Publicada em:
Agnocafé, 4/4/2012, quarta-feira
A solenidade de formatura da 50.ª turma do Curso de Classificação e Degustação de Café da Associação Comercial de Santos (ACS) foi recheada de bom humor, paixão e poesia. A formanda Luana Camila Figueiredo de Almeida, oradora da turma, fez um discurso com bom humor.
O professor Davi Antonio Pinto Teixeira, um apaixonado pelo café, demonstrou mais uma vez a eterna paixão pelo produto. E Luis Vagner Dias, o Barney Days, conhecido do pessoal do café, apresentou uma poesia, Senhor dos Cafés.
A mesa da cerimônia foi integrada pelo presidente da Associação Comercial de Santos, Michael Timm, pelo coordenador da Câmara Setorial de Exportadores de Café da ACS e coordenador do Curso de Café, John Wolthers, pelo professor Davi, e pelos diretores Ronaldo Taboada, 1.º secretário, Antonio Carlos Cavaco, 1.º diretor financeiro, e Marcio Calves, diretor executivo.
Timm, ao abrir a solenidade, agradeceu ao coordenador da Câmara Setorial de Exportadores de Café, ao professor Davi e a todos os que contribuíram para a realização do 50.º curso da Associação Comercial de Santos.
Em seguida, o coordenador da Câmara Setorial de Exportadores de Café da Associação Comercial de Santos discursou, agradecendo também a todos os que colaboraram para o sucesso do curso.
Depois, o professor Davi, eterno apaixonado pelo produto, mais uma vez declarou o amor e a paixão pelo café.
A formanda Luana Camila Figueiredo de Almeida, oradora da 50.ª turma do Curso de Classificação e Degustação de Café da Associação Comercial de Santos, discursou com bom humor.
A seguir, cada formando recebeu o certificado de classificador de café da Associação Comercial de Santos das mãos do padrinho ou madrinha.
Antes do encerramento da solenidade, foi chamado à tribuna Luis Vagner Dias, o Barney Days, para apresentar o poema Senhor dos Cafés, de autoria dele.
Barney Days é figura bastante conhecida dos profissionais do mercado cafeeiro, em especial dos que circulam pela Rua XV de Novembro.
Para encerrar a cerimônia, os formandos e o professor Davi foram convidados para se postarem à frente da mesa para a fotografia oficial da 50.ª turma do Curso de Classificação e Degustação de Café da Associação Comercial de Santos. “Tenho certeza de que vocês hão de concordar que o foco e empenho que o professor Davi lhes dedicou no decorrer do curso refletirá muito positivamente no dia a dia do futuro profissional de vocês. Além do professor Davi, não posso esquecer a grande colaboração do dedicado Geléia durante o curso, assim como da Karina, do Pedro e do Ronaldo Taboada. Não poderia deixar de frisar também o agradecimento à Dínamo Armazéns Gerais, em especial ao Levi Junior, que abriu as instalações da empresa para que pudesse haver uma interação maior dos alunos do curso com o dia a dia dos armazéns. Por último, um agradecimento à Fazenda Boa Esperança, da companhia Queiroz de Almeida, por receber o grupo de alunos da Associação Comercial de Santos, para que pudessem - alguns de vocês - ter contato, pela primeira vez, com a produção cafeeira, pois, sem dúvida nenhuma, sem eles, os produtores, não estaríamos aqui", indicou John Wolthers.
O curso é supervisionado pelo presidente da Associação Comercial de Santos, Michael Timm, e pelo coordenador da Câmara Setorial de Exportadores de Café da ACS, John Wolthers.
O Curso de Classificação de Café da ACS começou em 1989, para formar profissionais capazes de identificar as características do produto, atender às exigências do mercado e criar oportunidades de negócios. Desde então, mais de 700 alunos já foram habilitados técnicos.
Além de despertar o interesse de alunos de várias partes do Brasil, o curso da ACS é reconhecido também pelos principais países consumidores. No mês de julho de cada ano, japoneses que atuam em empresas relacionadas ao mercado do café vêm a Santos especialmente para o curso da Associação Comercial.
O curso tem edições em março, maio, julho, setembro e novembro. São duas horas diárias durante quatro semanas de aprendizagem teórica e prática sobre a história do café, produção, armazenagem, aspectos econômicos nacionais e internacionais, legislação, tecnologia, fiscalização, identificação de grãos, prova de bebida e desenvolvimento de blends.
As aulas teóricas são ministradas na Sala de Classificação e Prova de Café da Associação Comercial de Santos. Palestras ministradas por especialistas complementam as aulas. Entre as aulas práticas, há uma visita a uma fazenda de café e a um terminal de embarque do produto no porto.