11 de dezembro de 2014

Ano-novo será recebido por 19 toneladas de fogos em Santos / A Tribuna - 11/12/2014

Publicada em: A Tribuna - 11/12/2014, página A-8, Cidades

# Como já é tradicional, alguns morros e Área Continental também terão shows pirotécnicos, além da orla

DA REDAÇÃO

A queima de fogos que marca a chegada de 2015 tem tudo para surpreender. Só na orla de Santos, serão dez balsas – ano passado foram oito – com 19 toneladas de fogos de artifício e 29 mil disparos pirotécnicos. O espetáculo deve durar aproximadamente 16 minutos. Além da praia, Área Continental (Ilha Diana, Monte Cabrão e Caruara) e os morros (Ilhéu Alto e São Bento) terão shows pirotécnicos. Essas e outras informações foram divulgadas ontem, durante o lançamento da Operação Verão, na Associação Comercial de Santos.

Diversas ações, em âmbito intersetorial, foram apresentadas pelo prefeito Paulo Alexandre Barbosa, que não quis adiantar nenhuma novidade sobre o espetáculo deste ano.

REPERCUSSÃO

“Ano passado tivemos grande repercussão. A mesma empresa, a Vision Show, será mantida. (O espetáculo) será de alto nível, como o santista merece”. Só na noite de Réveillon, são aguardadas 500 mil pessoas. Além do espetáculo no céu, elas ainda poderão dançar ao som de DJs nas cinco tendas, que começam na Pompeia e vão até a Ponta da Praia.

“A queima de fogos é a maior do Estado de São Paulo e uma das maiores do Brasil, que deve atrair milhares de turistas para a Cidade. Isso é importante, porque impulsiona o comércio local, a rede hoteleira e desenvolve economicamente a região”.

Segundo ele, todo esse esquema é necessário por conta da demanda. “A expectativa é receber 1,6 milhão de veículos pelo Sistema Anchieta-Imigrantes, o que são quase 5 milhões de turistas na Cidade. Lembrando que temos 430 mil habitantes e aumentamos nossa população em dez vezes”, acredita o Chefe do Executivo santista.

Para o prefeito, Santos, como cidade turística, precisa dessas atrações, que devem ser ampliadas durante a temporada de verão. “Em diversas áreas: esportiva, cultural, assistência social, trânsito, segurança, turismo. E temos ações para todos os públicos e idades”.

Um dos objetivos é aumentar a venda dos atrativos da Cidade para os turistas. “Um trabalho intenso que já começou. No último final de semana tivemos mais de mil turistas, em apenas um dia, que estavam em transatlânticos e visitaram o Museu Pelé. A expectativa é de 1 milhão de passageiros só dos navios”.

LIMPEZA

O horário do serviço de limpeza na praia também será expandido: na temporada, será feito em dois periodos, de manhã e à tarde, das 4 às 23 horas, diariamente. A estimativa de recolhimento é de 50 a 60 toneladas por dia.

---------------------------------

# Segurança também está na mira

No pacotão de medidas para a temporada, a segurança está em destaque. Só a Guarda Municipal terá o efetivo de 166 agentes pela orla, além de reforços da Polícia Militar e Civil, que tradicionalmente fazem parte do esquema, que começa no próximo dia 19.

Outra novidade é o ônibus do Programa Crack é Possível Vencer, que vai monitorar por câmeras as áreas já mapeadas com elevado consumo de crack. “Vamos atuar em três eixos: assistência social, saúde e segurança pública”, revela o secretário de Segurança, Sérgio Del Bel.

Segundo ele, são 40 agentes treinados pela Secretaria Nacional de Segurança que atuarão nessa frente. “Já fornecemos os locais onde queremos essas câmeras. Os equipamentos mandarão as imagens para uma central. A partir disso, haverá a comunicação com a GM ea PM, que atuarão em caso de tráfico de entorpecentes”.

No caso do combate ao vício, as pastas envolvidas, como Saúde e Assistência Social, também serão acionadas. “O ônibus ficará estacionado em locais também pré-mapeados”, explica o secretário, sem revelar quais são esses pontos por motivos estratégicos.

CÂMERAS

O prefeito Paulo Alexandre Barbosa lembra ainda que, na próxima semana, as câmeras com a tecnologia OCR (reconhecimento ótico de caracteres), que permitem a identificação de veículos envolvidos em práticas criminosas, estarão funcionando em todos os limites das cidades. “A ampliação do parque de monitoramento será bastante útil nesse trabalho”.

Além disso, ele promete aumentar as blitzes nas vias de acesso à Cidade, para coibir a entrada de veículos irregulares, que já é feito com as polícias Rodoviária e Militar. Vamos intensificar esse trabalho”.

---------------------------------

Confira a reprodução da matéria

Compartilhe

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.