Publicada em:
A Tribuna, 11/11/2011, sexta-feira, página C-4, Economia
DA REDAÇÃO
Vencedora nas categorias ouro e diamante, a Torrefação e Moagem de Café Serra da Gama, de São Sebastião da Grama, no Interior de São Paulo, foi o destaque do 10.º Concurso Estadual de Qualidade do Café de São Paulo, realizado quarta-feira no Museu do Café.
A empresa arrematou por R$ 45 mil o lote de 10 sacas do produtor José dos Santos Cecílio Filho, da Fazenda Bela Vista da Gama, do mesmo município. A categoria ouro premia o maior investimento.
A maior pontuação do concurso, no entanto, foi para o lote do cafeicultor José Romeu Aith Favaro, produzido na Estância Tijuco Preto, em Tejupá, que obteve 9,086, em uma escala de 0 a 10. Além da maior nota do concurso, o lote de Aith Favaro também venceu na categoria café descascado.
Outros vencedores foram os cafés do produtor Célio Ferreira, do Sítio Bela Vista da Fumaça, de Divinolândia, e da cafeicultora Maria Aparecida Nascimento, do Sítio Samambaia, de São Sebastião da Grama. O primeiro venceu na categoria café natural, com a nota 8,656 e a segunda, no microlote, com 8,702.
O prêmio especial foi para a Cafeteria do Museu do Café, pelo maior lance dado a um microlote, de apenas duas sacas. A cafeteria adquiriu por R$ 1.700,00 a saca do café produzido por Maria Aparecida do Nascimento, também de São Sebastião da Grama.
Os cafés adquiridos em leilão serão industrializados e irão compor a Edição Especial dos Melhores Cafés de São Paulo, que chegará ao mercado em 16 de dezembro.
A cerimônia de premiação foi apresentada por Eduardo Carvalhaes Júnior, presidente do Conselho de Câmaras Setoriais da Associação Comercial de Santos e diretor do Escritório Carvalhaes.
Confira a reprodução da notícia