Alunos do 68º Curso de Classificação e Degustação de Café da Associação Comercial de Santos (ACS) visitam fazenda de café

Fonte: Departamento de Comunicação da ACS

Os alunos do 68º Curso de Classificação e Degustação de Café da Associação Comercial de Santos (ACS) visitaram, na última quinta-feira (16), a Fazenda Vargem Grande, em Espírito Santo do Pinhal,  em Minas Gerais.

A viagem, que tem como objetivo mostrar de perto a produção do café, faz parte da programação do curso, que inclui ainda palestras, degustações e visitas ao Museu do Café, a uma torrefação e a uma exportadora.


O grupo saiu às 6 horas da sede da ACS, à Rua XV de Novembro, 137, Centro Histórico de Santos, juntamente como professor do curso, Nilton Ribeiro, que é classificador e degustador de café.


Após cerca de 4 horas de viagem, o grupo chegou à Fazenda, que tem área total de 65 hectares e está localizada numa altitude de aproximadamente 1.220 metros. A Fazenda Vargem Grande é propriedade da família Contini, que desde 1973 produz café.

Os alunos foram recebidos pelo proprietário Claudinei Contini (Dinho) e Aderval Contini  (Vale), que passou diversas informações sobre a Fazenda, que possui 60 mil pés de café plantados dos tipos mundo novo (90%) e catuaí (10%).

De início, os alunos conheceram a plantação de café.  Em seguida, o grupo acompanhou todo o processo de lavagem mecânica; como era feita a separação dos grãos e a colocação do café no terreiro para secagem.  De final, nas tulhas, os alunos conheceram o método de armazenamento onde viram também a máquina para ensacar o café.

Além do trabalho manual, a maioria dos cafezais da fazenda permite a utilização de máquinas tanto para a colheita como para o esqueletamento.  Diversas vezes, a Fazenda, que tem pontuação Q-Grader de 83 / 84, foi  premiada pela qualidade de seu café.

Por volta das 17 horas, a turma retornou para Pinhal e seguiu para a sede da empresa Stockler, onde conheceu as instalações do escritório, localizado na área urbana de Pinhal.

Lá, o gerente, José Pinto Neto, recebeu o grupo e mostrou as instalações e os variados tipos de grãos, inclusive o grão do café maragogipe, que planta em sua própria fazenda.


História do curso

O tradicional Curso de Classificação e Degustação de Café da Associação Comercial de Santos teve início em 1989, com o objetivo de capacitar os alunos a identificar as características do produto, atender às exigências do mercado e criar oportunidades de negócios.

Além de despertar o interesse de profissionais do mercado cafeeiro do Brasil, o curso da ACS é reconhecido também pelos principais países consumidores. No mês de julho de cada ano, japoneses que atuam em empresas relacionadas à indústria do café vêm a Santos especialmente para o curso da Associação Comercial.

São duas horas diárias durante quatro semanas de aprendizagem teórica e prática sobre a história do café, produção, armazenagem, aspectos econômicos nacionais e internacionais, legislação, tecnologia, fiscalização, identificação de grãos, prova de bebida e desenvolvimento de blends (misturas) de cafés.

                                       





Rua XV de Novembro, 137 - Centro Histórico, Santos / SP - CEP: 11010-151
E-mail: acs@acs.org.br - Telefone: (13) 3212-8200 - Fax: (13) 3212-8201

desenvolvido por marcasite