19 de maio de 2015

Ficon debate reação da construção - A Tribuna - 19/5/2015

Publicada em: A Tribuna - http://www.atribuna.com.br/ - 19/5/2015, página C-1, Economia

# Seminário do Fórum da Indústria da Construção de Santos e Região começa hoje; inscrições para evento de A Tribuna estão esgotadas

LUCAS KREMPEL

DA REDAÇÃO

Tendências do mercado imobiliário após a desaceleração da economia e as oportunidades para o mercado regional da construção civil são alguns dos temas do Seminário do Fórum da Indústria da Construção de Santos e Região (Ficon), que começa hoje, a partir das 18 horas, no Mendes Convention Center em Santos.

A programação do Ficon será concluída amanhã com uma série de painéis e uma mesa-redonda com prefeitos da região. As inscrições estão encerradas.

O Ficon é uma iniciativa do Sistema A Tribuna de Comunicação, com realização da Una Marketing de Eventos. Trata-se de um fórum permanente que reúne empresários e autoridades para discutir soluções e combater entraves na construção da Baixada Santista.

Na solenidade que inaugura o evento, estarão prefeitos da região e o vice-governador Márcio França. A abertura ficará a cargo do economista Ricardo Amorim, comentarista do programa Manhattan Connection, da Globonews. O especialista abordará o atual cenário econômico do Brasil, hoje, a partir das 19 horas. Presidente da Ricam Consultoria, Amorim é economista, formado pela USP, pós-graduado em Administração e Finanças Internacionais pela Essec de Paris. Atua no mercado financeiro desde 1992 e trabalhou em Nova Iorque, Paris e São Paulo sempre como estrategista de investimentos.

A programação do Ficon será retomada amanhã com debates a partir das 9h30. O primeiro mostrará o plano de recuperação econômica e imobiliária de Portugal.

A representante da Câmara Portuguesa, Daniela Guiomar, apresentará o plano de ação que recuperou o setor em Portugal nos últimos anos. Atingido pela crise econômica mundial, Portugal deu sinais de recuperação em 2014.

Em seguida, o publicitário Bruno Lessa, do portal VGV, falará sobre marketing imobiliário e a importância de investir em marketing em tempos de crise.

No final da manhã, o tema será revitalização, ocupação e reciclagem dos centros das cidades. Os debatedores serão Marcos Casado (Sustentech), Bechara Pestana Neves (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santos), o promotor de Meio Ambiente, Daury de Paula Jr., José do Amaral Ferreira (Conselho da Indústria da Construção da Fiesp), e Edson de Souza (Conselho de Arquitetura e Urbanismo).

PREFEITOS

À tarde, a partir das 14h30, prefeitos de Santos (Paulo Alexandre Barbosa), Cubatão (Márcia Rosa), Praia Grande (Alberto Mourão) e Bertioga (Mauro Orlandini) discutirão impactos com obras de mobilidade urbana.

Além deles, o secretário interino de Operações Urbanas e Meio Ambiente de Guarujá, Adilson Luiz de Jesus, o diretor da Engeterpa, Rogério Mathias Conde, e o diretor superintendente da Ecovias, Rui Juarez Klein.

A mesa-redonda será dividida em dois módulos. No primeiro, túnel Santos-Guarujá, Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) e transporte de passageiros: barca e acessos as cidades serão os temas.

No segundo módulo, a partir das 16h30, os tópicos serão projetos da região, aeroporto regional, entre outros temas específicos.

 


 

# Saiba mais

>>Patrocínio

O Ficon 2015 tem o patrocínio da Engeterpa, Ecorodovias, Grupo Macuco, Grupo Mendes, Silamar, Vértice, WDS e L. Lopes.

>>Apoio

Apoiam o Ficon 2015 a Associação Comercial de Santos, Associação de Empresários da Construção Civil da Baixada Santista (Assecob), Caixa Econômica Federal, Governo Federal, Seconci-SP, Sinduscon-SP e prefeituras de Bertioga, Cubatão, Guarujá, Praia Grande e Santos.

 


 

# Programação

>> Hoje

17 horas – Credenciamento

18 horas – Solenidade de abertura

19 horas – Cenário Econômico Atual: Causas e Consequências

Palestrante: Ricardo Amorim – economista e comentarista do Manhattan Connection, da Globonews

>> Amanhã

8h30 – Credenciamento

9h30 – Relação empresarial entre Brasil e Portugal. Recentes incentivos à captação de investimento estrangeiro para Portugal.

Palestrante: Daniela Guiomar (diretora geral da Câmara Portuguesa)

10h15 – Marketing Imobiliário, a chave para o sucesso

Palestrante: Bruno Lessa, diretor do Portal VGV.

