Associação Comercial de Santos - Obra de modernização do prédio-sede será entregue nesta sexta-feira (4), com a presença do governador de São Paulo, Marcio França

Fonte: Assessoria de imprensa ACS

A Associação Comercial de Santos (ACS) entregará nesta sexta-feira (4), após um ano e quatro meses, uma grande obra de modernização de seu prédio-sede, com mais de dois mil metros quadrados de história revitalizados. A cerimônia será às 18 horas, na Rua XV de Novembro, 137, Centro de Santos, e contará com a presença do governador de São Paulo, Marcio França.

Quando a diretoria da ACS, presidida por Roberto Clemente Santini, idealizou a reforma, a preocupação inicial era fazer com que o edifício, inaugurado em 1924, com estilo eclético e forte influência barroca, não perdesse sua identidade.

Também era uma preocupação que a obra fosse um indutor de investimentos no Centro Histórico de Santos, melhorando o atendimento ao público e aos cerca de 270 associados que aprovaram a proposta da diretoria. O investimento foi de cerca de R$ 3,8 milhões.

Sem dúvida, uma importante obra para o Centro, ressaltou o presidente da ACS, Roberto Clemente Santini.

“A ACS acredita no Centro Histórico de Santos. Essa reforma será um estímulo para outros empresários, além de melhorar o atendimento em geral para os associados e a sociedade, já que aqui são realizadas também reuniões de interesse público, como as dos conselhos municipais de Segurança, do Desenvolvimento Urbano, de Emprego e Trabalho, entre outras”.

Apesar de antiga, a sede da ACS deve ser a pioneira no Centro de Santos a receber o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), mesmo com Nível de Proteção 2 (NP-2), emitido pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santos (Condepasa), que protege fachada, telhado e volumetria.

Com autorização do órgão, foram feitos restauro, pintura e lavagem da frente do prédio, ressaltando belezas como as caravelas presentes na entrada e o nome da instituição, com a grafia original revelando “Associação Commercial”, ainda com duas letras “m”.

Novidades

O novo auditório, que conta com sistema de projeção de última geração, ampliou sua capacidade de 90 para 150 lugares. O espaço poderá ser alugado pelos sócios e pelo público em geral.

“A ACS é uma instituição antiga, mas não antiquada”, ressaltou o presidente Roberto Clemente Santini.

Um novo elevador foi instalado, com capacidade para 13 lugares. A modernização inclui, ainda, novo mobiliário, modernos equipamentos, além de novas instalações.

Serviços

Entre os serviços oferecidos pela instituição estão a emissão do Certificado de Origem, um documento necessário para toda e qualquer exportação; emissão do Certificado Digital; posto da Receita Federal; posto de informações do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); e a secretaria para atendimento aos associados.

 

                                       





Rua XV de Novembro, 137 - Centro Histórico, Santos / SP - CEP: 11010-151
E-mail: acs@acs.org.br - Telefone: (13) 3212-8200 - Fax: (13) 3212-8201

desenvolvido por marcasite