September 16, 2012

Comitiva brasileira visita portos ingleses - A Tribuna - 16/9/2012

Publicada em:
A Tribuna, 16/9/2012, domingo, página C-5, Porto & Mar

Viagem ao Reino Unido integra programação do Santos Export 2012

LEOPOLDO FIGUEIREDO
Enviado especial a Londres

Executivos e autoridades do Porto de Santos vão iniciar amanhã uma série de visitas técnicas aos principais portos da Inglaterra, a fim de conhecer os planos de expansão desses complexos e seu modelo de gestão, com operações e administrações privadas.

Também estão previstos encontros com representantes do Governo e associações empresariais, além de apresentações sobre projetos em desenvolvimento e oportunidades de investimento no cais santista. A programação continua até a próxima quinta-feira.

Entre as autoridades brasileiras presentes, estarão o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Tiago Lima, e o presidente da Codesp (administradora do Porto de Santos), Renato Barco.

A viagem à Inglaterra complementa a programação da 10ª edição do Santos Export – Fórum Internacional para a Expansão do Porto de Santos, realizada nos últimos dias 13 e 14 de agosto, em Guarujá. O seminário é uma iniciativa do Sistema A Tribuna de Comunicação e uma realização da Una Marketing de Eventos.

Esta é a oitava missão técnica realizada pelo Santos Export, que anualmente, desde 2005, promove visitas a complexos marítimos de destaque no cenário internacional. As delegações do seminário já foram recebidas em portos da Holanda, da França, da Itália, da Espanha, da Alemanha, da Dinamarca, dos Estados Unidos, do Canadá, do Panamá e, no último ano, da China.

A programação desta edição é organizada em parceria com a agência de Comércio e Investimento do Reino Unido (UKTI, na sigla em inglês). A ida à Inglaterra é estratégica diante do momento vivido pelo setor portuário brasileiro.

Nas próximas semanas, a presidente Dilma Rousseff pretende anunciar mudanças no modelo de concessão dos portos, ampliando a participação da iniciativa privada.

A política do Reino Unido (do qual a Inglaterra faz parte, junto com a Escócia, o País de Gales e a Irlanda do Norte) para o mercado portuário é referência mundial em relação ao espaço dado aos agentes privados, que se responsabilizam tanto pela operação como pela gestão dos complexos.

No Brasil, nos terminais públicos, apenas a operação é explorada pelos empresários.

PROGRAMAÇÃO

O primeiro dia da programação, amanhã, terá início com uma visita ao Porto de Tilbury, um dos principais da Inglaterra. Instalado às margens do Rio Tâmisa, ele atende a região de Londres, a capital do país e a maior cidade da Europa.

Como Santos, opera uma variedade de cargas, como papel para a impressão de jornais (líder britânico na importação deste produto), contêineres (440 mil unidades no ano passado, enquanto o cais santista respondeu por 1,9 milhão de unidades, o equivalente a 2,9 milhões de TEUs), carros, grãos e outros granéis. É um dos três grandes portos do Reino Unido, ao lado de Southampton e Felixstowe.

O complexo foi privatizado há exatos dez anos, quando começou a ser administrado pela companhia Forth Ports e seus associados. Em janeiro deste ano, a empresa conseguiu o controle acionário total de Tilbury, que tem uma área de 3,4 quilômetros quadrados (quase a metade da ocupada pelo Porto de Santos, com 7,7 quilômetros quadrados) e 8 quilômetros de cais (o complexo santista tem 13 km).

Em seguida, o grupo do Santos Export visitará as obras do London Gateway, terminal em construção a cerca de 40 quilômetros de Londres, às margens do Rio Tâmisa (rio que corta a capital). O empreendimento, da operadora DP World (que, em Santos, é uma das acionistas do terminal Embraport, a ser inaugurado no início do próximo ano), foi planejado para ser o maior porto de águas profundas do país e o principal parque logístico da Europa, com acessos rodoviários e ferroviários, além de hidroviários (através do rio). Sua primeira fase será inaugurada no final do próximo ano. Quando totalmente implantado, poderá operar 3,5 milhões de TEUs por ano.

Na terça-feira, estão previstas reuniões da comitiva com Philip Grindrod, responsável pelo setor de políticas portuárias do Departamento de Transportes do Reino Unido. Ele fará uma apresentação com o tema Política de Portos e Navegação no Reino Unido - Transição de responsabilidades públicas para o setor privado.

Na sequência, o grupo do Santos Export se encontrará com representantes da Sociedade das Indústrias Marítimas (SMI, na sigla em inglês), do Reino Unido, e o diretor executivo do Grupo dos Maiores Portos do Reino Unido (UKMPG, associação que reúne as empresas operadoras dos principais complexos do país), Richard Bird. Depois, será a vez dos executivos e das autoridades brasileiras apresentarem o cais santista.

