HISTÓRIA DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE SANTOS

 

Em 1870, um grupo de empreendedores decidiu organizar uma entidade para representar e advogar os interesses do comércio e da indústria. Nascia então, em 22 de dezembro de 1870, a Associação Comercial de Santos, a 1ª do Estado de São Paulo e a 5ª do Brasil.

 

Antes da Associação Comercial

Coincidência ou não, o fato é que muitas coisas importantes passaram a acontecer na Cidade após a fundação da Associação Comercial de Santos.

Até o surgimento da Associação Comercial, não havia em Santos serviços de esgoto e coleta de lixo, iluminação pública, água para consumo domiciliar e nem ruas pavimentadas – ou pelo menos capazes de prover o escoamento de águas pluviais.

Não existiam bancos, transporte coletivo e nem um cais organizado, apesar de as exportações alcançarem 550 mil sacas de café e 110 mil fardos de algodão em 1870.

Os primeiros serviços de água foram executados em 1870. Dois anos depois eram inaugurados o transporte via bondes de burros e a iluminação a gás.

A Associação Comercial de Santos, por sua vez, empreendeu esforços para conseguir melhores condições sanitárias para a Cidade, o que contribuiu de maneira significativa para a extinção da febre amarela, da peste bubônica e da gripe espanhola, entre outras iniciativas.

 

Confira a seguir uma cronologia de alguns fatos de destaque na história da Associação Comercial de Santos:

Linha do Tempo

22 de dezembro de

1870

Fundação da Associação Comercial de Santos

Em 1846, foram feitos os primeiros esforços para a criação de uma instituição para cuidar de assuntos comerciais e promover o desenvolvimento econômico de Santos, mas não avançaram, porque o ambiente mercantil era limitado. As iniciativas tiveram sucesso apenas em 1870.

Apesar de Santos ser uma praça respeitável, a comissão organizadora da recém-fundada Associação Comercial de Santos – composta por Nicolau Vergueiro, Ignácio Wallace da Gama Cochrane, William Wright, Gustavo Backeuser, G. Wagner e J. Azurém Costa – teve que se empenhar muito. A diretoria provisória foi integrada pelos pioneiros da comissão organizadora.

-

1870-1878

Nicolau Vergueiro é o primeiro presidente da Associação Comercial de Santos.

 

 

7 de junho de

1871

Os estatutos da Associação Comercial de Santos são aprovados pelo Decreto Imperial 4.738, de 7 de junho de 1871, averbados na Alfândega, registrados no Tribunal do Comércio do Rio de Janeiro e publicados no Diário Oficial de 29 de março de 1874.

29 de março de

1874

A princesa imperial regente, Isabel, representando o pai, imperador Dom Pedro II, assina autorização de funcionamento da Associação Comercial de Santos. 

27 de setembro de

1874

É realizada a primeira assembleia geral da Associação Comercial de Santos.

14 de outubro de

1874

É empossada a primeira mesa diretora, com o comendador Nicolau Vergueiro como presidente, cargo que ocupa até 1878. Vergueiro oferece o prédio onde ocorre a eleição, na Rua da Praia, 38, para ser a sede da Associação Comercial de Santos.

-

1875

O pintor Benedicto Calixto elabora painel do estuário santista que integra o acervo da Associação Comercial de Santos. O painel mostra o estuário, com a Ilha Barnabé ao fundo, e está na Sala da Presidência da ACS. 

30 de agosto de

1875

O imperador Dom Pedro II e a imperatriz Teresa Cristina visitam a Associação Comercial de Santos. O Livro de Ouro de visitantes ilustres é aberto em homenagem ao casal imperial. Uma curiosidade é que o imperador assinava Dom Pedro 2.º, com numeral ordinal, e não com algarismos romanos.

30 de setembro de

1878

Dom Pedro II e Teresa Cristina fazem nova visita à Associação Comercial.

-

1883

O visconde Nicolau Pereira de Campos Vergueiro (primeiro presidente da Associação Comercial de Santos) convida Benedicto Calixto a estudar na Europa, entre 1883 e 1884, custeando-lhe as despesas e garantindo, com a cooperação de amigos, a manutenção da família do artista durante a permanência no Exterior.

12 de outubro de

1883

Aquisição do prédio da Associação Comercial de Santos. Por escritura pública de 12 de outubro de 1883, a Associação Comercial de Santos adquire de Jesuína Augusta de Aguiar Peixoto e outros, o imóvel assim descrito: “Um prédio de sobrado sito nesta cidade, à Rua 25 de Março n.º 55, com frente para a dita rua e para o Largo 11 de Junho, com 3 janelas de sacadas de ferro…”.  Mais adiante, o texto cita: “Cujo prédio se acha hoje em ruínas em consequência de incêndio que nele houve” – e que aconteceu em 30 de julho de 1883. Neste local foi construída a sede própria da Associação Comercial de Santos, onde a entidade funciona até hoje, na Rua XV de Novembro, 137, na esquina com a Rua Riachuelo.

13 de novembro de

1886

Dom Pedro II visita de novo a Associação Comercial de Santos.

