69ª turma do Curso de Classificação e Degustação de Café da Associação Comercial de Santos tem oito japoneses

Fonte: Departamento de Comunicação da ACS

Começaram nesta segunda-feira (1º) as aulas da 69ª turma do Curso de Classificação e Degustação de Café da Associação Comercial de Santos (ACS), com 18 alunos. Entre eles, há oito japoneses.

A abertura foi realizada no Auditório da Associação Comercial de Santos (Rua XV de Novembro, 137, Centro de Santos).  O diretor-executivo da ACS, Marcio Calves, fez uma apresentação para contar aos alunos um pouco da história da associação, sua representatividade e principais realizações, como o Seminário Internacional de Café de Santos, por exemplo.


Na sequência, o professor Nilton Ribeiro, classificador e degustador que atuou durante 55 anos na exportadora de café Stockler, explicou a dinâmica das aulas e entregou o material aos alunos. Na oportunidade, ele falou também sobre algumas curiosidades, como o processo que garante a segurança do café exportado.

Além das aulas teóricas e práticas, onde os participantes aprenderão como é feita a classificação e a degustação de cafés, eles terão palestras com especialistas e participarão de visitas como à Fazenda Santa Alina, em São Sebastião da Grama, no interior de São Paulo, ao Museu do Café, à torrefação Rei do Café e à exportadora de café Sucafina.

Também irão participar das aulas, juntamente com o professor Nilton, José Almeida Ferreira, que atuou por anos na divisão de café da Louis Dreyfus, uma das maiores comercializadoras de café das variedades arábica e robusta do mundo, e a tradutora Sayoko Nakai, que fará a tradução simultânea de todo conteúdo do português para o japonês e vice-versa.

Por fim, os alunos conheceram a sala onde terão as aulas práticas e de degustação, que fica no 3º andar,  da Associação Comercial de Santos.


História do curso

O tradicional curso teve início em 1989, com o objetivo de capacitar os alunos a identificar as características do produto, atender às exigências do mercado e criar oportunidades de negócios. 

Além de despertar o interesse de profissionais do mercado cafeeiro do Brasil, o curso da ACS é reconhecido também pelos principais países consumidores. No mês de julho de cada ano, japoneses que atuam em empresas relacionadas à indústria do café vêm a Santos especialmente para o curso da Associação Comercial. 

São duas horas diárias durante quatro semanas de aprendizagem teórica e prática sobre a história do café, produção, armazenagem, aspectos econômicos nacionais e internacionais, legislação, tecnologia, fiscalização, identificação de grãos, prova de bebida e desenvolvimento de blends (misturas) de cafés.

Ao final, os alunos com frequência mínima de 80% e com bom desempenho nas aulas recebem certificado e carteira de classificador. Outras informações podem ser obtidas na Associação Comercial de Santos, pelo telefone (13) 3212-8200, ramal 220, ou pelo e-mail:  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Confira a lista dos alunos:

1-) Amanda de Souza -      Santos/SP- NKG Stockler
2-) Anderson Luiz de Oliveira Paula - Santos/SP- Sucafina
3-) Douglas Antonio de Almeida Fernandes  - Barra de São Francisco/ES
4-) Jailson Sort Gonçalves Gonzalez - Rondonópolis/MT
5-) Kleber Luiz dos Santos - Santos/SP- Cooxupé
6-) Laura Rauscher  - Santos/SP - Rauscher Commodities Traders
7-) Luigi Scianelli  - Santos/SP
8-) Matheus Henrique Gonzaga e Silva - Santos/SP-EISA
9-) Rodrigo Mesquita de Oliveira - Santos/SP
10-) Stanley Talião P. de Oliveira  - São Paulo/SP0020
11-) Hisashi Nohara  - São Paulo/SP – Japão
12-) Kamada Junya  - Japão – Café Iguaçu
13-) Nagasaki Masahiro    Japão – Café Iguaçu
14-) Masaki Hayashi - Japão – UCC
15-) Taku Hanzawa - Japão – UCC
16-) Tomo Akaishi  - Japão – UCC
17-) Tomohiro Fujiwara  - Japão – UCC
18-) Takaaki Murakami - Japão – Mitsui Alimentos



































                                       





Rua XV de Novembro, 137 - Centro Histórico, Santos / SP - CEP: 11010-151
E-mail: acs@acs.org.br - Telefone: (13) 3212-8200 - Fax: (13) 3212-8201

desenvolvido por marcasite