Após 14 anos como professor da ACS, Nilton Ribeiro se despede das aulas do Curso de Classificação e Degustação

Fonte: Departamento de Comunicação da ACS

Os alunos que participaram do 70º Curso de Classificação de Degustação de Café da Associação Comercial de Santos (ACS) receberam nesta sexta-feira (27), no auditório da instituição, seus certificados de conclusão de curso, durante cerimônia de formatura.

A cerimônia teve um gosto especial. Após 14 anos como professor do curso de Classificação e Degustação da ACS, Nilton Ribeiro se despediu das aulas e formou sua última turma. Por isso, recebeu uma placa de homenagem pela sua dedicação e profissionalismo do coordenador da Câmara Setorial de Café,  Moacir Soares.

“A saída do professor é um misto de tristeza e alegria. “Você não quer repensar mesmo sua decisão?”, brincou Moacir. “Falo isso porque será extremamente difícil a Associação Comercial encontrar um professor a altura do professor Nilton. Lógico que não existe insubstituível. Mas, vai ser uma tarefa difícil encontrar alguém no nível dele. Entretanto, por outro lado, estou feliz porque ele me disse que vai curtir os próximos 30, 40 anos ao lado da família”.

A professora e tradutora Sayoko Nakai, que participa do curso do mês de julho da ACS, para fazer a tradução das aulas aos alunos que vêm do Japão, também entregou um buquê de flores ao professor Nilton. “Não poderia deixar de vir e cumprimentá-lo porque estou aqui desde 2007. Foram 12 anos de companheirismo e o pouco que conheço sobre café foi com ele que aprendi. Espero que o senhor descanse um pouco”.


Amigos de aula

"Só o tempo que ele trabalhou na Stockler (55 anos), uma das maiores empresas cafeeiras, já diz um pouco sobre a pessoa e a capacidade dele", definiu o degustador e classificador da ACS, Sr. Onivaldo Ruas, conhecido como Geleia. "O Nilton é uma pessoa extraordinária e relevante na praça cafeeira tanto pela sua honestidade como pela sua capacidade. Trabalhou muitos anos na Stockler e depois foi árbitro de sucesso na BMF. E, agora, com 76 anos, resolveu encerrar a carreira para usufruir um pouco da vida".

Para o auxiliar de classificação e degustação da ACS, Pedro Pascoal, foi um prazer trabalhar tantos anos ao lado do Sr. Nilton. "Ele é uma ótima pessoa, de bom caráter. Foram 14 anos de aprendizado. Não tenho palavras para descrevê-lo. Tem um conhecimento ímpar. Qualquer local que ele chega do País, relacionado ao ramo de café, como fazenda, armazéns, as portas estão sempre abertas. Para mim, ficará para a história esse tempo que trabalhei com ele".

 Formatura

A formatura foi realizada às 17h30 no Auditório da associação e contou com a participação do coordenador da Câmara Setorial de Café da ACS, Moacir Delfim Leite Soares; do diretor-executivo da ACS, Marcio Calves, e do especialista Soren Knudsen .

No discurso de abertura, Moacir Soares falou que o Brasil é o principal protagonista do mercado do café. “Fechamos o ano safra 19/20 com um novo recorde de exportação. Atingimos quase 42 milhões  de sacas. Somos o maior produtor, maior exportador e o segundo maior consumidor do mundo, só perdemos para os Estados Unidos. Ou seja, tudo que se fala de café, o Brasil participa com quase 40%”.

O coordenador  também ressaltou a importância do produto no país e lembrou que quem está no mercado de café precisa estar sempre se atualizando. “Com cerca de 300 mil cafeicultores, o Brasil é o único país que produz todas as qualidades de café: o arábica não lavado,  os semi-lavados, os lavados e o robusta (o nosso conilon).  Vocês estão aptos para enfrentar o dia a dia  dentro de uma sala de classificação, mas lembrem-se: o  classificador de café tem que estar atento às tendências do mercado e em constante aprimoramento”.  

Na sequência, o professor Nilton Ribeiro relembrou a trajetória das aulas e elogiou o grupo. “Parabéns a essa turma maravilhosa que demonstrou interesse em aprender. Fica uma tristeza não poder ve-los mais todas as manhãs neste meu último curso na Associação Comercial de Santos, a qual comecei há 14 anos. Peço desculpas por alguma falha, Espero que vocês tenham assimilado o pouco do conteúdo que pude transmitir neste período. Vocês foram um grupo muito especial para este professor”.

O orador da turma, Paulo Luis Campos Nakai, agradeceu em nome de todos os alunos os ensinamentos recebidos. “Lembrando que essa será a última turma do querido professor Nilton, um profissional competente, dedicado e reconhecido, que muito conhecimento transmitiu ao longo de sua carreira. Foram 30dias de muito aprendizado, palestras, visitas e degustações. Durante esse mês, podemos nos aprofundar ainda mais sobre o café. Tivemos um encontro de pessoas ligadas ao café que trouxeram suas histórias de vida” . 



História do curso

O tradicional curso teve início em 1989, com o objetivo de capacitar os alunos a identificar as características do produto, atender às exigências do mercado e criar oportunidades de negócios.

Além de despertar o interesse de profissionais do mercado cafeeiro do Brasil, o curso da ACS é reconhecido também pelos principais países consumidores. No mês de julho de cada ano, japoneses que atuam em empresas relacionadas à indústria do café vêm a Santos especialmente para o curso da Associação Comercial de Santos.

São duas horas diárias durante quatro semanas de aprendizagem teórica e prática sobre a história do café, produção, armazenagem, aspectos econômicos nacionais e internacionais, legislação, tecnologia, fiscalização, identificação de grãos, prova de bebida e desenvolvimento de blends (misturas) de cafés.

Para participar, é necessário ter 18 anos de idade, cópia do diploma ou certificado de conclusão do Ensino Médio ou equivalente, atestado de sanidade bucal emitido por profissional habilitado e cópia da carteira de identidade (RG) ou passaporte.

Ao final, os alunos com frequência mínima de 80% e com bom desempenho nas aulas recebem certificado e carteira de classificador.

Outras informações podem ser obtidas na Associação Comercial de Santos, pelo telefone (13) 3212-8200 ou pelo  e-mail:  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.



FORMATURA

 

 

 

 

                                       





Rua XV de Novembro, 137 - Centro Histórico, Santos / SP - CEP: 11010-151
E-mail: acs@acs.org.br - Telefone: (13) 3212-8200 - Fax: (13) 3212-8201

desenvolvido por marcasite