11 horas – Coffee-break

11h15 – Mesa-redonda: Novos bairros planejados

Debatedores: Bechara Pestana Neves (presidente do Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santos), Daury de Paula Jr. (promotor de Meio Ambiente),

Edison Eloy de Souza (gerente regional do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Estado, José Joaquim do Amaral Ferreira (conselheiro do Conselho

Superior da Indústria da Construção / Fiesp), engenheiro Marcos Casado (diretor da Sustentech).

12h30 – Intervalo

14h30 – Mesa-redonda com prefeitos em dois módulos

Debatedores: prefeitos José Mauro Orlandini (Bertioga), Marcia Rosa (Cubatão), Paulo Alexandre Barbosa (Santos) e Alberto Mourão (Praia Grande), Adilson Luiz de Jesus (secretário interino de Op. Urbanas e Meio Ambiente de Guarujá), Rogério Conde (diretor da Engeterpa), e Rui Juarez Klein (diretor-superintendente da Ecovias.

– Módulo I (14h30)

Tópicos: Túnel Santos-Guarujá; VLT; Transporte de passageiros; Barca; Acesso às cidades

– Intervalo (16h)

– Módulo II (16h30)

Tópicos: Projetos da região, Aeroporto Regional; e Projetos específicos

17h30 – Encerramento

Local: Mendes Convention Center

(Avenida General Francisco Glicério, 206, Santos)

Programação (sujeita a alterações)

 


 

# Portugueses tentam atrair capital para sair da crise

Portugal foi um dos países duramente atingidos pela crise econômica europeia, com reflexos no setor imobiliário. Após um plano de austeridade, o país deu os primeiros sinais de recuperação. Em meio a esse contexto, o segmento imobiliário português busca compradores de outros países – da própria Europa e até do Brasil.

A diretora geral da Câmara Portuguesa, Daniela Guiomar, abre amanhã as palestras do Fórum da Indústria da Construção de Santos e Região (Ficon) mostrando o esforço do país para atrair capital estrangeiro e como andam as relações econômicas entre Brasil e Portugal.

Na próxima semana, o país receberá a visita técnica da comitiva do Ficon, composta por empresários e autoridades. A intenção com a presença desse grupo em Lisboa é conhecer as conquistas de Portugal no campo da revitalização urbana e empreendimentos imobiliários.

Há também o interesse de ver como o país está se esforçando para sair da crise, especialmente no setor imobiliário.

 


 

# Marca forte seduz comprador

Em momentos de crise, os compradores tendem a ser mais seletivos em suas compras, principalmente nas que exigem alto investimento, como é o caso de um imóvel.

Para o publicitário Bruno Lessa, editor do portal VGV, que ministrará a palestra Marketing Imobiliário amanhã a partir das 10h15, neste momento, o fator “marca” é essencial, “pois o comprador prefere comprar de quem confia e não de qualquer empresa”.

“Por este motivo é importante que as marcas se mostrem ativas, que entendam o consumidor, suas dúvidas e anseios, e continuem anunciando focando sua comunicação neste ponto para deixá-lo mais seguro. Isso gera uma identificação da marca com o consumidor, estabelece um diálogo e ele se sente mais confiante para realizar o investimento”, comenta.

Diretor da Marketing SIM, agência de soluções integradas demarketing, Lessa acredita que a história já mostrou diversas vezes que a economia é cíclica e que o momento atual é passageiro. “Não há crise que dure para sempre, assim como não há prosperidade infinita. O que é necessário neste momento é recuperar a confiança em todos os cenários: político, econômico e social. Quando a confiança for reestabelecida, com certeza haverá retomada forte nas vendas pois temos uma grande demanda por habitação no Brasil”, explica.

Além do déficit habitacional, o publicitário lembra que novas famílias se formam diariamente. “O que temos que fazer agora é trabalhar no reestabelecimento desta confiança”, diz ele. “As empresas precisam mostrar que estão ativas e que o mercado não parou, muito pelo contrário”.

De acordo com Lessa, é preciso aproveitar o momento para se aproximar do seu consumidor mostrando que entende suas necessidades na hora de efetuar a venda do imóvel. “Quem agir desta forma com certeza estará muito à frente no momento da retomada”.

 


 

# Força do marketing

“As empresas precisam mostrar que estão ativas e que o mercado não parou, muito pelo contrário”

Bruno Lessa, editor do portal VGV e diretor da Marketing SIM

 


 

Confira a reprodução da capa de A Tribuna com chamada para a matéria

Confira a reprodução da notícia

Compartilhe

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.