-

1888

O pintor Benedicto Calixto doa o quadro “Santos em 1888” para a Associação Comercial de Santos. A imagem mostra uma visão panorâmica de Santos e está na Sala da Presidência da Associação Comercial.

22 de dezembro de

1890

Ruy Barbosa, o Águia de Haia, visita a Associação Comercial de Santos. 

18 a 30 de dezembro de

1891

A Associação Comercial de Santos governa Santos, por meio de moção popular. A Intendência Municipal de Santos é deposta e então aclamada a Associação Comercial de Santos para tomar conta do governo municipal. A diretoria da Associação Comercial era presidida por Antonio Carlos da Silva Telles, que desempenhou as funções de 18 a 30 de dezembro de 1891 e se limitou a dar expediente apenas aos serviços mais urgentes.

-

1909

*Antecipando-se a qualquer iniciativa oficial, a Associação Comercial de Santos institui pioneiramente as férias comerciais, a semana inglesa e a aposentadoria para os funcionários.

 

*A Associação Comercial de Santos luta contra lei que limita a exportação a 9 milhões de sacas de café no Estado de São Paulo.

7 de abril de

1911

O poeta Olavo Bilac, o Príncipe dos Poetas Brasileiros, visita a Associação Comercial de Santos, mas não em missão literária. Ele vem a negócios, para definir o fornecimento de telegramas diários sobre cotações em mercados internacionais. Bilac era diretor da Agência Americana, responsável pelo serviço noticioso.

-

1913

O pintor Carlos Oswald elabora a tela “Forças da Pátria”, que faz parte do acervo da Associação de Comercial de Santos – e está atualmente na Sala de Reuniões do 1.º andar. Oswald foi autor, entre outras obras, do desenho final da estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.

3 de outubro de

1917

A Associação Comercial de Santos é declarada de utilidade pública federal pelo Decreto 3.348.

22 de maio de

1918

O então presidente da República, Wenceslau Brás, visita a Associação Comercial de Santos.

21 de agosto de

1921

Assentamento do marco fundamental da sede da Associação Comercial de Santos, na Rua XV de Novembro. O então presidente da República, Epitácio Pessoa, é a principal autoridade presente. Também está presente o presidente do Estado, Washington Luís Pereira de Sousa, assim como o prefeito de Santos, coronel Joaquim Montenegro. 

-

1924

Inauguração do prédio da Associação Comercial de Santos, na Rua XV de Novembro, 135, o número original. O número atual da ACS é o 137 da Rua XV. O edifício é concluído na gestão de José Martiniano Rodrigues Alves, de 1923 a 1924, e se estende pela Rua Riachuelo até a Praça Azevedo Júnior. No local, funcionam inicialmente o Montepio Comercial e a Caixa Beneficente dos Auxiliares do Comércio Cafeeiro de Santos. A sede é construída no estilo eclético, com forte influência barroca.

10 de outubro de

1927

A Lei Estadual 2.201 reconhece a Associação Comercial de Santos como instituição representativa dos interesses da praça de Santos.

Março de

1928

A Associação Comercial de Santos se mobiliza de imediato e promove arrecadação de recursos para as vítimas de deslizamento no Monte Serrat e também auxilia a Santa Casa de Misericórdia de Santos, que sofre prejuízos com o desmoronamento. 

14 de julho de

1941

A Associação Comercial de Santos é reconhecida como instituição representativa dos interesses gerais do comércio da praça de Santos pela Lei Estadual 1.416.

2 de setembro de

1941

A Associação Comercial de Santos é declarada órgão técnico e consultivo do Governo Federal por meio do Decreto 7.770.

15 de outubro de

1949

O então presidente da República, Eurico Gaspar Dutra, visita a Associação Comercial de Santos.

28 de janeiro de

1957

O então presidente da República, Juscelino Kubitschek, e o então governador de São Paulo, Jânio Quadros, visitam a Associação Comercial de Santos.

Confira a íntegra do discurso de Juscelino Kubitschek na visita à Associação Comercial de Santos

Setembro de

1959

Juscelino Kubitschek faz nova visita à Associação Comercial de Santos.

-

1972

A Associação Comercial de Santos realiza a primeira edição do Seminário Internacional de Café de Santos.

16 de maio de

1977

O então presidente da República, Ernesto Geisel, participa do Seminário Internacional de Santos, promovido pela Associação Comercial de Santos. É a primeira visita de um presidente ao evento.

Setembro de

1981

A Associação Comercial de Santos inaugura a Sala de Classificação e Degustação de Café, no 3.º andar do prédio.

-

1989

A Associação Comercial de Santos realiza o primeiro Curso Internacional de Classificação e Degustação de Café, que é hoje referência nacional e mundial, atraindo profissionais do Brasil e do Exterior.

Dezembro de

1989

Eleito presidente da República, Fernando Collor de Mello visita a Associação Comercial de Santos.

17 de agosto de

1994

O então ministro das Relações Exteriores, embaixador Celso Amorim, visita a Associação Comercial de Santos. 

