Publicado em:
Porto de Santos / 09/08/2012
O sistema de gestão portuária do Brasil e os novos desafios do Porto de Santos serão os temas debatidos por diretores da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) durante a 10a edição do Santos Export - Fórum Internacional para a expansão do Porto de Santos. Participarão das discussões os dirigentes Tiago Lima e Pedro Brito.
O evento ocorrerá nas próximas segunda e terça-feiras, no Casa Grande Hotel, em Guarujá. Na mesa-redonda em que estará o diretor-geral da Antaq, Tiago Lima, marcada para às 9h30 do último dia, vão ser abordados temas como o modelo de gestão portuária no Brasil, a falta de autonomia administrativa das companhias docas e os novos papéis da Secretaria de Portos (SEP), das autoridades portuárias e das agências reguladoras. A expectativa é de que o ministro dos Portos, Leônidas Cristino, também faça parte do painel.
Entre os assuntos programados, a proposta de uma maior independência administrativa para as docas deve ser o mais polêmico. Na edição passada do Santos Export, a questão foi defendida especialmente por empresários do setor, que citaram a necessidade de uma reestruturação legal das estatais para dar maior celeridade a obras e investimentos. Na época, o diretor da Antaq Pedro Brito (ex-ministro dos Portos), que participava do seminário, concordou com o pleito de uma maior autonomia para as autoridades portuárias controladas pela União – caso da Codesp, subordinada à Secretaria de Portos.
Para ele, essa é a principal diferença entre os portos brasileiros e os do exterior. Neste ano, Brito debaterá outros temas relacionados ao complexo santista. Ele estará no painel 10 edições de Santos Export - Os novos desafios do Porto de Santos, marcado para as 14h30, na terça-feira, ao lado do presidente do Tecondi e diretor de Logística da Ecorodovias, Luís Ópice, e do diretor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Portuário do Guarujá, Carlos Alfio Blaschi.
Também integrarão a mesa-redonda o gerente-geral da Localfrio, Luis Ortiz, o diretor institucional da Rodrimar, Ricardo Mesquita, o diretor-presidente da Libra, Wagner Biasoli, e o 1º vice-presidente da Associação Comercial de Santos, Vicente do Valle. Nesse painel, os empresários vão falar sobre a desburocratização do sistema portuário, a demanda por maior agilidade na liberação de cargas, o novo custo Brasil, os desafios do marco regulatório, a estratégia nacional para o setor e os próximos arrendamentos de áreas no cais santista. O novo marco regulatório deve merecer um destaque especial nas discussões. A previsão é de que, ainda neste mês, a presidente Dilma Rousseff anuncie mudanças na legislação dos portos. Para participar do Santos Export 2012, os interessados devem se inscrever, até amanhã, através do site do seminário (www.forumsantosexport.com.br).