viabilidade técnica, econômica, social e ambiental do programa de revitalização Porto Valongo Santos estará finalizado até outubro. A garantia é do secretário municipal de Planejamento, Bechara Abdalla Pestana Neves.
Realizado pela empresa Ove Arup & Partners, o plano de ocupação e de sustentabilidade para viabilizar a construção de um complexo turístico, empresarial, cultural e náutico na região dos abandonados armazéns 1 ao 8.
Para viabilizar o que está planejado nessa área de 141,9 mil metros quadrados, estão previstos investimentos de R$ 554 milhões. O representante do Executivo participou, na tarde desta quarta-feira, de uma reunião do Conselho de Câmaras Setoriais da Associação Comercial de Santos, cujo tema foi o andamento de projetos para a revitalização do Centro Histórico.
O impacto dos investimentos de empresas privadas, da Petrobrás e do projeto Porto Valongo Santos transformará uma região bastante degradada do Município em um novo ponto turístico e cultural.
“Estamos trabalhando para que esse processo seja irreversível e garantir a continuidade de um projeto que trará muitos frutos para toda a região. Os grandes portos do mundo têm um complexo como esse. Santos não pode ficar de fora”, diz.
PAC copa do Mundo
As primeiras licitações para viabilizar o complexo deverão ser lançados no início do próximo ano e elas deverão ser feitas de duas formas. A União será a responsável pela concorrência para a construção do novo terminal de passageiros e construção de três berços de atracação de navios. O restante deverá ficar sob a responsabilidade da Administração Municipal.
O secretário afirma que a Prefeitura ainda está aguardando uma resposta do Governo Federal para a inclusão do projeto Porto Valongo Santos ser incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Copa do Mundo de 2014.