Publicado em:
Porto de Santos / 20/8/2012
O ex-presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), José Roberto Correia Serra, recebeu ontem, na Câmara Municipal da Santos, a Medalha de Honra ao Mérito Braz Cubas.
Durante a solenidade, ele também foi homenageado pela Associação Comercial de Santos (ACS). Serra, que é engenheiro mecânico, assumiu a Codesp em 12 de agosto de 2008 e ficou à frente da empresa por quase quatro anos. Porém sua trajetória no setor portuário já se estende por 30 anos.
Emocionado, o ex-presidente considera a homenagem um reconhecimento ao seu trabalho. “É uma honra estar na Câmara com minha família e receber esta medalha. Trata-se de uma prova que trilhamos o caminho certo. Além disso, significa um estímulo para continuar trabalhando no setor portuário”. Serra deixou o comando da Codesp em junho por motivos pessoais. Entre seus legados, destaca alguns como, por exemplo, “ a dragagem de aprofundamento do canal de navegação do Porto de Santos, obras das avenidas perimetrais e a Declaração de Cumprimento da lei antiterrorismo portuário ISPS Code”.
Natural de Fortaleza (CE), ele reassumiu seu cargo na Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), em sua terra natal. Além disso, cumpriu seu objetivo “que era voltar para perto da família”, com o gosta de frisar. Porém, após quatro anos vivendo na Cidade, confessa que se sente santista. “Continuarei sendo daqui. Fui conquistado pelo Porto”.
O vereador Benedito Furtado (PSB), autor do projeto, considera a medalha mais que merecida. “O Serra foi um presidente diferenciado. Aliás, ele e o Sérgio da Costa Matte, que foi o primeiro a comandar a Codesp”. O parlamentar diz que classifica Serra como uma pessoa “ética, íntegra e competente”.
O presidente da Associação Comercial de Santos (ACS), Michael Timm, entregou ao homenageado da noite uma escultura de duas velas náuticas. Para ele, Serra fez um mandato que beneficiou o Porto e a Cidade. “Ele fez tudo o que esteve ao seu alcance. Espero que consigam dar continuidade ao seu trabalho”.
Confira a reprodução da notícia