18 de agosto de

1994

É criado o Departamento de Operadores Portuários da Associação Comercial de Santos. O departamento é instituído para congregar os empresários operadores portuários, atividade definida na Lei 8.630/93, a chamada Lei dos Portos.

-

1995

A Associação Comercial de Santos marca presença no Movimento Centro Vivo, de recuperação do Centro Histórico de Santos.

-

2002

A Associação Comercial de Santos participa dos preparativos e é uma das idealizadoras do 1.º Concurso Estadual de Qualidade do Café de São Paulo.

Maio de

2006

Com as alterações do Estatuto Social, aprovadas em assembleia em maio de 2006, são criadas as Câmaras Setoriais da Associação Comercial de Santos, sucedendo os Departamentos Setoriais. O principal objetivo das Câmaras Setoriais é reunir empresários por setores de atividades, de modo a permitir intercâmbio de informações e desenvolver gestões e reivindicações de interesse das empresas de cada Câmara Setorial.

Setembro de

2006

É lançado na Associação Comercial de Santos o Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp), da Petrobras, relativo à Bacia de Santos, com a proposta de equacionar a oferta e a demanda de bens e serviços para a cadeia de petróleo e gás. 

12 de dezembro de

2006

Inauguração do Posto de Informações do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) na Associação Comercial de Santos.

9 de novembro de

2007

A Associação Comercial de Santos é eleita Associação Comercial Referência da Região Sudeste 2007, prêmio oferecido pela Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB).

1.º de julho de

2008

Criação da Associação Comercial de Santos Jovem (ACS Jovem), núcleo de jovens empreendedores com o objetivo de formar lideranças com potencial de destaque no cenário empresarial brasileiro, desenvolver redes de relacionamento entre os jovens empresários locais e seus pares espalhados pelo mundo, além de amadurecer o perfil empreendedor da região, como meio de fortalecer a economia. Tomam posse: Elias Francisco da Silva Junior, como coordenador; José Moniz, vice-coordenador; e Erik Sanches Salgado, secretário. Também são empossados como conselheiros: André Vasconcelos, Edward Casagrande, Helder Knidel, Leandro Borges Taveira, Miguel Rollo e Milton Teixeira Filho.

1.º de agosto de

2008

Inauguração de Posto de Atendimento da Receita Federal nas instalações da Associação Comercial de Santos.

Novembro de

2008

Início de funcionamento do posto de atendimento de Ceritificado Digital na Associação Comercial de Santos. O certificado digital é usado para garantir – ao titular e ao destinatário – autenticidade, privacidade, integridade e inviolabilidade de mensagens, documentos e transações realizadas via Internet. Entre outras finalidades, o certificado digital funciona como uma assinatura digital: tem validade jurídica para ser utilizado como assinatura de próprio punho, comprovando que o proprietário concorda com o documento assinado.

9 a 13 de março de

2009

A Associação Comercial de Santos Jovem realiza a 1.ª Semana do Jovem Empreendedor, que integra o calendário oficial do município de Santos. As palestras são ministradas nas universidades parceiras. O evento é promovido anualmente, sempre em março.

21 de agosto de

2009

Criação da Câmara Setorial de Saúde, agregando empresas e instituições relacionadas à Medicina e Saúde. Como coordenador, foi eleito Raimundo Viana de Macedo (Unimed de Santos – Cooperativa de Trabalho Médico); como vice-coordenador, Eli Celice Dias (Fundação Plural – Rede Plurarl de Desenvolvimento); e como secretário, Alberto Augusto Guimarães Gonçalves (Instituto de Análises Clínicas de Santos). As empresas ou entidades fundadoras da Câmara Setorial de Saúde foram: Clínica Refraktum, Fundação Plural, Hospital Visão Laser Oftalmologia, Instituto de Análises Clínicas de Santos, Meyer Serviços Médicos, Perfil Saúde Ocupacional e Unimed de Santos.

4 de dezembro de

2009

O senador Aloizio Mercadante visita a Associação Comercial de Santos, onde é recebido pelos diretores da entidade. 

19 de janeiro a 15 de fevereiro de

2010

A Associação Comercial de Santos coordena campanha, em parceria com o Sistema A Tribuna de Comunicação, de arrecadação de água e mantimentos a serem doados à população do Haiti, país devastado por terremoto ocorrido em 12 de janeiro de 2010. A iniciativa conta ainda com a parceria do 2.º Batalhão de Infantaria Leve (BIL), para o transporte do material. A arrecadação soma 2,5 toneladas de alimentos e água.

11 de março de

2010

O governador José Serra, candidato do PSDB a presidente da República, visita a Associação Comercial de Santos, onde participa da abertura do Seminário Baixada em Ação 2010 – Crescimento com Sustentabilidade, realizado nos dias 11 e 12 de março de 2010. Serra lembra que o programa Onda Limpa é o maior projeto de saneamento básico do País, com investimentos de R$ 1,4 bilhão. O governador é recebido pelos diretores da Associação Comercial de Santos. 

