Fernando Almeida Prado - Diretor comercial e de marketing da Aceco TI
Vivemos na era digital e é cada vez maior a quantidade de equipamentos eletrônicos que fazem parte do nosso cotidiano. Contudo, parte dessa realidade não é assim tão evidente e, mesmo não aparecendo muito, podemos dizer que é importantíssima para o correto funcionamento do país: o armazenamento dos dados e informações que circulam na sociedade.
Geralmente os dados são guardados em espaços projetados para essa finalidade, os chamados data centers. Porém, a maioria das pessoas ainda não se deu conta do que realmente eles são e da sua importância para as empresas e instituições. Sem exageros, se acontecesse uma pane geral nos principais data centers brasileiros, o país pararia completamente.
Nos data centers estão, ou deveriam estar, todas as informações vitais para o funcionamento das mais diversas atividades comerciais, industriais ou de prestação de serviço, públicas ou privadas, sem as quais a vida na sociedade moderna não seria possível.
Trata-se de um ambiente planejado e construído para proteger os dados que ali serão armazenados. Atualmente, dependemos do bom funcionamento e da manutenção adequada dos data centers. Por meio deles, são controladas praticamente todas as áreas de nossas vidas - telecomunicações, internet, bancos, sistemas públicos de saúde, segurança, sistemas judiciário e eleitoral, entre outras.
E a tendência é que esta dependência aumente cada vez mais. O mercado está aquecido tanto para a construção de novos data centers, quanto para a contratação de mão-de-obra especializada nesse segmento.
Por exemplo, segundo a consultoria Frost & Sullivan a previsão de crescimento no Brasil é de uma expansão média anual superior a 10% até 2017. Outro dado que corrobora esse cenário é uma pesquisa da International Data Corporation (IDC) realizada com 350 CEOs de médias e grandes empresas brasileiras.
O levantamento apontou que 38% dos participantes devem estender ou alterar o seu data center, e que 32% têm a intenção de migrar suas operações para fornecedores externos.
Para as empresas, o investimento no data center é a certeza de contar com um ambiente projetado e construído para proteger suas informações mais valiosas.
Um bom data center, construído e mantido por empresas especializadas, garante a segurança física dos dados armazenados conta incêndios, inundações, acesso indevido, poeira, roubo, explosões, gases corrosivos, pulsos eletro-magnéticos, além de possuírem controles de temperatura e umidade, monitoramento eletrônico, redundância de comunicação e geradores próprios de energia, sete dias por semana, 24 horas por dia.
Por tudo isso, os data centers são uma realidade que não pode mais ser ignorada. Independentemente do porte ou do tipo de atividade da empresa, mais cedo ou mais tarde a modernização do espaço para armazenar as informações vitais para o negócio se fará presente.
Nesse momento, cabe reconhecer que o investimento em infraestrutura é essencial para a manutenção da qualidade do fornecimento de serviços e, mais que isso, para a continuidade da prestação de serviços públicos e privados.
---------------------------------------------------------
Fernando Almeida Prado é diretor comercial e de marketing da Aceco TI
Fonte: Brasil Econômico - 16/11/2012