16 de maio de 2013

Petrobras busca iniciativa privada para base de apoio - A Tribuna - 16/5/2013

Publicada em:

A Tribuna, 16/5/2013, quinta-feira, página C-3, Economia

DA REDAÇÃO

A Petrobras pretende fechar contrato com o setor privado ao invés de investir diretamente em uma base offshore no Porto de Santos. A explicação é que a empresa decidiu se concentrar em sua atividade-fim, a produção e o refino. “A ideia é que o serviço seja oferecido pelo setor privado”, diz o gerente-geral da Unidade de Operações de Exploração e Produção da Bacia de Santos (UO-BS), Osvaldo Kawakami, em palestra na Associação Comercial de Santos (ACS).

Kawakami participou da reunião da Câmara Setorial de Petróleo e Gás da ACS. Ele antecipa que haverá necessidade de licitação para a contratação. A base é importante para a região por atrair muitos fornecedores da estatal. A Petrobras acabou de assinar contrato com a Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ) para utilizar berço (cais) de atracação de embarcações, mas Kawakami ressalva que a Petrobras não pode, por questões estratégicas, se limitar a apenas um local de operação de barcos.

A necessidade da Petrobras para um cais em Santos é que opere 24 horas por dia e possa receber rebocadores e outras embarcações de materiais. O berço de atracação da Petrobras em Santos poderá ter de 70 a 100 metros de comprimento, com calado entre 5 a 8 metros, conforme Kawakami. A necessidade inicial de retroárea será de cerca de 10 mil m2, com possibilidade de expansão, conforme demanda.

Kawakami alerta que, se a Avenida Brasil, no Rio, ficar sem condições de tráfego, a Petrobras ficará restrita. Por isso o Porto de Santos é uma alternativa logística. Ele adianta que, no momento, a UO-BS utiliza o Rio e que cinco contêineres desembarcaram no cais carioca para a realização de reparos e renovação das instalações, como dormitórios, banheiros e salas.

Confira a reprodução da notícia

 

 

Compartilhe

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.