Adolfo Menezes Melito - Presidente do Conselho de Criatividade e Inovação da FecomercioSP
Foco, simplicidade, agilidade e disciplina são elementos chave em qualquer estratégia empresarial envolvendo inovação. Há, na realidade, um conjunto de condições que definem o sucesso de uma empresa inovadora.
A primeira é a estratégia de negócios, que deve ser clara e muito bem entendida por todos os colaboradores. Em organizações inovadoras, mesmo os mais novos integrantes, trainees e estagiários recitam e se empolgam com a estratégia da empresa desde os primeiros momentos da sua integração.
A estratégia empresarial é algo em constante adaptação, por isso a importância do seu entendimento por todos. Assim, muitos podem pensar e constantemente contribuir para adaptá-la e aperfeiçoá-la ao longo do tempo.
Por outro lado, para que todos participem e compartilhem, há que se considerar um ambiente em que as atribuições individuais sejam amplas, inter-relacionadas e dotadas de autonomia, para que todos possam negociar e interagir livremente sobre objetivos e metas, para obter os melhores resultados.
Dentro desse contexto, o conhecimento profundo do comportamento do mercado consumidor assume um papel relevante na empresa inovadora.
Esse conhecimento abrange também o posicionamento da empresa diante dos principais concorrentes e empresas congêneres, bem como das opções tecnológicas no horizonte.
As inovações vêm sempre de fora para dentro e não ao contrário. Estimular o comportamento investigativo dentro das organizações traz como benefício o sentido de "propriedade" dos colaboradores, um dos elementos mais importantes das organizações que definem propósitos e visão de longo prazo.
Há algumas crenças que não são obrigatoriamente verdadeiras em organizações inovadoras: a primeira, a busca de status como a melhor empresa para se trabalhar, que se sedimenta na qualidade e extensão de benefícios financeiros e, a segunda, de que os profissionais se estimulam pelos prêmios financeiros ou bônus.
Estudos recentes, conduzidos por especialistas como Daniel C. Pink, indicam exatamente o contrário: esses prêmios são efetivos em funções não criativas e não apresentam correlação em funções cujos resultados estão baseados na atividade intelectual.
Por mais incrível que pareça, os elementos mais importantes para a atração e retenção de talentos são exatamente aqueles relacionados ao conhecimento, à autonomia, à excelência, ao propósito e ao reconhecimento da participação do colaborador na empresa, essas mesmas condicionantes que são caracterizadas como fundamentais numa empresa inovadora.
A qualidade técnica dos profissionais em empresas inovadoras se impõe, já que a inovação considera o profundo conhecimento de detalhes. Não basta apenas ter a ideia se não se tem conhecimento técnico suficiente para colocá-la de pé.
Elementos como determinação e ambição são também relevantes para os colaboradores de empresas inovadoras, aliados ao espírito e atitudes colaborativas.
Em empresas inovadoras os resultados vêm sempre da harmonia coletiva. Sem esse atributo, as chances de reconhecimento pelo mercado são diminutas.
------------------------------------------------------------
Adolfo Menezes Melito é Presidente do Conselho de Criatividade e Inovação da FecomercioSP
Fonte: Brasil Econômico - 3/12/2012