30 de abril de

2010

Dilma Rousseff, pré-candidata do Partido dos Trabalhadores (PT) a presidente da República, faz visita à Associação Comercial de Santos. O presidente da ACS, Michael Timm, aproveitou para fazer gestões a Dilma no sentido de promover uma reforma tributária e trabalhista e alvancar o projeto de um aeroporto civil na região da Baixada Santista. A pré-candidata é recebida pelos diretores da Associação Comercial de Santos.

28 de junho de

2010

A então senadora Marina Silva, candidata do Partido Verde (PV) a presidente da República, visita a Associação Comercial de Santos. Ela defende a convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte exclusiva para debater as reformas tributária, política e trabalhista. Ela é recebida pelos diretores da Associação Comercial de Santos.

22 de dezembro de

2010

A Associação Comercial de Santos comemora 140 anos de existência. “Para nós, diretores da Associação Comercial de Santos”, afirma o presidente Michael Timm, “é um privilégio e uma honra comemorar o aniversário de 140 anos da entidade. As perspectivas para a associação, a cidade e a Baixada Santista são as melhores possíveis, com investimentos da Petrobras para explorar o pré-sal. E, para os próximos anos, o cenário é excelente, pois a cadeia de petróleo e gás, com certeza, vai render muitos negócios”. A festa do 140.º aniversário é celebrada em 3 de dezembro de 2010 na Estação Santos, espaço de eventos no Centro Histórico.

13 de janeiro de

2011

Novo site da Associação Comercial de Santos entra no ar. O endereço www.acs.org.br é mantido, com novo visual, mais clean, e com conteúdo dinâmico – notícias da entidade e de interesse das empresas associadas, entre outros assuntos.

13 de janeiro de

2011

Ocorre a estreia do programa ACS na TV, com 30 minutos de duração, de entrevistas com autoridades, especialistas e empresários, abordando temas relacionados à Associação Comercial de Santos. O programa vai ao ar às quintas-feiras às 20 horas, com reapresentação aos domingos, às 11 horas, na TV Com, no canal 11 da Net Santos, SP.

7 de fevereiro de

2011

O novo Estatuto Social da Associação Comercial de Santos é aprovado. Uma das novidades é a eleição da Diretoria Executiva, que passa a ocorrer de três em três anos e não mais bienalmente.

2 de março de

2011

É reeleita a gestão presidida por Michael Timm, a primeira com mandato de três anos. O mandato anterior, iniciado em 27 de março de 2009, também presidido por Timm, foi o último com duração de dois anos.

10 de junho de

2011

O então ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, decide realizar o primeiro Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação da Baixada Santista, em reunião organizada pela Câmara Setorial de Instituições de Ensino da Associação Comercial de Santos.

20 de setembro de

2011

A Associação Comercial de Santos realiza o Fórum de Ciência e Tecnologia, Pesquisa e Inovação, com apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia e em parceria com o Sistema A Tribuna de Comunicação. O evento, realizado no Mendes Convention Center, em Santos, integra a 7.ª edição do Gás na Economia.

5 de março de

2012

A Associação Comercial de Santos realiza o 50.º Curso de Classificação e Degustação de Café. A 50.ª turma teve aulas até 29 de março e contou com 16 alunos. 

18 de dezembro de

2012

A Associação Comercial de Santos cria a Câmara Setorial de Petróleo e Gás, que reúne empresas e entidades integrantes do setor. Para o presidente da Associação Comercial de Santos, Michael Timm, trata-se de um marco importante na história da cidade e da instituição. “A definição dos integrantes que dirigirão a Câmara Setorial de Petróleo e Gás é histórica e importante. Isto demonstra, acima de tudo, que a Associação Comercial de Santos, mais uma vez, está em sintonia com o momento econômico da cidade e disposta a prestar sua parcela de contribuição”. O 1.º vice-presidente da ACS, Vicente do Valle (Ciesa), é eleito coordenador da Câmara Setorial de Petróleo e Gás. Nelson Juniti Nakamura (Soteica do Brasil) assume o cargo de vice-coordenador e Gustavo Pierotti (G. Pierotti Ship Supplier), o de secretário.

10 de janeiro de

2013

A Câmara Setorial de Petróleo e Gás da Associação Comercial de Santos realiza a primeira reunião ordinária.

19 de março de

2014

Roberto Clemente Santini, diretor-presidente da TV Tribuna, é eleito presidente da Associação Comercial de Santos, em assembleia geral ordinária, para o mandato 2014-2017. Eis os demais integrantes eleitos para a Diretoria Executiva da ACS: 1.º vice-presidente, John Olav Wolthers (Comexim); 2.º vice-presidente, Ramiro Manuel Martins Marote (Grieg Retroporto); 1.º secretário, Henry James Robinson (Brasil Terminal Portuário); 2.º secretário, Alexandre Garrido Ehrenberger (AGE Desenvolvimento de Sistemas); 1.º diretor financeiro, André Luiz Marques Canoilas (AMC Holding); 2.º diretor financeiro, Vicente de Paulo Vieira do Valle (Ciesa); 1.º suplente, Edison da Silva Monteiro (Unip Santos); 2.º suplente, Martin Alexandre Aron (Libra Terminais). O Conselho Fiscal tem como titulares: Vítor de Souza (Agência de Turismo Vasco da Gama), Pedro Veras dos Anjos (Gestão Empresarial por Observação – GEO) e Italino Staniscia Filho (Terminal Marítimo do Guarujá – Termag). Os suplentes são: Gustavo Assef Pierotti (G. Pierotti Ship Supplier), José Américo Trindade (Hamburg Sud Brasil) e Fabrício Guimarães Julião (Una Marketing de Eventos).

