A Associação Comercial de Santos (ACS), em parceria com a Autoridade Portuária de Santos (APS), realizou na tarde desta quarta-feira, 27, o encontro "Exportação por Containers através do Porto de Santos: Desafios e Melhorias". O evento reuniu lideranças setoriais, especialistas e representantes de inúmeras entidades para um diálogo estratégico sobre os principais entraves e oportunidades nas operações com containers no maior complexo portuário da América Latina.
A iniciativa marca mais um capítulo na colaboração entre a ACS, a APS e os usuários do porto, consolidando a importância do alinhamento entre os diversos players da cadeia logística e exportadora para o fortalecimento do comércio exterior e o desenvolvimento econômico sustentável.
O presidente da Autoridade Portuária de Santos, Anderson Pomini, destacou em sua apresentação a relevância do Porto de Santos como eixo central das exportações brasileiras. Na ocasião, também abordou os desafios estruturais e operacionais enfrentados no cotidiano das operações com containers, ressaltando a necessidade de articulação conjunta para superá-los.
Estiveram presentes, e também deram as suas contribuições, representantes de relevantes instituições, como: Sylvia Gloza, pela ANEA - Associação Nacional dos Exportadores de Algodão e ABRAPA - Associação Brasileira dos Produtores de Algodão; Angela Quintanilha, pela AEXA - Associação dos Exportadores de Açúcar e Álcool; Eduardo Heron, pelo CECAFÉ - Conselho dos Exportadores de Café do Brasil;Carlos Mariotti, pela IBA - Indústria Brasileira de Árvores, que reúne as Associações Brasileiras de Celulose e Papel (Bracelpa), da Indústria de Painéis de Madeira (Abipa), da Indústria de Piso Laminado de Alta Resistência (Abiplar), dos Produtores de Florestas Plantadas (ABRAF) e Ricardo Molitzas, pelo SOPESP - Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo.
A pluralidade dos participantes evidenciou a abrangência e a relevância do tema para diferentes segmentos exportadores, que dependem de processos portuários eficientes para assegurar a competitividade dos produtos brasileiros no mercado internacional.
O gerente executivo da ACS, Eduardo Lopes, enfatizou a importância de estruturar uma agenda comum entre os agentes do Porto de Santos. Segundo ele, encontros como este promovem o alinhamento necessário para encontrar soluções duradouras e fortalecer a integração entre os intervenientes do sistema portuário. “Nosso objetivo é estabelecer uma pauta clara, que contemple as demandas prioritárias e as oportunidades para a melhoria das operações com containers. Somente com diálogo e ações coordenadas conseguiremos assegurar uma logística portuária eficiente no Porto de Santos, que é peça-chave para as mais destacadas cadeias de produtos do país.”
A partir das discussões, foi acordado que as demandas prioritárias serão consolidadas em uma pauta de trabalho conjunto, a ser compartilhada e acompanhada por todos.
Com base nos temas levantados, a ACS e a APS liderarão novas reuniões e iniciativas para garantir avanços concretos nas pautas levantadas. A expectativa é que os resultados desse encontro sirvam de base para soluções estruturais e sustentáveis, reafirmando o papel do Porto de Santos como o maior e mais eficiente terminal da América Latina.
Este encontro reflete o compromisso da ACS em atuar como articuladora de diálogos estratégicos e promotora de iniciativas que fomentem a ampliação e competitividade do Porto de Santos. A parceria com a APS e os usuários do porto, cada vez mais fortalecida, é um exemplo claro do impacto positivo que a integração entre o setor público e privado pode trazer para o comércio exterior brasileiro.