Ministro pretende melhorar acessos ferroviários ao Porto

Fonte: A Tribuna / 27/8/2013

José Leônidas Cristino planeja se reunir com titular dos Transportes, César Borges, para tratar da questão

Em meio às discussões sobre a necessidade de novos acessos ao Porto de Santos, a Secretaria de Portos (SEP) pretendese unir ao Ministério dos Transportes para aumentar a capacidade das ferrovias que seguem em direção à Baixada Santista. O objetivo é alavanccar a movimentação de cargas sobre trilhos, reduzindo custos, retirando carretas das rodovias e, consequentemente, desafogando o trânsito. Com a parceria, a pasta federal ligada ao setor portuário pretende agilizar processos– como licenciamentos ambientais– para projetos em andamento.

A iniciativa da SEP foi revelada pelo ministros dos portos, José Leônidas Cristino, na noite de ontem, durante a abertura da 11ª edição do Santos Export-Fórum Internacional para a Expansão do Porto de Santos. O seminário, que termina hoje, no Mendes Convention Center,é uma iniciativa do Sistema A Tribuna de Comunicação e uma realização da Una Marketing de Eventos.

“O Governo tem interesse em aumentar a movimentação de carga através de trens.E eu,pessoalmente, descobri que tenho condições de ajudar nesse sentido quando estive na região, na semana passada”, disse o chefe da SEP, que, há cerca de dez dias, optou por fazer de trem o trajeto entre São Paulo e Santos.

Cristino pretende se reunir, nesta ou na próxima semana,com o ministro dos Transportes, César Borges, para que as pastas possam trabalhar em harmonia. “O que eu puder fazer para contribuir com o Ministério dos Transportes, agilizar licenças ambientais e resolver o problema desses dois trechos (da concessionária América Latina Logística na Serra do Mar) que serão duplicados, vou fazer”,disse o ministro.

Outra iniciativa do titular da SEP para impulsionar o transporte ferroviário é inserir, nos novos contratos de arrendamento de terminais graneleiros, a exigência de que um percentual das cargas chegue ou saia do Porto em trilhos. “Em todos os terminais de grãos que vamos licitar, vamos exigir do contrato que grande parte da movimentação seja por trens. Precisamos olhar para ferrovias”, afirmou Cristino. E admitiu que tal determinação só poderá ser cumprida se for oferecida capacidade suficiente na malha ferroviária.

LICITAÇÕES

Durante seu discurso na abertura do Santos Export, o ministro também reafirmou os planos para licitar 11 áreas no Porto de Santos. Os editais devem ser publicados em 25 de outubro. Os leilões vão ocorrer 30 dias depois, no final de novembro.

Essas datas foram definidas a partir do agendamento das audiências públicas das licitações, que vão ocorrer nesta sexta-feira.

DEBATES

O Santos Export segue hoje com novos debates sobre o futuro do Porto de Santos (confira aprogramação ao lado). Ao final do evento, o deputado federal Beto Mansur (PP) pretende levar as questões abordadas para a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann. Gargalos de infraestrutura e as críticas de empresários são os principais pontos.

“Saem daqui questões que são debatidas por pessoas que vivem a realidade da falta de infraestrutura. Nada maisjusto do que levá-las ao Governo e é isso que eu pretendo fazer em Brasília”, afirmou Mansur.

Programação (Sujeita a Alterações)

>> Hoje (27/8)

9 horas- Painel Acessos: O futuro do Porto de Santos

Expositores: Rui Botter, coordenador do Centro de Inovação em Logística e Infraestrutura Portuária (Cilip) da USP

Paulo Tarso Vilela de Resende, doutor em Planejamento de Transporte e Logística pela University of Illinois at Urbana Champaign(EUA) e professor na Fundação Dom Cabral

Moderador: Leopoldo Figueiredo, editor de Porto & Mar do Jornal A Tribuna

Debatedores: Henry James Robinson, diretor-presidente da Brasil Terminal Portuário

Martin Aron, presidente da ABTTC

Mário Márcio Cid Guimarães, diretor super intendente comercial e de Operações da Localfrio

Fábio Mello Fontes, diretor de Relações Institucionais da Praticagem de São Paulo Antonio Carlos Sepúlveda, presidente da Santos Brasil e da ABTRA

10h30–Coffee-break

10h45– Mesa Redonda: Os problemas logísticos do Porto de Santos e soluções a curto, médio e longo prazo Expositores: Paulo Alexandre Barbosa, prefeito de Santos

Márcia Rosa, prefeita de Cubatão Maria Antonieta de Brito, prefeita de Guarujá Renato Barco, presidente da Codesp

Moderador: Paulo Tarso Vilela de Resende, doutor em Planejamento de Transporte e Logística pela University of Illinois at Urbana Champaign (EUA) e professor na Fundação Dom Cabral

Debatedores: Marcelo Araújo, presidente-executivo do Grupo Libra Flávio Brancato, diretor de Operações do Concais André Ursini, diretor da Icipar

12h30– Palestra- almoço com o governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos

14horas– Palestra internacional Porto de Jebel Ali: Dubai

Palestrante: Otto Bottger, Gerente da DP World

 

15horas– Palestra: Reflexões sobre o novo modelo de gestão portuária no Brasil

Palestrante: Claudio Frischtak, consultor do Conselho Empresarial Brasil-China, presidente da Inter B– Consultoria Internacional de Negócios e diretor de País do Internacional Growth Center (London School of Economics e Universidade de Oxford)

Debatedores: -Matheus Miller, secretário executivo da ABTRA;  Leopoldo Figueiredo, editor de Porto & Mar do Jornal A Tribuna

16horas–Coffee-break

16h30– Mesa Redonda: O setor portuário a partir da Lei12.815

Expositores: Pedro Brito, diretor geral da Antaq Benjamim Caldas Gallotttti Bezerra, Gallotti Advocacia Claudio Loureiro, presidente do Centronave

Debatedores: José Edgard Laborde Gomes, assessor jurídico da Marimex e vice presidente para Assuntos Aduaneiros da ABTTC

Igor Tamasauskas,advogado, ex-subchefe adjunto para Assuntos Jurídicos da Casa Civil da Presidência da República Vicente do Valle, vice-presidente da Ciesa

18h30– Coquetel de encerramento

Fonte:Una Marketing de Eventos

                                       





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