22 de maio de

2014

Pela primeira vez na história da Associação Comercial de Santos, uma mulher é eleita para um cargo de direção. Ana Carmen Sampel Borges, da Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé), é eleita presidente do Conselho de Câmaras Setoriais da Associação Comercial de Santos. No pleito, foram escolhidos também o vice-presidente, Mike Sealy, o 1.º secretário, Nixon Santiago Morais, e o 2.º secretário, Fabrício Motta Paulella. O mandato é de três anos, até a eleição da Diretoria Executiva, em 2017.

15 de julho de

2014

É criada a Câmara Setorial de Incorporação e Construção Civil.

22 de julho de

2014

Posse da coordenação da Associação Comercial de Santos Jovem (ACS Jovem), o Núcleo de Jovens Empreendedores da entidade. Leandro Borges Taveira, da Santos Hostel (eleito coordenador da ACS Jovem em pleito realizado em 3 de junho de 2014), assume o comando da ACS Jovem. Os demais membros empossados, para mandato de um ano, são: vice-coordenador, Guilherme Fonseca e Silva (Nautilus Logística Portuária); secretária, Karoline Jorge (KJ Nutricional); secretário de Projetos, Renato Olival Fregonese, advogado; e secretário de Relações Institucionais, Thiago Borges (Quality Soluções em Alimentação e Serviços).

1.º de outubro de

2014

Criação da Câmara Setorial de Agentes de Carga. São eleitos e empossados o coordenador, Darcy Franzese (Associação Nacional das Empresas Transitárias, Agentes de Carga Aérea, Comissárias de Despachos e Operadores Intermodais); o vice-coordenador, Jorge Silva (Flipper Logística Internacional); e o secretário, Fernando Reis (S. Magalhães S/A Logística em Comércio Exterior).

7 de novembro de

2014

O presidente mundial do Grupo Aziende Riunite Caffè, Franco Tesoro-Tess, visita a Associação Comercial de Santos, acompanhado do diretor geral da Aziende no Brasil, Paulo de Oliveira Santos.

20 de novembro de

2014

A Associação Comercial de Santos é homenageada no encerramento do 15.º Congresso da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), por ser a Associação Comercial mais antiga do Estado de São Paulo, pois completa 144 anos em 22 de dezembro de 2014. O congresso é realizado em Águas de Lindóia, com a participação de mais de mil integrantes de associações comerciais e empresários do Estado.

8 de abril de

2015

A Fundação Dom Cabral (FDC), empresa associada da Associação Comercial de Santos, realiza o 1.º Diálogo com Empresários da Baixada Santista, com o tema: “Desafios financeiros em tempos de crise”, a cargo do professor Geraldo Sardinha. O diálogo é um evento destinado à troca de experiências entre os integrantes do Parceiros para a Excelência (Paex) na Baixada Santista com os demais empresários, para debater assuntos relevantes para o desempenho das organizações.

12 de maio de

2015

A coordenação da Câmara Setorial de Incorporação e Construção Civil da Associação Comercial de Santos é eleita. O coordenador é Lupércio Simão Conde, da Engeterpa Engenharia Terraplenagem e Pavimentação. O vice-coordenador é José Ramón Crego Carnero, da Crego e Painceira Construções e Empreendimentos Imobiliários. A secretária é Lúcia Ratto de Mesquita Roma, da Missão Empreendimentos. A Câmara Setorial de Incorporação e Construção Civil foi criada em 15 de julho de 2014.

15 de dezembro de

2015

O chamado Livro de Ouro da Associação Comercial de Santos (ACS), que contém assinaturas de visitantes ilustres desde 1875, como a de Dom Pedro II, por exemplo, foi restaurado. O trabalho foi realizado pela restauradora de livros e documentos da Fundação Arquivo e Memória de Santos (FAMS), Adelia Maria Alcover, e entregue às mãos do presidente da ACS, Roberto Clemente Santini, durante reunião de diretoria.

23 de agosto de

2016

Pela primeira vez desde que o grupo de jovens da Associação Comercial de Santos (ACS Jovem) foi criado, em 2008, duas mulheres tomaram posse como coordenadoras. Tatiane Martins assumiu como coordenadora e Manuela Santini como vice-coordenadora para a gestão 2016/2017, ambas eleitas por unanimidade.

14 de março de

2017

Durante a reeleição da chapa de Roberto Clemente Santini, pela primeira vez uma mulher integra a diretoria da ACS: a 1ª Diretora-secretária Lúcia Maria Teixeira.

4 de maio de

2018

Entregue obra de modernização da Associação Comercial de Santos, após um ano e quatro meses.

14 de fevereiro de

2019

Inaugurada Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial na ACS, em conjunto com a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil  (CACB) .A iniciativa da parceria teve o apoio da OAB-Santos e Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio). 