Na quarta-feira, haverá uma visita ao Porto de Southampton, na costa sul do país, a 126 quilômetros a sul de Londres. Trata-se do principal complexo marítimo para a operação de carros (mais de 650 mil por ano) e cruzeiros do Reino Unido e o segundo na de contêineres (mais de 1,5 milhão por ano). Também é líder no movimento de passageiros, recebendo mais de 1 milhão por ano (quantidade semelhante à de Santos na última temporada). Tem quatro terminais de cruzeiros e deve concluir o quinto no próximo ano. Foi dele que zarpou, em 10 de abril de 1912, o Titanic.

O último dia da programação da viagem do Santos Export prevê visitas às instalações da Lloyds Security e uma reunião com o embaixador brasileiro em Londres, Rodrigo Azeredo, na Embaixada do Brasil.

PARTICIPANTES

A comitiva do Santos Export é formada por executivos de terminais de contêineres e granéis, operadores logísticos, prestadores de serviços para o setor e da Praticagem de Santos, diretores da Associação Brasileira dos Terminais Retroportuários e das Empresas Transportadoras de Contêineres (ABTTC), da Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados (Abtra), da Associação Comercial de Santos e da Associação das Empresas do Distrito Industrial e Portuário da Alemoa (AMA).

Entre as autoridades, além do diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Tiago Lima, e do presidente da Codesp, Renato Barco, estão o presidente do Conselho de Autoridade Portuária (CAP) de Santos e secretário de Planejamento da Prefeitura de Santos, Bechara Abdalla Neves, e o secretário de Assuntos Portuários de Guarujá, Carlos Blaschi.

Também participam diretores do Sistema A Tribuna de Comunicação.

10 ANOS DE SANTOS EXPORT

PORTOS INTERNACIONAIS

Complementando a programação do seminário, a comitiva do Santos Export 2012, formada por empresários e autoridades do setor, visitará dois portos da Inglaterra – Tilbury e Southampton.

A viagem ocorrerá de 15 a 21 de setembro. Esta é a oitava missão técnica no exterior. No Brasil, o Fórum deste ano ocorreu nos últimos dias 13 e 14 de agosto, no Casa Grande Hotel, em Guarujá, com a discussão de diferentes temas relacionados ao segmento.

TILBURY

Instalado às margens do Rio Tâmisa, é o porto que atende a região de Londres, integrando o complexo portuário da capital da Inglaterra. Opera uma variedade de cargas, como papel para a impressão de jornais (líder britânico na importação desta carga), contêineres (440 mil unidades no ano passado), carros, grãos e outros granéis. É um dos três grandes portos do Reino Unido. Foi privatizado em 1992, quando passou a ser administrado pela Forth Ports, que conseguiu o controle acionário total do complexo em janeiro deste ano. Estende-se por uma área de 3,4 quilômetros quadrados (quase a metade da ocupada pelo Porto de Santos), com 8 quilômetros de cais (o complexo santista tem 13 km).

Southampton

O complexo fica na costa sul do país, a 126 quilômetros a sul de Londres. É o principal porto para a operação de carros (mais de 650 mil por ano) e cruzeiros do Reino Unido e o segundo na movimentação de contêineres, embarcando ou desembarcando  mais de 1,5 milhão de contêineres por ano. Seu terminal de contêineres, com 5 berços, é administrado pela DP World (a empresa, em Santos, é uma das sócias controladoras do Terminal Embraport, em construção).

Também se destaca na operação de petróleo e granéis líquidos químicos. Conta com acessos rodoviários e ferroviários e é servido por um aeroporto internacional. Opera cerca de 40 milhões de toneladas de cargas por ano (Santos deve atingir os 100 milhões neste ano).

Ocupando uma área de 3 quilômetros quadrados, Southampton é o porto dos cruzeiros na Inglaterra. Recebe mais de 1 milhão de passageiros por ano (quantidade semelhante à de Santos na última temporada). É a sede das frotas da P&O Cruises e da Cunard Line, além de ser usado regularmente pela Royal Caribbean. Tem quatro terminais de passageiros e deve concluir o quinto no próximo ano. Foi dele que zarpou o Titanic, em 1912.

Portos internacionais já visitados

2011, em outubro — Xangai, Shenzhen, Ningbo e Hong Kong, na China

2010, em agosto — Miami, nos Estados Unidos, e Cidade do Panamá, no Panamá

2009, em agosto — Copenhagem, na Dinamarca, e Hamburgo, na Alemanha

2008, em setembro — Vancouver, no Canadá, e Seattle, nos Estados Unidos

2007, em outubro — Gênova, na Itália, e Barcelona, na Espanha

2006, em agosto — Los Angeles, Long Beach e Houston, nos Estados Unidos

2005, em outubro — Roterdã, nos Países Baixos, e Le Havre, na França

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