October 15, 2012

BDCC é exemplo da parceria entre Alfândega de Santos e empresas portuárias - NetMarinha - 15/10/2012

Publicada em:
Site NetMarinha, 15/10/2012, segunda-feira

# Cadastro único criado pela ABTRA é adotado por 90% dos recintos alfandegados de Santos

Assessora de Comunicação

Com a presença da Alfândega do Porto de Santos, de diretores e executivos das principais empresas portuárias, profissionais e entidades, o evento de apresentação dos benefícios operacionais do Sistema BDCC reuniu 120 convidados, em 10/10/2012, na Associação Comercial de Santos.
 
Em seu discurso, o diretor Antonio Carlos Fonseca Cristiano, da Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados (ABTRA), entidade promotora do evento, informou que a iniciativa privada investiu, desde a sua aprovação em 2009, cerca de R$ 2 milhões no desenvolvimento do BDCC. E destacou a disposição da entidade de elaborar novos sistemas, particularmente relacionados ao escaneamento das cargas que transitam nos recintos alfandegados.
 
O inspetor-adjunto da Alfândega, Akiyoshi Omizu, ressaltou o papel relevante do BDCC para o controle aduaneiro e a importância da parceria firmada entre a Aduana e as empresas portuárias de Santos. Segundo Akiyoshi, o BDCC contribui para aprimorar o rastreamento da atuação dos intervenientes nas atividades de comércio exterior, uma vez que permite identificar quem é quem na cadeia logística. A segunda etapa nesse rastreamento deverá informar o que os atores (pessoas e empresas) fazem em termos de operações de comércio exterior. E a terceira delas implicará a classificação da conduta de cada um desses atores.
 
Adotado por 52 dos 56 recintos alfandegados em Santos, O BDCC é um sistema de cadastramento eletrônico de dados e emissão de crachá de identificação de empresas, pessoas e veículos homologado pela Alfândega de Santos para autorizar o ingresso delas nos recintos alfandegados, nos termos da Portaria ALF/STS 200 (expedida em 13/04/2011).
 
“Por se tratar de um cadastro único adotado pela comunidade portuária, o BDCC agiliza o acesso e amplia a segurança nos locais alfandegados”, explica Matheus Miller, secretário executivo da ABTRA. Com o BDCC, as empresas não precisam mais validar cada ingresso manualmente junto à Alfândega, pois o ingressante cadastrado já passou pela análise e validação dessa Autoridade. Antes, todo esse processo era feito manualmente e demorava cerca de 15 minutos, além exigir o preenchimento e encaminhamento de vários formulários impressos. Além do mais, a identificação do ingressante agora pode ser compartilhada por todas as empresas e órgãos que constituem a comunidade portuária.
 
Por conta da facilidade no registro das informações, o Sistema já cadastrou cerca de 50 mil pessoas e 1.700 empresas.
 
O BDCC foi desenvolvido pela ABTRA, entidade representativa das principais empresas de movimentação de contêineres e carga geral, para atender a necessidade de uma base única de credenciamento de pessoas e veículos que ingressam no Porto.
 
No site da ABTRA (www.abtra.com.br) estão disponibilizados os seguintes arquivos: matérias publicadas na imprensa, imagens do evento e o vídeo do BDCC.

Confira a reprodução da notícia

Share

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.