11 de dezembro de

2019

A Associação Comercial de Santos (ACS) recebeu, na manhã desta quarta-feira (11), empresários e lideranças de diferentes setores de atuação. O encontro serviu para dar início à criação do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Santos (Condesan), que tem como objetivo planejar os próximos anos da Cidade, ajudar a direcionar os investimentos em infraestrutura, desenvolvimento econômico e, consequentemente, na geração de empregos.

10 de março de

2020

Mauro Sammarco é eleito presidente da Associação Comercial de Santos, em assembleia geral ordinária, para o mandato 2020-2023. Eis os demais integrantes eleitos para a Diretoria Executiva da ACS: 1º Vice-presidente, Ronaldo Jamar Taboada, 2º Vice-presidente, Alex Veríssimo Mendes, 1º Diretor-financeiro, Rogério Mathias Conde, 2º Diretor-financeiro, Nívio Perez dos Santos, 1ª Diretor-secretário, Noslen Lopes Botelho, 2º Diretor-secretário,  Marcelo Teixeira Filho, 1º Suplente, Elber Alves Justo, 2º Suplente, Ricardo Molitzas. O Conselho Fiscal tem como titulares: Paulo Fernandes Filho, Luiz Roberto Colombo Barboza e Jorge Mariano. Os suplentes são Edmar de Oliveira Monteiro, Leonardo Felix Ribeiro e André Luiz Collacio Lettieri

22 de março

2020

Consciente de seu papel institucional e da responsabilidade de se integrar à luta contra o Coronavírus, a Associação Comercial de Santos inicia uma mobilização da classe empresarial. A idéia é atuar em sintonia direta com o comitê de crise formado pela administração municipal, de modo a efetivamente colaborar nas áreas vitais à prevenção e ao atendimento público. A decisão do presidente da ACS, Mauro Sammarco, de mobilizar a classe empresarial foi precedida de discussões com os diretores e com o prefeito Paulo Alexandre Barbosa, que, de pronto, considerou a proposta importante, necessária e extremamente positiva. O prefeito indicou a necessidade de cessão de mão-de-obra na área de construção civil e a necessidade de suporte na aquisição de insumos básicos, para ampliação da rede de atendimento aos infectados. A ACS junto a seus associados arrecadou cestas básicas para doar a famílias carentes.

27 de julho de

2020

O futuro para o desenvolvimento e crescimento de Santos para os próximos 20 anos começa a ganhar forma. A partir do cronograma estabelecido pelo ex-prefeito de Maringá, Silvio Barros, contratado pela Associação Comercial de Santos, em conjunto com os parceiros Assecob, Unisantos e SinHores, para assessorar durante todo o processo, foram criados grupos de trabalho para o Conselho de Desenvolvimento Econômico de Santos (Condesan)  planejar os próximos anos do município e formar uma base de representação da sociedade civil que atue como suporte à gestão pública.

06 de agosto de

2021

A Associação Comercial de Santos (ACS) estreou um novo portal com uma interface mais atual, muito mais prática e intuitiva. Totalmente responsivo e de concordância com as diretrizes da Instituição, o portal tem a função de ser um dos principais canais de comunicação da ACS com seu público-alvo (associados e clientes).

Um dos pontos fortes do novo formato é o conteúdo, disposto de forma leve para a leitura, facilitando a busca do usuário pela informação. Desta forma, o novo site reúne, em sua página inicial, as principais informações relacionadas à ACS, como história, ações institucionais e os serviços oferecidos pela Instituição.

10 de fevereiro de

2022

Organizada pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), a audiência pública que discutiu a desestatização do Porto de Santos durou quase seis horas e aconteceu no Auditório da Associação Comercial de Santos.

A sessão, que foi realizada de forma híbrida, contou com a presença do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.

Além do ministro, participaram autoridades portuárias, políticos e representantes do Governo federal. O objetivo da audiência foi receber contribuições para aprimorar os documentos relativos à desestatização. O prazo de concessão será de 35 anos, prorrogável por até cinco anos.

O secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Diogo Piloni, foi o responsável pela apresentação do detalhamento do processo de desestatização da Autoridade Portuária de Santos.

De acordo com os estudos, os investimentos previstos para a adequação da infraestrutura do Porto Organizado totalizam R$ 16 bilhões, distribuídos ao longo da vigência contratual.

Março de

2022

O curso de Classificação e Degustação de Café da Associação Comercial de Santos (ACS) foi totalmente reformulado e modernizado.

Após a pandemia de 2020, o curso ficou suspenso por quase dois anos e voltou no modelo híbrido.

As aulas, que incluem 40 horas de duração, sendo 20 horas teóricas, no formato online, e as outras 20 horas presenciais, são ministradas por especialista do setor, e os alunos mergulham no mundo do grão e conhecem a sua história, aspectos agronômicos, preparo da lavoura, método de colheita, armazenagem, classificação do café, entre outros assuntos.

26 de abril de

2022

Reativação da Câmara Setorial de Fornecedores e Serviços de Navios.

