Publicada em:
A Tribuna, 9/5/2012, quarta-feira, página C-4, Economia
# Evento, que será realizado no Sofitel Jequitimar, em Guarujá, reúne inscritos de 18 países
DA REDAÇÃO
A 19.ª edição do Seminário Internacional de Café de Santos será aberta hoje e tem como tema central o Café do Brasil: Crescimento Planejado - Qualidade e Volume.
O evento, realizado pela Associação Comercial de Santos (ACS), vai até amanhã, no Sofitel Jequitimar Hotel, na Praia de Pernambuco, em Guarujá.
O seminário tem inscritos de 18 países: Estados Unidos, Alemanha, Grã-Bretanha, Colômbia, Suécia, Dinamarca, Finlândia, Noruega, Holanda, Suíça, Espanha, França, Bélgica, Itália, Canadá, Honduras, Líbano e Malta.
Do Brasil, há inscritos de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e Espírito Santo.
"O investimento em qualidade é o caminho natural para o café brasileiro. O Brasil é o líder absoluto na produção mundial dessa commodity, é o maior exportador e segundo maior consumidor, bem próximo dos Estados Unidos. Com este cenário, é essencial para o País produzir cafés de excelente qualidade, que é exatamente o tema desta edição", diz Michael Timm, presidente da Associação Comercial de Santos.
"O vice-presidente de Honduras, Samuel Reyes Rendon, por exemplo, falará sobre o sucesso da commodity no país, que é o terceiro maior exportador mundial de café arábica", complementa.
A produção mundial e o consumo do produto serão abordados pelo diretor-executivo da Organização Internacional do Café (OIC), Robério Silva.
O seminário, que acontece a cada dois anos, é promovido desde 1972 com a proposta de envolver os interessados no mercado cafeeiro, unir forças em prol de propostas comuns, conhecer as tendências e as novas tecnologias do produto e a situação nacional e internacional desta commodity.
POSIÇÃO DE DESTAQUE
O Brasil é o maior produtor mundial de café e o segundo maior consumidor, com perspectivas de se tornar o primeiro em questão de anos.
Tal condição coloca desafios para o País, não somente no sentido de assegurar a liderança, mas principalmente aperfeiçoar cada vez mais a qualidade, exatamente a proposta desta edição.
São esperados, para os dois dias do evento, exportadores, importadores, produtores, distribuidores, torrefadores, comerciantes e outros empresários e profissionais do mercado cafeeiro.
É uma oportunidade para intercâmbio de informações e promover relacionamentos e negócios.
Informações no site www.seminariocafesantos.com.br