07 de julho de 2014

Prefeitura anuncia evento - Waves - 7/7/2014

Publicada em:

Waves - 7/7/2014

Por Fábio Maradei

# Circuito Santos Surf 2014 é anunciado pela Prefeitura da cidade em parceria com a Associação Santos de Surf.

Com o objetivo claro de fortalecer as categorias de base e buscar a revitalização dos surfistas da cidade e da equipe no circuito paulista, foi lançado o Circuito Santos Surf 2014. O evento exclusivo a surfistas santistas e com inscrições gratuitas será uma realização da Prefeitura, através da Secretária Municipal de Esportes (Semes), em parceria com a Associação Santos de Surf.

O lançamento oficial foi realizado pelo secretário de Esportes, Alcídio de Mello, o Cidão, junto com a recém-empossada diretoria da Associação. “O surf tem um lugar de destaque em Santos, por toda a sua história. E essa nova diretoria nos procurou com um objetivo muito específico, que é a formação de atletas, que também é a meta da Prefeitura. Nossa mentalidade em todos os esportes é valorizar as pessoas da Cidade, formar os atletas daqui, para conseguir ter cada vez mais santistas competindo”, disse Cidão.

O presidente da Santos Surf, Marcos Andrade, explicou que a ideia da nova diretoria é resgatar a força do surf da Cidade, formando novos valores. “Queremos ter atletas de ponta, começando com a nova geração, com a Base”, ressaltou Marcos. “E com um campeonato exclusivo para surfistas de Santos, vamos prestigiar os nossos atletas, incentivar o surgimento de novos valores”, acrescentou.

O Circuito Santos de Surf terá duas etapas, com período de espera e realizadas em um dia, com prioridade para as ondas do Quebra-Mar, nas categorias Petit, Estreante, Iniciante, Mirim, Junior e Feminina, visando a formação da equipe santista. A abertura será realizada na “janela” entre 4 e 10 de agosto, e a segunda disputa, no dia que apresentar as melhores condições entre 15 e 21 de setembro.

Já no final do ano, entre 29 de novembro e 7 de dezembro, será a vez do Festival, com dois dias de competição, para definir os campeões da temporada. Junto aos quatro melhores surfistas das categorias de Base, classificados nas duas etapas, estarão os atletas da open, master, gran master, longboard e Stand Up Paddle (SUP). Marcos Andrade explica que as inscrições serão gratuitas e 80% das vagas serão destinadas aos filiados no primeiro dia. O restante será preenchido no dia seguinte.

O local e período de inscrições serão divulgados e os atletas terão de apresentar documentos de identidade e comprovante de residência. A taxa de filiação à entidade (anual), que garante a inscrição no primeiro dia, é de R$ 60,00. “Sem dúvida é um grande avanço para o surf de Santos, essa mentalidade de fortalecer as categorias de base”, elogiou o presidente da Federação Paulista de Surf, Silvio da Silva.

História O lançamento do novo Circuito foi realizado na sede da Semes, no Complexo Rebouças, na Ponta da Praia. Entre os presentes, esteve o advogado Fábio Antonio Boturão, o Jacuí, do Conselho Fiscal da entidade e um dos pioneiros do surf no Brasil, que emocionado lembrou um fato histórico e totalmente relacionado ao evento. Com a cópia da ata em mãos, ele contou que há 36 anos, no mesmo local, era fundada a Associação Santos de Surf.

“É uma coincidência histórica, que confirma a tradição do surf de Santos”, disse Jacuí, o segundo a assinar a ata, logo após o primeiro presidente, o saudoso, Antonio Jorge Pereira de Nóbrega. Na lista de assinaturas, nomes conhecidos como os irmãos Picuruta, Almir e Lequinho (falecido) Salazar; Márcio Fukuda e Silvio da Silva. “Agora, 36 anos depois, estamos aqui iniciando uma nova etapa, que vai alavancar novamente o surf de Santos”, completou.

# Associação Comercial de Santos abre as portas para o surf

A nova diretoria da Associação Santos de Surf já trabalha efetivamente para o fortalecimento da modalidade. Entre os primeiros passos, houve o contato com a Associação Comercial de Santos, com a proposta de buscar conhecimento para o desenvolvimento e aprimoramento das empresas ligadas ao esporte na região, como fábricas de pranchas, lojas e confecções.

“Nosso interesse é conseguir informações visando auxiliar, para que todas as empresas ligadas ao surf, grandes ou pequenas, tenham a oportunidade de profissionalização e regularização fiscal, viabilizando, assim, a expansão do mercado, além das fronteiras da nossa cidade”, explicou o presidente da Santos Surf, Marcos Andrade, que participou da reunião acompanhado do vice, Fábio Kodama.

No encontro, ficou definido que a Associação Comercial de Santos realizará um evento apresentando ideias e iniciativas para empreendedorismo, com apoio do Sebrae para empresários, comerciantes e fabricantes ligados ao surf. A ideia é oferecer orientação e planejamento para futuros trabalhos e parcerias. “A Associação Comercial está aberta ao surf. Vamos trazer o espírito Aloha para esta casa”, disse o presidente da instituição, Roberto Clemente Santini, ao lado do vice, John Wolthers, ambos surfistas, e dos diretores Vicente do Valle e Márcio Calves.

Santini destacou que essa aproximação é o reconhecimento do que o surf já trouxe para a região. “Além de viabilizar a parte esportiva, essa nova diretoria tem uma visão empresarial. É um passo histórico para o crescimento do setor. Espero que todos os empresários possam ter progressos, crescimento. Parabéns à Associação por este passo e pode contar com a gente para que o setor cresça. Vamos dar todo o suporte possível”, anunciou Santini.

John Wolthers lembrou que o mercado de surf ainda é um meio carente, fragmentado e muito competitivo. “Falta orientação e se dermos uma linha mestre, pode crescer, evoluir. Vamos escutar, participar e tentar somar”, ressaltou o vice-presidente. Na reunião, que terá a data divulgada em breve, a Associação Comercial de Santos prestará uma homenagem aos irmãos Carlos e Eduardo (in memoriam) Argento, os “Twin”, pelo pioneirismo do setor na região.  “Também pretendemos realizar uma exposição do fotógrafo Jair Bortoleto. Será um encontro voltado ao surf”, afirmou John.

“Ficamos contentes, com essa receptividade. O interesse da Associação Santos de Surf é dar oportunidade para que os empresários possam se unir em prol do fortalecimento da indústria e comércio do surf, pois somente empresas fortes são capazes de investir e contribuir no desempenho da modalidade”, completou Marcos Andrade.

Confira a reprodução da notícia

 

Compartilhe

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.