Em eleição, ficou definido como coordenador, Gustavo Pierotti, da G Pierotti, como vice Nilton Herrera Savaris Filho, da Trapel Comercio de Pano de Limpeza Ltda, cabendo a Celio V. Emerenciano, da Sea Star Fornecedor de Navios Ltda, atuar na secretaria da Câmara.

11 e 12 de maio de

2022

XXIII Seminário Internacional do Café de Santos

Edição histórica, com recorde de público participante.

510 participantes de 21 países.

16 de agosto de

2022

Associação Comercial de Santos cria sua própria Câmara de Arbitragem

Ao longo dos seus 25 anos de trajetória, a Lei de Arbitragem se consolidou no Brasil. E como não poderia ser diferente, desde 2019, a Associação Comercial de Santos possui um mecanismo de arbitragem e mediação em parceria com a Câmara de Arbitragem da Confederação das Associações Comerciais do Brasil — instituição privada, cujo objetivo é administrar conflitos de forma rápida e sem recorrer ao judiciário. Porém, com o intuito de ter mais autonomia na gestão, na tomada de decisões, mais proximidade com seus associados e agilidade nos processos, a ACS anunciou a criação da sua própria Câmara Arbitral.

O comunicado oficial foi feito através de uma Assembleia Geral Extraordinária, realizada na sede da ACS com a presença de associados.

Agosto/Setembro de

2022

Com o objetivo de promover o debate e envolver a região diretamente nas eleições 2022, a diretoria da Associação Comercial de Santos, o Grupo Tribuna, a Associação dos Empresários da Construção Civil da Baixada Santista (Assecob) e a Ordem dos Advogados do Brasil-Subseção Santos realizaram um ciclo de sabatinas com os candidatos ao Governo do Estado de São Paulo e à Presidência da República.

Os encontros presenciais deram espaço para os candidatos apresentarem suas propostas para associados e convidados.

Durante o período recebemos os candidatos: Vinicius Poit (Novo), Elvis Cezar (PDT), Tarcísio de Freitas (REP) e Rodrigo Garcia (PSDB), candidatos ao Governo do Estado eLuiz Felipe D´Ávila (Novo), candidato à Presidência da República.

Outubro de

2022

Campanha “Vote Consciente, Vote com sua Região”, em parceria com a OAB- Santos e a ASSECOB (Associação dos Empresários da Construção Civil da Baixada Santista), teve a grande missão, através de ações efetivas, de conscientizar a população sobre a importância do voto em candidatos da Baixada Santista, a fim de beneficiar diretamente a nossa região.

Durante três meses realizamos diversas ações, entre elas as sabatinas eleitorais, que deram espaço para candidatos aos cargos de Governador do Estado de São Paulo e à Presidência da República, de apresentarem suas propostas para nossos associados.

Também lideramos uma campanha com conteúdos digitas, postados em nossas redes sociais e enviados por e-mail para todos associados, que explanaram sobre os cargos eletivos, passando pelo fomento ao voto regional, e os números dos últimos pleitos.

Todas essas ações consolidam o contínuo esforço da ACS de fortalecer a democracia brasileira por meio da consciência popular, fazendo com que mais pessoas aptas participassem das eleições, não se abstendo das urnas, mas sim, exercendo o direito ao voto, escolhendo conscientemente candidatos por suas ideias e projetos, consequentemente aumentando a representatividade da nossa região.

Após o primeiro turno das Eleições 2022, a Baixada Santista manteve 05 Deputados Estaduais na Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP), e dobrou a representatividade na Câmara Federal, com 04 Deputados Federais eleitos.

19 de outubro de

2022

Lançamento do Comitê de Gestão de Pessoas durante o Seminário Internacional Universidade-Empresa.

O comitê tem como objetivo criar um ambiente colaborativo para o compartilhamento de conhecimentos e práticas de qualidade entre os associados da ACS na busca da excelência na área de Gestão de Pessoas.

19 e 20 de outubro de

2022

II Seminário Internacional Universidade-Empresa

Uma edição inédita que fez uma conexão entre palestrantes internacionais, representantes de universidades e lideranças empresariais com um único propósito: pensarem juntos nas soluções, nos desafios e nas oportunidades para o futuro da região.

Reunimos 3 continentes, 8 países, para tratar um assunto de importância mundial: América, Europa e Ásia discutindo empregabilidade.

22 de novembro de

2022

Após apreciação do conselho diretor, a ACS concretizou sua afiliação a ICC - International Chamber of Commerce, organização não governamental que trabalha para promover e assessorar o comércio internacional e a globalização.

A parceria com a ICC colocou a ACS com o que existe de mais avançado e inovador no comércio internacional, revertendo em benefícios para os nossos associados.

19 de dezembro de

2022

O livro que conta os 150 anos de história da Associação Comercial de Santos, agora em versão digital, é disponibilizado no site da ACS.

Clique aqui para acessar o conteúdo!

22 de dezembro de

2022

Em comemoração aos 152 de história da Associação Comercial de Santos, seu Salão de Mármore foi totalmente revitalizado, voltando a ser a entrada principal da Instituição e espaço cultural para exposições.

