A Associação Comercial de Santos (ACS) já está se preparando para receber a 84ª turma do curso internacional de classificação e degustação de café, que vai acontecer entre os dias 16 e 27 de junho, exclusivamente para alunos japoneses.
A presença da professora de japonês e tradutora, Sayoko Nakai, está garantida para mais essa turma. Desde 2004, ela presta esse serviço para a ACS ajudando na tradução das aulas para os alunos nipônicos. “Não basta só saber o idioma, é preciso também entender um pouco de café, o que me levou a estudar sobre o plantio dos grãos”, explica Sayoko.
O classificador, degustador de café e Q-Grader da ACS, Pedro Pascoal, conta que, além do apoio da tradutora, a ACS fornece material nas versões em inglês, espanhol e japonês para os alunos estrangeiros e as aulas práticas no laboratório da sua sede.
O ponto alto deste curso são as visitas às fazendas produtoras de café na região Sudeste, encantando os alunos que vêm de muito longe para viver a experiência. “No Japão, não se planta café. Então, vir para o Brasil e visitar as fazendas produtoras é muito especial para os japoneses. Eles aproveitam muito a oportunidade, querem saber de todos os detalhes, fotografam muito”, destaca Pedro.
Cultura – Sayoko acrescenta que os alunos japoneses do curso aprendem além do café. “Ao longo dos dias, eles têm contato com a cultura brasileira. Numa das turmas, lembro que levei duas alunas para conhecer as praias da região, e elas ficaram maravilhadas”.
Pedro destaca ainda que para os japoneses estar no curso da ACS é como um prêmio dado pelas empresas em que trabalham. “É algo muito especial e exclusivo, um investimento para o crescimento na carreira deles na área do café”.
Mais informações sobre os cursos de classificação e degustação de café da ACS podem ser obtidas com Pedro Pascoal no telefone (13) 3212-8200 - ramal 249. E-mail: pedro@acs.org.br