Publicado em:
NetMarinha / 19/12/2012
A Associação Comercial de Santos (ACS) criou a Câmara Setorial de Petróleo e Gás da entidade e elegeu os integrantes da coordenação nesta terça-feira, 18 de dezembro de 2012, em reunião que contou com representantes da instituição e de empresas associadas. O encontro aconteceu na Sala de Reuniões, na Rua XV de Novembro, 137 - 1.º andar, no Centro Histórico.
A reunião teve a presença do 1.º vice-presidente da ACS, Vicente do Valle, do 1.º suplente da Diretoria Executiva, Edison Monteiro, do presidente do Conselho de Câmaras Setoriais, Eduardo Carvalhaes Junior, e do ex-coordenador da Associação Comercial de Santos Jovem (ACS Jovem), Gustavo Pierotti, bem como de representantes das empresas Petróleo Brasileiro (Petrobras), Saipem do Brasil Serviços de Petróleo, Ciesa, Port Consult, Soteica do Brasil e G. Pierotti Ship Supplier.
Além de debaterem os objetivos e trabalhos a serem realizados, os presentes elegeram, como coordenador da Câmara Setorial de Petróleo e Gás, Vicente do Valle (Ciesa), que é também 1.º vice-presidente da Associação Comercial de Santos. O vice-coordenador da câmara será Nelson Juniti Nakamura (Soteica) e Gustavo Pierotti (G. Pierotti Ship Supplier) foi eleito o secretário.
De acordo com o presidente da ACS, Michael Timm, a criação da câmara é um marco importante na história da cidade e da instituição. "A definição dos integrantes que dirigirão a Câmara Setorial de Petróleo e Gás é histórica e importante. Isto demonstra, acima de tudo, que a Associação Comercial de Santos, mais uma vez, está em sintonia com o momento econômico da cidade e disposta a prestar sua parcela de contribuição".
Os primeiros passos da Câmara de Petróleo e Gás serão atrair mais empresas com propostas convergentes, para que todas busquem resultados positivos. De acordo com Vicente do Valle, as ideias ainda serão amadurecidas e há muito tempo que a iniciativa é planejada. "A Associação Comercial de Santos defende o interesse dos empresários em tudo o que diz respeito ao desenvolvimento. Com base nisto, as câmaras setoriais têm autonomia e representam o interesse de sua área de atuação".
Para o presidente do Conselho de Câmaras Setoriais da ACS, Eduardo Carvalhaes Junior, a união destas empresas e a escolha da Petrobras em instalar a sede da unidade de petróleo em Santos são os impulsos necessários para que o pré-sal faça parte da realidade da região. "A Associação Comercial de Santos sempre diversificou a atuação desde os tempos do café e a criação deste novo segmento na entidade veio na hora certa".
A Câmara de Petróleo e Gás servirá também como um fórum de discussão, em que os envolvidos terão espaço para tomar decisões importantes do setor, como afirma o vice-coordenador eleito, Nelson Nakamura: "Nossas expectativas são de alavancar ideias, materializar as metas e alcançar os objetivos".
A aliança das empresas para atender à demanda do mercado foi ressaltada pelo secretário eleito, Gustavo Pierotti. "Uma empresa associada complementa a outra. Com esta união, nós teremos a sinergia necessária para mostrar para a sociedade que o pré-sal já está acontecendo e não podemos deixar as oportunidades passarem".