No espaço destacam-se os detalhes ornamentais em dourados e outros objetos que tornam o local ainda mais imponente.

Nas paredes, imagens antigas da cidade de Santos, como a primeira sede da ACS, dos primeiros presidentes, fundadores da entidade, Visconde de Vergueiro e Visconde do Embaré.

A decoração conta também com um mobiliário antigo, com destaque para a réplica de um telefone utilizado no final do século XIX, revelando que a ACS foi a proprietária da linha nº 1 da história de Santos.

29 de dezembro de

2022

“Revista Baixada Santista, Quem Somos Nós!”

Vinte setores da Baixada Santista estão destacados na revista “Baixada Santista, Quem Somos Nós! ”, produzida pela Associação Comercial de Santos, em parceria com o cientista político Rodolfo Amaral e lançada em Dezembro/2022.

O objetivo da publicação é apresentar um diagnóstico socioeconômico da Região Metropolitana da Baixada Santista e disponibilizá-lo às autoridades e à sociedade em geral, contribuindo para um debate temático na busca de soluções coletivas.

Os dados da revista têm caráter oficial e foram organizados dentro de um período histórico para permitir uma análise apurada de todos os temas. Entre os indicativos estão informações sobre: População Idosa; Evolução da Receita Corrente; Evolução do Valor Adicionado; Cenários Financeiros da Baixada Santista (em R$); Evolução dos empregos formais e MEIs; Evolução das Aposentadorias; Movimento de contêineres no Porto de Santos; Consumo de energia elétrica industrial (em KHW/anual); Evolução das ligações elétricas; Direitos da verba DADE; Evolução da frota de veículos; Expansão da frota de caminhões; ICMS Ecológico em 2021; Expansão da rede de economias de água e esgoto; Recursos do FUNDEB na RM; Despesas na saúde com recursos próprios; Beneficiários de programas sociais; Produção habitacional; Criminalidade e Matrícula do ensino profissional.

27 de janeiro de

2023

Entrega da reforma do antigo prédio da Biblioteca, que agora abriga os Projetos Invest e Alegra Centro da Prefeitura de Santos.

06 de março de

2023

O empresário Mário Sergio de Lucena Sammarco foi reeleito para comandar por mais três anos a Associação Comercial de Santos. Em assembleia realizada, no auditório da entidade, a Chapa 1 (ACS em Primeiro Lugar) obteve 107 votos contra 40, consignados a Chapa 2 (ACS para Todos), de oposição.

“É um reconhecimento pelo trabalho que a gente fez, a gente está no caminho certo. Mostra uma extrema união, agora é uma Associação só, seguir em frente com o apoio da maioria dos associados.”, comemorou Mauro.

Entre as prioridades do presidente eleito estão a continuidade de pautas e iniciativas relevantes para o crescimento e desenvolvimento econômico e social da região; a criação de uma Rede Colaborativa entre as associadas, em parceria com a Fundação Dom Cabral, e um olhar especial em tecnologia, com o objetivo de tornar Santos um hub de Inovação.

Também foram eleitos os membros da Diretoria Executiva: Elber Alves Justo (1º vice-presidente), Carlos Alberto Fernandes Santana Junior (2º vice-presidente), Rogério Mathias Conde (1º diretor-financeiro), Roseneide Fassina (2º diretora-financeira), Marcelo Teixeira Filho (1º diretor-secretário), Ricardo Molitzas (2º diretor-Secretário), Evelyse Silva Lopes (1ª Suplente) e Luis Antonio Floriano (2º Suplente).  Essa é a primeira vez, que duas mulheres ocupam uma posição de destaque na Diretoria.

O Conselho Fiscal também tomou posse e é composto pelos titulares Jorge Mariano, Luiz Roberto Colombo Barboza e Paulo Fernandes Filho e pelos suplentes Alex Veríssimo Mendes, André Luiz Collacio Lettieri e Renan Marreiros Hazan.

02 de maio de

2023

A Associação Comercial de Santos foi palco do ato de entrega do termo de cessão da área dos armazéns 4, 5 e 6 pela Autoridade Portuária de Santos à Prefeitura Municipal para construção do Parque Valongo.

O evento reuniu o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, e o prefeito Rogério Santos, além de representantes da Autoridade Portuária (SPA) e diversas autoridades.

16 de junho de

2023

Com o objetivo de debater mudanças, melhorias e encontrar soluções viáveis nos acessos rodoviários ao Porto de Santos, representantes do PGI - ARTESP, Ecovias, Polícia Rodoviária, Autoridade Portuária, Prefeitura e CET/Santos estiveram reunidos na sede da Associação Comercial de Santos.

O encontro organizado pela ACS com exclusividade para associadas, foi marcado por uma manhã rica em debates, troca de conhecimento e conexões, e discorreu sobre os fluxos, obras e outras interfaces que impactam o Sistema Anchieta-Imigrantes, entrada da cidade, Distrito da Alemoa, Perimetral e as demais vias internas do Porto.

Sempre palco de grandes discussões a ACS idealizou mais um importante passo para o desenvolvimento da nossa região.

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.