Investimentos em novos canais de comunicação, padronização do trabalho e abordagem neutra e dinâmica marcam a atuação da Câmara Setorial dos Agentes de Cargas neste triênio.
A Câmara Setorial dos Agentes de Cargas retomou as atividades no período pós-pandemia estabelecendo alguns critérios de trabalho padronizados, para que futuras coordenações possam dar sequência às demandas existentes.
Foi elaborado novo documental, como: Apresentação e Funcionamento da CSAC, mailing de NVOCC´s, agentes de cargas e transitários para envio de correspondências. Foram enviadas correspondências com convites para associados e não associados para dar oportunidade de todos conhecerem o trabalho da instituição.
A Câmara investiu em novos canais de comunicação: criou um grupo de Whats App, para trocar informações de forma mais dinâmica, como materiais de interesse comum, esclarecimento de dúvidas e divulgação de notícias pertinentes. Só neste canal foram enviadas centenas de mídias, áudios e links exclusivos sobre comércio internacional.
Ainda na comunicação, a Câmara divulgou gratuitamente mais de 30 eventos entre workshops (CCT-Aéreo, OEA, Portal Único, Duimp e Catálogo de Produtos), reuniões técnicas e ordinárias, palestras e intercâmbios entre câmaras para arbitrar sobre demandas em comum, com destaque para a palestra proferida pela ALF do Porto de Santos sobre Gerenciamento de Riscos e atividades do DIREP, onde foram abordados os gargalos existentes no escoamento das cargas pós-liberação.
A Câmara participou ainda das reuniões da Colfac com a retomada dos assuntos pendentes e exerceu sua premissa de ser um ponto de intermediação entre empresas privadas e intervenientes públicos, com uma abordagem neutra e dinâmica de diversos assuntos.
Para 2026, a Câmara prospecta entregar um acervo repleto de assuntos resolvidos e devidamente documentados para a nova coordenação.