04 de setembro de 2014

Alemães debatem acessos ao Porto - A Tribuna - 4/9/2014

Publicada em:

A Tribuna - 4/9/2014, página C-6, Porto & Mar

# Estudo de acessibilidade do cais santista, elaborado pelo Duisburger Hafen AG, será apresentado à comitiva do Santos Export hoje

LEOPOLDO FIGUEIREDO

ENVIADO ESPECIAL A DUSSELDORF

Um estudo sobre os problemas de acessibilidade do Porto de Santos, especialmente nas ligações viárias com São Paulo, será apresentado a empresários e autoridades do cais santista nesta manhã, durante visita que farão ao maior porto fluvial do mundo, o de Duisburg, na Alemanha.

Os dados e as conclusões da pesquisa serão explicados por técnicos do grupo gestor do complexo alemão, o Duisburger Hafen AG, que realizou o levantamentosobreascondiçõeslogísticas do transporte entre o litoral paulista e a Capital a partir de uma parceria firmada com a Secretaria de Portos (SEP).

A ida a Duisburg integra a programação da visita técnica que o grupo realiza a portos da Holanda e da Alemanha desde o início da semana. Nas últimas segunda e terça-feira, a comitiva esteve em Roterdã (Holanda), conhecendo as instalações e as estratégias de desenvolvimento do maior complexo marítimo do Ocidente.

Hoje, começa a etapa germânica da viagem.

As visitas desta semana complementam a programação da edição deste ano do Santos Export - Fórum Internacional para a Expansão do Porto de Santos, organizada pelo Sistema A Tribuna de Comunicação e pela Una Marketing de Eventos nos últimos dias 12 e 13, em Guarujá.

A comitiva brasileira é formada por executivos e consultores de terminais portuários, diretores de associações empresariais e prestadores de serviço.

Entre as autoridades, estão o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq, o órgão regulador do setor no País), Mário Povia, e o presidenteda Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp, a Autoridade Portuária de Santos), Angelino Caputo e Oliveira.

Em Duisburg, o grupo será recebido na sede do Duisburger Hafen AG. No local, representantes da empresa vão apresentar o estudo sobre o corredor logístico São Paulo-Santos e as operações intermodais realizadas na área portuária.

A pesquisa feita pela empresa alemã avaliou soluções logísticas para o acesso e a movimentação de cargas ao Porto de Santos. Ela foi feita a partir de uma parceria com a SEP firmada em 2011 – mas que começou a ser debatida no ano anterior, quando executivos da Duisburger se reuniram, em Santos, com a então direção da Codesp. O levantamento foi concluído em 2012.

DUISPORT

Localizado na região da Renânia do Norte-Westefália, o Porto de Duisburg (também denominado Duisport) é conhecido por ser o maior complexo de cargas mundial e por suas operações intermodais, integrando transportes aquaviários (barcaças) e terrestres (rodovia e ferrovia). O estudo avaliou principalmente o impacto que uma maior intermodalidade pode ter na movimentação de cargas e na eficiência do cais santista.

Após a apresentação do estudo, os integrantes da comitiva do Santos Export vão percorrer as instalações do Duisport. A atividade encerrará a programação de visita técnica a portos da Holanda e da Alemanha realizada pelo grupo desde o início da semana.

# Missão internacional

A visita de autoridades e empresários do Porto de Santos a Roterdã (Holanda) e Duisburg (Alemanha) faz parte da programação da edição deste ano do Santos Export. Esta é a primeira vez que haverá o retorno a um complexo portuário. Em 2005, quando as atividades do fórum passaram a ser complementadas com uma viagem a portos estrangeiros, os destinos foram Le Havre (França) e Roterdã. A ideia é observar o quanto o complexo holandês evoluiu.

Nestes nove anos, foram visitados complexos da América do Norte (Houston, Los Angeles, Long Beach, Miami e Seattle, nos Estados Unidos, e Vancouver, no Canadá), da América Central (o Canal do Panamá e Colón, no mesmo país), da Europa (Southampton, na Inglaterra, Barcelona, na Espanha, Gênova, na Itália, Hamburgo, na Alemanha, Copenhague, na Dinamarca), da Ásia (Xangai, Shenzhen, Ningbo e Hong Kong, na China) e do Oriente Médio (Jebel Ali, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos)

# Participantes

A comitiva do Santos Export é composta por alguns dos principais executivos dos terminais portuários e das companhias prestadoras de serviço na Baixada Santista.

Há dirigentes de instalações de contêineres e passageiros, da Praticagem de São Paulo.

Também participam representantes de associações empresariais, como a Centronave (Centro Nacional de Navegação, que reúne os armadores em atuação no Brasil), a Associação das Empresas do Distrito Industrial e Portuário da Alemoa (AMA), a Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados (Abtra), a Associação Brasileira de Terminais Retroportuários e das Empresas Transportadoras de Contêineres (ABTTC) e a Associação Comercial de Santos.

Entre as autoridades, estão o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Mário Povia, o presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), Angelino Caputo e Oliveira, o secretário municipal de Assuntos Marítimos e Portuários de Santos, José Eduardo Lopes, o secretário municipal de Indústria e Comércio de Cubatão, Carlos Alberto Benincasa, e o diretor de Desenvolvimento Portuário de Guarujá, José Ribamar Brandão.

Ainda integram o grupo diretores do Sistema A Tribuna de Comunicação e da Una Marketing de Eventos.

Confira a reprodução da capa de A Tribuna com chamada para a matéria

Confira a reprodução da matéria

 

Compartilhe

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.